Reino Unido

O Reino Unido é um Estado-nação composto pela Inglaterra, o País de Gales, a Escócia e a Irlanda do Norte.

Mapa com as cores da bandeira do Reino Unido que simboliza a união dos países que formam esse Estado
Mapa com as cores da bandeira do Reino Unido que simboliza a união dos países que formam esse Estado

O Reino Unido é um Estado com uma extensão territorial de 242.495 km² e composto pela Ilha da Grã-Bretanha, onde estão localizados a Inglaterra, o País de Gale e a Escócia, e a parte nordeste da Ilha Irlanda, onde se encontra a Irlanda do Norte. O Reino Unido é um caso especial no cenário mundial, pois é formado por quatro países que foram incorporados à Inglaterra com o passar do tempo e que, apesar de estarem unificados em torno da mesma organização política, possuem Assembleias Nacionais com autonomia para resolver as questões específicas de cada país.

Por ser composto por duas ilhas localizadas em uma latitude média, o clima característico do Reino Unido é o temperado oceânico, com chuvas bem distribuídas durante o ano todo e temperaturas amenas que variam entre -12°C, no inverno, e 32° C, no verão. O relevo da região é composto por planícies, montanhas de baixa altitude e escassos planaltos. Como é um Estado relativamente pequeno, possui pouca quantidade de minerais, com exceção do carvão, produto que foi muito explorado durante a Revolução Industrial.

Organização política do Reino Unido

O Reino Unido é uma Monarquia Constitucional Parlamentar, ou seja, os países que fazem parte desse Estado estão reunidos em torno da:

  • Coroa Inglesa: constituída por um Monarca principal (Rei ou Rainha), que possui um cargo vitalício e hereditário. Atualmente, esse cargo é ocupado pela Rainha Elizabeth II, que está à frente do Estado desde 1953. Com o passar do tempo, o poder da Coroa Inglesa foi enfraquecido. Nos dias de hoje, as suas principais funções são: representação política, aconselhamento real dos ministros e primeiros-ministros, indicação do primeiro-ministro, desde que aprovado pelo Parlamento, dissolução do Parlamento em caso de crise no país, entre outras.

  • Gabinete do Governo: Composto por um primeiro-ministro e uma equipe de parlamentares que exercem o poder executivo central, isto é, estão no centro de todas as decisões políticas do Estado.

  • Parlamento: é composto por duas Câmaras: a Câmara do Lordes e a Câmara dos Comuns. A Câmara do Lordes, que é constituída por nobres com cargos vitalícios e hereditários, tem a função de revisar e sugerir emendas na legislação e debater as decisões do Executivo. A Câmara dos Comuns, que é formada por membros eleitos pela população do Reino Unido, possui uma maior autonomia e poder que a Câmara dos Lordes, visto que é responsável pela elaboração das leis.

  • Governo Nacional: Cada país que compõe o Reino Unido possui uma organização política individual, muito semelhante à forma com que está organizado o governo central (a existência de um primeiro-ministro, gabinete e uma câmara nacional). Essa estrutura política tem como função deliberar sobre as questões específicas de cada país.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Aspectos econômicos do Reino Unido

O Reino Unido é considerado um país de Primeiro Mundo ou desenvolvido e apresenta um grande desenvolvimento econômico e um elevado padrão de vida para a maior parte de sua população. Foi a principal potência econômica da Europa entre os séculos XVII e XIX, o que ocorreu por meio da exploração de várias colônias e da dominação do comércio internacional pela navegação marítima.

No século XVIII, o seu intenso comércio marítimo, a disponibilidade de matérias-primas e as constantes inovações tecnológicas proporcionaram o surgimento das primeiras indústrias na Inglaterra, o que ficou conhecido como Primeira Revolução Industrial e foi responsável pela maior diferenciação econômica entre todos os países do mundo. Para se ter uma ideia, até 1700, a renda per capita dos países africanos era de 425 dólares e a do Reino Unido era de 1100 dólares, uma diferença de pouco mais do que 500 dólares. Em 1870, após a Revolução Industrial, a renda per capita dos países africanos passou a ser de 500 dólares e a do Reino Unido, de 3200 dólares.

No século XX, a situação econômica do Reino Unido foi enfraquecida em virtude de sua participação na Primeira e Segunda Guerra mundial. Atualmente, o país é a quinta maior economia do mundo, com um PIB de 2,98 trilhões e um PIB per capita de 46.461 dólares em 2014. A sua zona de influência é maior na União Europeia, bloco econômico que reúne a maior parte dos países da Europa, e na Comunidade Britânica de nações (British Commonwealth), bloco composto pelas antigas colônias britânicas.

Dados gerais sobre o Reino Unido, de acordo com o IBGE:

Localização: Norte da Europa

Extensão Territorial: 243.610 km²

Capital: Londres

Idioma: Inglês

População (2015): 64. 715. 810 habitantes

População rural: 17,66 % do total

População urbana: 82,34 % do total

Densidade Demográfica: 267,5 hab/km²

Taxa de natalidade: 12 por mil

Taxa de mortalidade: 9 por mil

Moeda: Libra Esterlina

PIB (2014): 2.988.893 trilhões de dólares

PIB per capita (2014): 46.461 dólares

Gastos públicos com educação (2012): 5,6 % do PIB

Investimentos em pesquisa e desenvolvimento (2008 a 2010): 1,76 % do PIB

Gastos públicos com saúde (2010): 8,1 % do PIB

Entrada de turistas (2012): 29.282.000 turistas

Por: Thamires Olimpia Silva

Artigos relacionados

França

Confira os aspectos econômicos, sociais, naturais e os principais dados da França.

Pioneirismo inglês

Veja os principais motivos que levaram a Inglaterra a ser pioneira no processo de industrialização ocorrido no século XVIII, o pioneirismo industrial inglês.

Polônia

Conheça aspectos importantes sobre a Polônia. Saiba sobre suas características históricas e geográficas, assim como a cultura local.

Primórdios da Revolução Industrial

Saiba como iniciou a Revolução Industrial na Inglaterra no século XVIII, as transformações nos meios de produção e a rápida urbanização acentuada pela industrialização.

União Européia

União Européia: o que é União Européia, quem participa da União Européia, quais são os objetivos da União Européia.