Comunismo

O comunismo é uma ideologia política e socioeconômica que propõe a superação da ordem capitalista e o estabelecimento de uma sociedade baseada na igualdade.

Estátuas de Karl Marx e Friedrich Engels, formuladores teóricos do comunismo.
Os alemães Karl Marx e Friedrich Engels formularam teoricamente o comunismo. [1]

O comunismo é uma ideologia que surgiu no século XIX com o trabalho teórico desenvolvido por dois alemães chamados Karl Marx e Friedrich Engels. Essa ideologia propõe a superação do capitalismo e o desenvolvimento de uma nova sociedade, autogestionada pelos trabalhadores e baseada no ideal de igualdade.

Essa nova sociedade seria estabelecida a partir de uma revolução de trabalhadores, que implantariam o socialismo, momento intermediário no qual as desigualdades e contradições do capitalismo seriam mitigadas. A implantação do comunismo determinaria a existência de uma sociedade transformada que não teria Estado nem classes sociais.

Saiba mais: Socialismo utópico — contraponto ao socialismo científico de Karl Marx

Resumo sobre comunismo

  • O comunismo foi organizado teoricamente pelos alemães Karl Marx e Friedrich Engels.

  • É uma ideologia que propõe a derrubada do capitalismo e a construção de uma nova sociedade baseada na igualdade.

  • A nova sociedade seria autogestionada pelos trabalhadores e não teria classes sociais, nem Estado, nem propriedade privada.

  • O comunismo é parte do socialismo científico, tendo surgido no contexto da Revolução Industrial.

  • Não existiram nações comunistas na história.

Videoaula: O que é comunismo?

Você sabe o que é o comunismo?

O comunismo é uma ideologia política e socioeconômica que surgiu no século XIX e que defendia a necessidade de superação do capitalismo. Dentro da proposta apresentada pelo comunismo, a derrubada do capitalismo seria acompanhada por uma nova sociedade que seria construída sem as contradições e as explorações presentes neste.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No modelo comunista, a sociedade seria construída com base na ideia de igualdade. Assim, todos os habitantes teriam acesso ao trabalho, e a riqueza produzida seria distribuída de maneira justa e igualitária de forma a atender as necessidades de todos os indivíduos. Essa proposta de construção de uma nova sociedade é parte do que nós conhecemos como socialismo científico.

O socialismo científico foi formulado por dois pensadores alemães, Karl Marx e Friedrich Engels, que analisaram o funcionamento do capitalismo e suas formas de opressão e a maneira como esse sistema socioeconômico seria superado. Eles estabeleceram um caminho pelo qual o capitalismo seria derrubado.

Para eles, a história da humanidade é marcada pela luta de classes, um conceito usado para explicar a dominação de uma classe sobre um grupo de explorados. No contexto do socialismo científico, a classe dominante seria a burguesia, que explora e oprime a classe dos trabalhadores, chamada de proletariado.

A derrubada do capitalismo passaria pela conscientização do proletariado de sua condição de explorados. Quando isso ocorresse, o proletariado se rebelaria, conduzindo uma revolução que levaria os trabalhadores ao controle do Estado e dos meios de produção. A partir daí, os trabalhadores implantariam o socialismo.

No socialismo, as desigualdades sociais seriam combatidas e os trabalhadores conquistariam cada vez mais consciência de sua condição. Quando as contradições do capitalismo estivessem superadas na sociedade e na mentalidade dos indivíduos, o socialismo seria substituído pelo comunismo, o estágio final de transformação da sociedade.

No comunismo, a comunidade de trabalhadores se autogestionaria, distribuindo trabalho a todos e dividindo as riquezas de maneira a atender as necessidades de toda a população. A transformação da sociedade seria tamanha que não seria mais necessária a existência do Estado, das classes sociais e das propriedades privadas.

O socialismo e o comunismo são a mesma coisa?

Conforme já vimos no tópico acima, socialismo e comunismo não são a mesma coisa. Ambos os conceitos correspondem a etapas distintas da transformação da sociedade, conforme defendido por Marx e Engels no socialismo científico.

No socialismo científico, o socialismo é a etapa intermediária antes da instalação do comunismo. O socialismo seria implantado após a revolução do proletariado, momento no qual as contradições do capitalismo seriam combatidas. O Estado assumiria o seu papel para reduzir as desigualdades, trazendo melhorias às vidas dos trabalhadores.

Apenas no momento em que houvesse uma real transformação social e uma mudança da mentalidade dos trabalhadores é que o comunismo seria implantado. A implantação desse sistema pressupõe, portanto, uma mudança radical na sociedade e na mentalidade dos trabalhadores, o que faria com que todos os vestígios do capitalismo fossem extirpados.

Veja também: Leon Trotsky — importante revolucionário russo de ideais marxistas

Quando surgiu o comunismo?

Karl Marx e Friedrich Engels viviam na Europa que sofria os impactos das duas revoluções industriais. Esses eventos foram responsáveis pelo surgimento da indústria e por grandes saltos de desenvolvimento científico e tecnológico. O surgimento da indústria também consolidou o capitalismo enquanto modelo socioeconômico.

O surgimento da indústria trouxe grandes mudanças no processo de produção de mercadorias, mas também intensificou o processo de exploração dos trabalhadores na Europa. Nesse período, eram comuns relatos de trabalhadores com jornadas diárias exaustivas, salários baixos e condições de trabalho inadequadas. Além disso, havia intensa exploração da mão de obra infantil.

