Polônia

A Polônia é um país europeu que passou por muitas mudanças históricas ao longo do tempo, com destaque para as duas grandes guerras mundiais e para o domínio da União Soviética, situações que impactaram diretamente a vida dos poloneses. Na atualidade, a Polônia possui um governo democrático, fator que contribui para a estabilidade política local. O país apresenta uma infraestrutura moderna, que é desfrutada pelos quase 40 milhões de poloneses, assim como pelos turistas que visitam o país.

O turismo é considerado um dos pilares da economia polonesa, junto da produção de bens manufaturados e dos serviços de tecnologia, setores que ajudaram a Polônia a se transformar em uma das economias mais prósperas da Europa. A história e a geografia polonesa, marcada por belezas naturais, atraem turistas de todo o mundo para o país. Os costumes locais também motivam a visita, sendo caracterizados pela influência eslava e pela culinária diversa.

Leia também: Holanda – país europeu que possui 20% de seu relevo abaixo do nível do mar

Dados gerais da Polônia

  • Nome oficial: República da Polônia.

  • Gentílico: polonês ou polaco.

  • Extensão territorial: 312.685 quilômetros quadrados.

  • Localização: leste da Europa.

  • Capital: Varsóvia.

  • Clima: temperado continental.

  • Governo: república parlamentarista.

  • Divisão administrativa: 16 províncias.

  • Idioma: polonês.

  • Religiões:

- 96% (cristianismo);

- 4% (sem religião e/ou ateísmo).

  • População: 37.970.000 habitantes.

  • Densidade demográfica: 122 habitantes/quilômetro quadrado.

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,865 (muito alto).

  • Moeda: zloty.

  • Produto Interno Bruto: US$ 585,7 bilhões de dólares.

  • PIB per capita: US$ 15.420 dólares.

  • Gini: 32,2%.

  • Fuso horário: UTC +1.

  • Relações exteriores:

- Organização das Nações Unidas (ONU);

- União Europeia (UE);

- Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE);

- Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Geografia da Polônia

A Polônia está localizada na porção leste da Europa. Esse país faz fronteira com:

  • Alemanha;

  • República Tcheca;

  • Eslováquia;

  • Ucrânia;

  • Belarus;

  • Lituânia;

  • Rússia.

Banhado pelo Mar Báltico, o território polonês é caracterizado pelo predomínio de um relevo plano, com exceção do sul do país, marcado pelas altas montanhas. O clima polonês é temperado, com baixas temperaturas, chuva e a ocorrência de neve no inverno e a elevação da temperatura no verão. Os principais rios poloneses são o Vístula e o Oder.

Com relação à flora, a Polônia ainda possui uma relevante área florestada no seu território, com o predomínio de árvores como carvalhos e pinheiros. Já a fauna é composta por ursos, linces, alces e até mesmo bisões-europeus. Contudo, nos últimos anos, o elevado crescimento urbano e industrial tem contribuído para impactar negativamente o meio ambiente polonês.

História da Polônia

O início do povoamento do território polonês é muito antigo, e o principal marco da fundação da nação remete ao século X, com a chegada da família Piast no poder. Essa família criou uma espécie de dinastia local e manteve o território polonês unido. Por sua vez, ao longo do tempo, fundou-se uma parceria com a vizinha Lituânia por meio da consolidação da chamada Comunidade Polaco-Lituana. Esse acordo ficou marcado pelo grande progresso político, econômico e territorial local.

Porém, após o fim gradual desse período histórico, as potências vizinhas ao território polonês — Alemanha, Rússia e Áustria — dominaram a região até o final da Primeira Guerra Mundial. A Polônia se tornou um país independente em 1918 com o término desse conflito. Já na Segunda Guerra Mundial, a Alemanha rompeu um acordo com a União Soviética e ocupou todo o território polonês, que posteriormente foi libertado e ocupado pela mesma União Soviética, que instalou um regime comunista no país. Em 1989, com a queda do comunismo, a Polônia promoveu eleições diretas e vem apresentando um grande crescimento econômico e social.

Veja também: Invasão da Polônia e o início da Segunda Guerra

Mapa da Polônia

Demografia da Polônia

A Polônia possui a oitava maior população da Europa. Os poloneses desfrutam de um elevado padrão de vida e mais da metade da população do país é considerada urbana. A maior cidade é a capital, Varsóvia, com mais de 1,5 milhão de habitantes. Além dela, o país possui outras grandes cidades, como Cracóvia e Lodz.

Nos últimos anos, a população polonesa tem diminuído em razão da alta emigração populacional para outros países da União Europeia e, ainda, pela queda da taxa de fecundidade no país.

Economia da Polônia

A Polônia é um país desenvolvido de economia avançada, sendo um dos principais integrantes da União Europeia, maior e mais integrado bloco econômico do globo. A economia é baseada no setor secundário, e as manufaturas são o principal motor da economia polonesa. A Polônia produz diversos bens industrializados, que são vendidos no amplo mercado interno e, ainda, exportados para outros países.

