Vladimir Lenin

Vladimir Lenin foi um revolucionário russo, reconhecido como o líder dos bolcheviques durante a Revolução de Outubro, na Revolução Russa de 1917.

Lenin discursando, com multidão ao seu redor.
Vladimir Lenin foi o líder revolucionário que conduziu os bolcheviques ao poder na Revolução Russa.

Vladimir Lenin foi um revolucionário russo que ficou conhecido como o líder dos bolcheviques durante a Revolução de Outubro de 1917. Era um ativista do socialismo e lutou durante anos pela derrubada do czarismo e pela implantação do socialismo na Rússia. Ele era membro do Partido Operário Social-Democrata Russo, fundado em 1898.

Lenin passou mais de 15 anos no exílio, sendo perseguido pela sua militância socialista em diversos locais da Europa. Ele retornou à Rússia logo após a Revolução de Fevereiro, conduzindo os bolcheviques até o poder. Os bolcheviques tomaram o poder por meio de um levante armado, e Lenin foi estabelecido governante na Rússia.

Leia mais: Comunismo — propõe uma nova sociedade, autogestionada pelos trabalhadores e baseada no ideal de igualdade

Tópicos deste artigo

Resumo sobre Vladimir Lenin

  • Vladimir Lenin foi um revolucionário russo que defendeu a implantação do socialismo em seu país.

  • Nasceu em uma família de boa condição econômica, tendo acesso a uma boa educação.

  • Aderiu ao socialismo durante a sua juventude, tornando-se membro do Partido Operário Social-Democrata Russo.

  • Exilou-se para fugir da repressão czarista, atuando na militância por toda a sua vida.

  • Liderou os bolcheviques na tomada de poder na Rússia, durante a Revolução de 1917.

  • Governou a Rússia entre os anos de 1917 e 1921.

Biografia de Vladimir Lenin

Vladimir Ilyich Ulyanov, mais popularmente conhecido como Vladimir Lenin, nasceu na cidade de Simbirsk, no sul da Rússia, em 22 de abril de 1870. Essa cidade atualmente se chama Ulyanovsk, em homenagem ao revolucionário. Ele nasceu em uma família que descendia de servos russos, mas que havia ascendido socialmente.

Seu pai era Ilya Ulyanov, que trabalhava como diretor de escolas públicas. Já sua mãe foi Maria Ulyanova, que era professora infantil e deu à luz oito filhos, dos quais Lenin foi o terceiro. Os pais de Lenin eram monarquistas e pessoas de posições políticas conservadoras. O patriarca da família era um ortodoxo fervoroso, enquanto a mãe era luterana, mas não muito dedicada à religião.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A boa estabilidade financeira da família de Lenin permitiu que ele tivesse uma infância com acesso a bom recursos, incluindo uma boa educação. Na escola, Lenin foi marcado por ser um bom aluno, alcançando boas notas. A tranquilidade familiar foi profundamente abalada com dois acontecimentos:

  • a morte de Ilya Ulyanov, pai de Lenin, em 12 de janeiro de 1886;

  • a execução de Aleksandr Ulyanov, irmão de Lenin, em 4 de maio de 1887, por envolvimento na tentativa de assassinato do czar Alexandre III.

Trajetória de Lenin como revolucionário

Em 1887, Lenin ingressou na Universidade de Kazan, onde ele teve contato com a ideologia socialista. Acabou expulso da universidade por envolver-se em um protesto, mas, futuramente, entrou para a Universidade de São Petersburgo, onde se graduou em Direito. Nesse período, Lenin passou a consumir muitos textos de ideologia socialista, incluindo os de Karl Marx.

O aprofundamento de Lenin na teoria marxista fez com que aderisse à vida revolucionária, atuando em uma célula marxista que se autodenominava “social-democrata”. Entre 1893 e 1896, ele dividiu o seu tempo entre a militância política e o seu trabalho como advogado. Em 1896, foi preso junto de outras dezenas de ativistas que atuavam em um jornal revolucionário de São Petersburgo.

Ele ficou preso por um ano, sendo levado a julgamento em 1897 e sentenciado a três anos de exílio na Sibéria. Lá ele foi abrigado em uma cabana de camponeses, sendo constantemente monitorado pela polícia russa. Durante o seu exílio, Lenin ampliou o seu conhecimento teórico sobre o marxismo, manteve contato seus companheiros revolucionários e casou-se com Nadezhda Krupskaya.