Essa situação transformou essa classe de trabalhadores, o proletariado, em uma classe hiperexplorada que possuía salários de fome e condições de vida de pouca dignidade. O socialismo e, consequentemente, o comunismo surgiram como alternativas ideológicas para superar esse cenário de exploração e opressão dos trabalhadores e como tentativa de construir uma sociedade com base na igualdade.

Comunismo na história

Ao longo do século, uma grande confusão com os termos comunismo e socialismo se desenvolveu, com muitos imaginando que se tratavam da mesma coisa, mas já vimos que não são. Ao longo da história, em especial a do século XX, não existiram nações comunistas, porque o comunismo estabelece uma transformação radical da sociedade, coisa que não aconteceu ainda.

Ao longo do século XX existiram, sim, nações socialistas, sendo que a primeira delas foi a Rússia, em 1917. A Rússia se converteu em União Soviética em 1922, se estabelecendo como a grande potência socialista nesse século. A União Soviética liderou um bloco de nações socialistas durante o período conhecido como Guerra Fria.

Outras nações se converteram em nações socialistas ao longo do século XX, e algumas ainda mantém esse status no século XXI, mas nenhuma delas passou pelas transformações necessárias para a implantação do comunismo conforme propuseram Marx e Engels. Assim, não existiram nações comunistas no mundo.

O termo “comunismo” passou a ser muito associado a tudo que era ligado à União Soviética e ao governo de Moscou por iniciativa própria dos governos soviéticos, mas podemos considerar isso um uso inadequado do termo.

Créditos da imagem:

[1] anokato e Shutterstock

Por: Daniel Neves Silva

Artigos relacionados

AI-1, o primeiro Ato Institucional

Conheça o AI-1, o primeiro de 17 Atos Institucionais editados pelos militares.

AI-2 e o fortalecimento da linha dura

Extinção dos partidos políticos e submissão do Judiciário ao Executivo foram algumas das medidas do AI-2. Clique aqui e saiba mais!

AI-3 — Ato Institucional nº 3

Com o AI-3, a eleição indireta era estendida a governadores e prefeitos de capitais. Clique e saiba mais!

AI-4

Conheça o objetivo do AI-4, quarto Ato Institucional publicado pelos ditadores do regime de 1964.

Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT)

Entenda o contexto de fundação da Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT) e que importância teve essa organização na segunda metade do século XIX.

Benito Mussolini

Conheça os principais fatos da vida de Benito Mussolini e compreenda melhor o que foi a ideologia política por ele encabeçada: o fascismo.

Che Guevara

Acesse o link e conheça mais sobre a trajetória do líder revolucionário Che Guevara. Veja sobre a sua atuação na Revolução Cubana e contra o capitalismo internacional.

Comuna de Paris

Clique para entender o que foi a Comuna de Paris, o primeiro governo proletário da história. Entenda seu contexto, causas e consequências!

Direita e Esquerda

Saiba a origem dos termos Direita e Esquerda e entenda melhor os motivos pelos quais eles estão inseridos nas discussões políticas contemporâneas.

Fim do comunismo soviético

Entenda como ocorreu o fim do comunismo soviético nos anos finais da década de 1980 e entenda a importância desse acontecimento para a história recente.

Governo Castello Branco e o início da ditadura

Conheça as ações de Castello Branco à frente do primeiro governo da ditadura militar.

Guerra Civil Russa

Saiba o que foi a Guerra Civil Russa, que ocorreu logo após a Revolução de Outubro e a chegada dos bolcheviques no poder.

Inquéritos Policiais Militares (IPMs)

Com os Inquéritos Policiais Militares (IPMs), a linha-dura dos militares pôde perseguir e punir os opositores da ditadura civil-militar brasileira.

Josef Stalin

Saiba quem foi e o que fez Josef Stalin, líder da URSS que construiu um vasto império à custa da vida de milhões de pessoas.

Karl Marx

Conheça um pouco sobre Karl Marx, um dos fundadores da Sociologia clássica, criador do socialismo científico e grande pensador crítico do capitalismo.

Leon Trotsky

Acesse para conhecer detalhes da vida de Leon Trotsky. Conheça a sua trajetória política, seu papel na revolução e detalhes de sua vida pessoal.

Materialismo histórico

Você conhece o conceito de materialismo histórico? Acesse nosso texto e tire todas as dúvidas sobre o tema!

Milagre econômico brasileiro

Saiba o que foi o milagre econômico brasileiro e a utilização dele pela ditadura civil-militar.

O grande terror stalinista

Saiba o que foi o grande terror stalinista, época em que o líder Josef Stalin promoveu uma série de retaliações contra a população.

Revolução de Outubro de 1917, a Revolução Bolchevique

A Revolução de Outubro de 1917 representou a ascensão dos bolcheviques ao poder na Rússia.

Rubem Alves

A alegria de ensinar e de aprender: Conheça um pouco mais sobre a vida e a obra de Rubem Alves.

Socialismo Real e Socialismo Ideal

Socialismo Real e Socialismo Ideal, as características do socialismo real, os aspectos do socialismo ideal, a diferença entre socialismo real e ideal.

Socialismo Utópico

O Socialismo Utópico desenvolveu-se e contou com diversos pensadores.

URSS x China Socialista

A cisão recorrente dos diferentes interesses entre essas nações socialistas.

União Soviética

Clique e saiba o que foi a União Soviética. Entenda como surgiu, que países fizeram parte, quem foram seus líderes e veja a crise que levou a URSS ao fim.