Por sua vez, o setor primário é composto pela produção agropecuária de batata, trigo, beterraba e leite. Já o setor terciário é muito desenvolvido, com destaque para os serviços bancários e de telecomunicações. A Polônia é reconhecida internacionalmente pela mão de obra altamente qualificada, cenário que atrai muitos investimentos em pesquisa e desenvolvimento para o país. Nos últimos anos, outro grande destaque da economia polonesa é o turismo.

  • Turismo na Polônia

A enorme riqueza cultural da Polônia é responsável por incrementar o número de pessoas interessadas em conhecer o país. O turismo vem se tornando umas das principais atividades econômicas do país, que recebe uma média muito alta de turistas estrangeiros. O setor é incentivado por meio da excelente rede logística presente no território, com aeroportos de qualidade, além de uma grande rede de rodovias e ferrovias. O fato de a moeda polonesa ser mais desvalorizada que o euro e o grande número de falantes de inglês, em conjunto com a elevada segurança do país, também favorecem o turismo local.

Aspecto arquitetônico de prédios tradicionais poloneses.
Aspecto arquitetônico de prédios tradicionais poloneses.

Na Polônia, os visitantes se concentram nas duas grandes cidades do país, Varsóvia e Cracóvia, que possuem muitas construções e representações do passado polonês. O fato de o país ter passado por duas grandes guerras, além da sua turbulenta história, desperta o interesse dos turistas em conhecer seus prédios, castelos e museus.

Infraestrutura da Polônia

A importância logística da Polônia no contexto da União Europeia é muito grande em razão da localização geográfica do país, que está situado na porção central da Europa. Desse modo, a Polônia fez muitos investimentos em infraestrutura ao longo dos anos, para atrair investimentos e contribuir para o escoamento da produção no bloco europeu.

O país conta com uma moderna rede de rodovias e ferrovias, que foi consolidada por meio de reformas estruturais nos últimos anos e pelo investimento em tecnologia. Da mesma forma, a saúde e a educação no país foram remodeladas após a volta da democracia, sendo de acesso universal para a população.

Acesse também: Suíça país reconhecido por sua neutralidade política e elevado nível de vida de sua população

Governo da Polônia

A Polônia é uma democracia parlamentarista. O presidente é o chefe de Estado, e o primeiro-ministro é intitulado chefe do governo. A história da Polônia é marcada por inúmeros conflitos políticos e territoriais, mas, nos últimos anos, a partir do processo de democratização, o país vive uma estabilidade política. Desse modo, foram restituídas as instituições democráticas, e o presidente e os membros do Parlamento são escolhidos por meio do voto direto da população.

Bandeira da Polônia.

Cultura da Polônia

A cultura eslava é a principal vertente de influência nos modos e costumes dos poloneses. Além disso, o processo histórico vivenciado pelo país ao longo do tempo fomentou o enriquecimento cultural e a participação de outras culturas europeias na construção da identidade polonesa. A língua polonesa, que é um grande patrimônio do país, foi muito desvalorizada no período soviético, mas voltou a ser amplamente praticada pela população. Na atualidade, a segunda língua adotada pelos poloneses é o alemão ou o inglês, ambas em substituição ao russo.

Por sua vez, os esportes mais praticados são o futebol e o vôlei, e a Polônia possui destaque em nível regional nas competições dessas práticas esportivas. Os poloneses aproveitam os meses de verão para praticarem atividades ao ar livre e desfrutar das riquezas naturais do país. Já a culinária é marcada por alimentos típicos produzidos pela nação, com destaque para carnes e cereais, além dos derivados do leite.    

Por: Mateus Campos

Artigos relacionados

Itália

Características de uma das maiores potências econômicas do mundo.

Alemanha

Clique aqui e conheça fatos da história da Alemanha, país de destaque mundial!

Noruega

Você sabia que a Noruega possui o maior IDH do planeta? Clique e confira!

Bósnia-Herzegóvina

Conheça um pouco das características da Bósnia-Herzegóvina, país que declarou sua independência em 1992.

Albânia

Conheça a Albânia, um dos países menos visitados da Europa, mas que possui muitas riquezas naturais e culturais. Saiba mais sobre as características desse país.

Reino Unido

Clique e conheça as principais características do Reino Unido, um Estado composto por quatro países independentes.

Croácia

Aspectos naturais e humanos da Croácia, com informações sobre o clima, o relevo, a economia, a população e inúmeros dados.

Bélgica

Conheça a Bélgica, um país localizado na Europa Ocidental que esteve entre os pioneiros na fundação da União Europeia e da OTAN.

Suíça

As principais características políticas, econômicas, sociais e físicas da Suíça.

França

Confira os aspectos econômicos, sociais, naturais e os principais dados da França.