Em 1898, Lenin aderiu ao Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR), passando a trabalhar em um jornal revolucionário depois que retornou da Sibéria. A repressão do governo russo tornou-se cada vez mais rígida, e Lenin decidiu fugir da Rússia em meados de 1900.

  • Exílio de Lenin

Fora da Rússia, Lenin atuou em uma série de ações revolucionárias cujos objetivos eram construir o socialismo na Rússia e derrubar o czarismo. A perseguição contra seu ativismo fê-lo mudar-se de cidade várias vezes, instalando-se em Londres a partir de 1902.

Lá ele protagonizou uma grande divisão no interior do POSDR. Lenin, que já era uma figura importante nas fileiras do partido, travou uma disputa com Julius Martov. Ambos tinham posições diferentes, com Lenin defendendo o poder centralizado no partido e a via revolucionária como proposta para tomada de poder na Rússia.

A divisão do POSDR fez surgir duas linhas no interior do partido: os bolcheviques (maioria), dos quais Lenin fazia parte, e os mencheviques (minoria). A divisão do partido permaneceu pelos anos seguintes, inclusive durante a revolução.

  • Revolução de 1905

A insatisfação da população russa com o czarismo e o reinado de Nicolau II ganhou enorme proporção em 1905. Naquele ano, o país sofria os impactos da derrota na Guerra Russo-Japonesa, e via grandes protestos acontecerem em cidades como São Petersburgo. Esse ano também foi marcado pelo Domingo Sangrento, quando o czar autorizou que seus soldados abrissem fogo contra a população que protestava pacificamente nas ruas de São Petersburgo.

Uma grande revolta se espalhou pela Rússia, recebendo o nome de Revolução de 1905. Os bolcheviques tentaram aproveitar-se do momento, mas o movimento perdeu forças quando o czar fez algumas concessões. Lenin estava no exílio na ocasião, não tendo participação direta no movimento, mas contribuiu ideologicamente para com os envolvidos na revolta. Ele defendia que os trabalhadores se armassem para lutar contra o czarismo.

Leia mais: Socialismo científico — defende a tomada de consciência de classe pelo proletariado, a classe dos trabalhadores explorados pela burguesia

Lenin na Revolução Russa

Lenin foi uma figura fundamental na Revolução Russa, evento que resultou na derrubada do czarismo e na transformação da Rússia em uma nação socialista. Ele teve participação fundamental na Revolução de Outubro, liderando os bolcheviques ao poder.

  • Lenin na Revolução de Fevereiro

Quando a Revolução de Fevereiro de 1917 aconteceu, Lenin não estava na Rússia, mas sim na Suíça. Ele não teve envolvimento nenhum com esse movimento, iniciado espontaneamente com a insatisfação da população com a guerra, com a pobreza e com o autoritarismo de Nicolau II. Uma série de protestos passaram a acontecer, e um deles resultou na invasão do palácio do czar.

Nicolau II abdicou do trono, e o Parlamento russo formou um governo provisório. O novo governo permitiu que os exilados políticos retornassem ao país, com isso, Lenin retornou à Rússia em abril de 1917. A partir daí, conduziu a tomada de poder bolchevique.

  • Lenin na Revolução de Outubro

Na Revolução de Outubro, Lenin cumpriu um papel fundamental, liderando os bolcheviques, organizando a tomada de poder, e mobilizando e envolvendo as massas diariamente com sua capacidade de retórica. Ele sempre foi centralizador, mas, durante o período que antecedeu a Revolução de Outubro, ele permitiu maior liberdade aos trabalhadores e membros do partido e dos sovietes.

O que Lenin defendia:

  • a saída da guerra;

  • a união entre bolcheviques e mencheviques;

  • a revolta popular contra o governo provisório pós-Nicolau II;

  • a instalação de um novo governo provisório;

  • o fortalecimento dos sovietes;

  • a paz, o pão e a terra para o povo russo.

A Revolução de Outubro se deu quando os bolcheviques organizaram um levante armado, tomando o controle dos principais prédios governamentais da capital, Petrogrado. O líder do governo, Aleksandr Kerensky, fugiu, e Lenin assumiu o poder da Rússia. Esse evento aconteceu em 24 de outubro de 1917, no calendário juliano (7 de novembro, no calendário gregoriano).

Governo de Vladimir Lenin

Mausoléu de Lenin, na Praça Vermelha.
Mausoléu de Lenin, na Praça Vermelha, importante ponto histórico e turístico de Moscou tombado pela Unesco como Patrimônio Mundial.

