Comunismo

O comunismo é uma forma de governo que busca amenizar as diferenças entre as classes.

As inovações trazidas pela Revolução Industrial conduziram um conjunto de profundas transformações no mundo, a partir do século XVIII. Ao mesmo tempo em que proporcionou um notório desenvolvimento material, a Revolução Industrial e a Sociedade Capitalista ocasionou grandes mudanças sociais. Entre eles podemos destacar o surgimento de duas novas classes sociais: o operariado e a burguesia industrial.

Além de serem duas personagens correntes na ascensão do mundo capitalista, ambos também representaram o estabelecimento de duas classes com diferentes interesses e claros antagonismos. A distinção percebida entre a prosperidade material, o luxo e o conforto dessa nova burguesia e as duras condições de trabalho dos operários passaram a ocupar a atenção de vários pensadores.

Alguns desses intelectuais sugeriram respostas que deram origem ao chamado socialismo. O socialismo é um conjunto de teorias que busca formas de resolver as diferenças sociais estabelecidas pelo mundo capitalista. Entre eles, damos especial destaque aos estudos promovidos por Karl Marx e Friedrich Engles, que juntos promoveram uma nova teoria.

Segundo eles, o materialismo histórico era um pressuposto pelo qual podemos primeiramente entender as feições de uma determinada sociedade. De acordo com tal pressuposto, as condições sócio-econômicas de uma sociedade são determinantes de todos seus aspectos culturais, ideologias, práticas políticas e instituições. No caso das sociedades capitalistas, Marx e Engels tentaram mostrar como seus governos, idéias e costumes são impregnados de formas de pensamento que buscam legitimar a ordem capitalista.

Além disso, o pensamento marxista só admitia profundas transformações em uma sociedade quando o antagonismo entre as suas classes sociais provocasse a luta entre as mesmas. Dessa forma, a luta entre o proletariado e a burguesia seria um evento histórico indispensável para que as configurações da sociedade capitalista se modificassem. Seguindo tal idéia, o marxismo coloca que no momento em que os trabalhadores tomam ciência de todas as mazelas que o capitalismo provoca, a classe operária fica apta a lutar contra os interesses da burguesia que oprime e explora a força de trabalho do operariado.

Depois de vencer o conflito contra a burguesia, os trabalhadores seriam responsáveis por estabelecer uma espécie de governo transitório. Esse governo, controlado pela ditadura do proletariado, tomariam um amplo conjunto de medidas de caráter socialista. Com o desenvolvimento de tais medidas preocupadas em amenizar as diferenças de classe, a sociedade estaria apta a viver sob o regime do comunismo.

O comunismo consistiria em uma nova ordem sócio-econômica onde a necessidade de um governo se tornaria inexistente. Tudo isso porque, segundo o marxismo, em uma sociedade onde as diferenças de classe e a propriedade privada fossem extintas os mecanismos de controle de um governo se tornariam obsoletos. Dessa forma, teríamos formulada a última etapa elaborada pelo pensamento marxista.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Comunismo, o alcance da sociedade ideal do pensamento marxista.

Comunismo, o alcance da sociedade ideal do pensamento marxista.

Por: Rainer Sousa

Artigos relacionados

AI-1, o primeiro Ato Institucional

Conheça o AI-1, o primeiro de 17 Atos Institucionais editados pelos militares.

AI-2 e o fortalecimento da linha dura

Extinção dos partidos políticos e submissão do Judiciário ao Executivo foram algumas das medidas do AI-2. Clique aqui e saiba mais!

AI-3 — Ato Institucional nº 3

Com o AI-3, a eleição indireta era estendida a governadores e prefeitos de capitais. Clique e saiba mais!

AI-4

Conheça o objetivo do AI-4, quarto Ato Institucional publicado pelos ditadores do regime de 1964.

Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT)

Entenda o contexto de fundação da Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT) e que importância teve essa organização na segunda metade do século XIX.

Benito Mussolini

Conheça os principais fatos da vida de Benito Mussolini e compreenda melhor o que foi a ideologia política por ele encabeçada: o fascismo.

Che Guevara

Acesse o link e conheça mais sobre a trajetória do líder revolucionário Che Guevara. Veja sobre a sua atuação na Revolução Cubana e contra o capitalismo internacional.

Direita e Esquerda

Saiba a origem dos termos Direita e Esquerda e entenda melhor os motivos pelos quais eles estão inseridos nas discussões políticas contemporâneas.

Fim do comunismo soviético

Entenda como ocorreu o fim do comunismo soviético nos anos finais da década de 1980 e entenda a importância desse acontecimento para a história recente.

Governo Castello Branco e o início da ditadura

Conheça as ações de Castello Branco à frente do primeiro governo da ditadura militar.

Guerra Civil Russa

Saiba o que foi a Guerra Civil Russa, que ocorreu logo após a Revolução de Outubro e a chegada dos bolcheviques no poder.

Inquéritos Policiais Militares (IPMs)

Com os Inquéritos Policiais Militares (IPMs), a linha-dura dos militares pôde perseguir e punir os opositores da ditadura civil-militar brasileira.

Josef Stalin

Saiba quem foi e o que fez Josef Stalin, líder da URSS que construiu um vasto império à custa da vida de milhões de pessoas.

Karl Marx

Conheça um pouco sobre Karl Marx, um dos fundadores da Sociologia clássica, criador do socialismo científico e grande pensador crítico do capitalismo.

Materialismo histórico

Você conhece o conceito de materialismo histórico? Acesse nosso texto e tire todas as dúvidas sobre o tema!

Milagre econômico brasileiro

Saiba o que foi o milagre econômico brasileiro e a utilização dele pela ditadura civil-militar.

O grande terror stalinista

Saiba o que foi o grande terror stalinista, época em que o líder Josef Stalin promoveu uma série de retaliações contra a população.

Rubem Alves

A alegria de ensinar e de aprender: Conheça um pouco mais sobre a vida e a obra de Rubem Alves.