Oficialmente, Lenin governou a Rússia de 1917 até o ano de sua morte, 1924. No entanto, de 1922 em diante, ele já não tinha condições de saúde para governar. De imediato, logo após assumir o comando, o líder dos bolcheviques tomou medidas para centralizar o poder, enfraquecendo os sovietes e consolidando sua posição como autoridade máxima da Rússia.

Entre as medidas mais importantes tomadas por Lenin durante o seu governo, estavam:

  • promoção da reforma agrária;

  • combate ao analfabetismo;

  • perseguição a seus opositores políticos;

  • retirada da Rússia da Primeira Guerra Mundial;

  • liderança da resistência russa durante a Guerra Civil Russa (1918-21);

  • estabelecimento de um programa de recuperação econômica chamado Nova Política Econômica;

  • fundação a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

Videoaula sobre o Governo Lenin

Ideologia de Vladimir Lenin

A ideologia revolucionária de Lenin recebeu o nome de leninismo, sendo considerada como a proposta para se adaptar o socialismo à realidade russa e ao mundo do século XX. Entre as propostas de Lenin, estavam:

  • Centralismo democrático: que o partido centralizasse as ações revolucionárias.

  • Internacionalismo: defesa de que a revolução socialista fosse levada para outros países do planeta.

  • Revolução: defesa da importância da revolução na construção da ditadura do proletariado.

Obras de Vladimir Lenin

Entre importantes obras escritas por Vladimir Lenin, estão:

  • O desenvolvimento do capitalismo na Rússia (1899)

  • O que fazer? (1901)

  • O Estado e a revolução (1917)

  • Teses de abril (1917)

  • Democracia e luta de classes (1917)

Morte de Lenin

Lenin, em 1923, em cadeira de rodas após seu terceiro derrame.
Após a morte de Lenin, deu-se uma disputa entre Trotski e Stalin pelo poder da Rússia.

A saúde de Lenin começou a declinar em 1922, em decorrência de derrames cerebrais. Em um prazo de 10 meses, o líder soviético teve três derrames (maio de 1922, dezembro de 1922 e março de 1923). Ele jamais se recuperou das intercorrências, cujas complicações levaram à sua morte em 21 de janeiro de 1924.

Fontes

FREEZE, Gregory L. (org.). História da Rússia. Lisboa: Edições 70, 2017.

HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos: o breve século XX, 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

SEBESTYEN, Victor. Lênin: um retrato íntimo. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2018.

Por: Daniel Neves Silva

Artigos relacionados

Adolf Hitler

Acesse o link e veja detalhes da vida de Adolf Hitler. Saiba como foi a sua juventude e veja como ele se transformou no líder do nazismo.

Comunismo

Acesse este texto para saber mais detalhes sobre o comunismo. Entenda o que é, o que propõe, como surgiu e se já existiram nações comunistas na história.

Josef Stalin

Clique no link e saiba mais sobre a trajetória de Josef Stalin. Conheça suas origens, sua trajetória revolucionária, seu governo e como foi sua morte.

Nazismo

Saiba como se estruturou o nazismo no contexto da República de Weimar, na Alemanha, após a Primeira Guerra Mundial.

O Controle Operário na Rússia em 1917

Saiba mais sobre o Controle Operário na Rússia, clicando aqui!

Os bolcheviques e o Comunismo de Guerra

Conheça a política do comunismo de guerra adotada pelos bolcheviques durante a Revolução Russa.

Revolução Russa

Acesse o site e conheça mais sobre a Revolução Russa. Acompanhe os eventos que levaram os bolcheviques ao poder. Entenda as consequências dessa revolução.

Revolução de Outubro

Saiba o que foi a Revolução de Outubro e quem a liderou. Veja um resumo de seus principais acontecimentos, causas e consequências.

Revolução de fevereiro de 1917

Saiba como ocorreu a Revolução de fevereiro de 1917, em que o partido Menchevique destituiu do poder o Czar Nicolau II.

Segunda Guerra Mundial

Clique aqui e saiba o que foi a Segunda Guerra Mundial. Conheça suas causas e suas consequências e descubra quais foram seus principais eventos.

Socialismo

Clique e acesse o texto para conhecer detalhes sobre o socialismo. Entenda o que é e quando surgiu. Conheça duas vertentes e o que foi o socialismo real.

União Soviética

Clique e saiba o que foi a União Soviética. Entenda como surgiu, que países fizeram parte, quem foram seus líderes e veja a crise que levou a URSS ao fim.