Nazismo

O nazismo foi um movimento político-ideológico que se desenvolveu na Alemanha na primeira metade do século XX e teve como líder Adolf Hitler.

O termo Nazismo provém da abreviação da palavra alemã Nationalsozialismus (Nacional Socialismo). Essa abreviação é NAZI. O nazismo, portanto, foi, a um só tempo, um movimento ideológico/político e um partido político. O nome oficial do partido nazista era Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães. Sua atuação começou nos anos 1920, na Alemanha, e só terminou em 1945, com o fim da Segunda Guerra Mundial. Seu principal mentor e líder foi Adolf Hitler.

O nazismo apareceu como um movimento coletivista de inclinação socialista (porém sem conexão com o comunismo ou com o espartaquismo alemão) e ultranacionalista no contexto da República de Weimar, que se estruturou na Alemanha após o fim da Primeira Guerra Mundial e as imposições do Tratado de Versalhes. A Alemanha, que havia sido derrotada na guerra, viu o II Reich (II Império) ruir em 1918 e, desde então, vivia momentos de tensão econômica e política.

Vários movimentos ideológicos, em grande parte coletivistas e de viés autoritário, apareceram nessa época. O movimento nazista, que fundou o partido que levava o mesmo nome, foi organizado por ex-combatentes da Primeira Guerra, operários, intelectuais e membros de outros setores da sociedade que pretendiam ignorar as sanções do Tratado de Versalhes, recuperar a pujança que a Alemanha tinha antes de 1914 e expandi-la pela Europa como um novo império poderoso, o III Reich.

Adolf Hitler, austríaco por nascimento, combateu na Primeira Guerra ao lado dos austríacos e alemães. Após o término desse conflito, passou a radicar-se na Alemanha e logo se integrou ao movimento nazista no ano de 1919. Suas ideias nacionalistas e seus projetos racistas, xenófobos, antissemitas e eugenistas, aliados à sua hábil retórica, logo lhe proporcionaram uma grande projeção dentro do movimento. Foi de Hitler a ideia de revestir o partido de ritos e símbolos, como a cruz suástica.

Em 1923, já líder do partido nazista, Hitler tentou o primeiro golpe político com a ajuda da milícia SA (Tropas de Assalto). Os nazistas tentaram tomar o Push em Munique, da Baviera, mas foram presos por tal ato. No tempo em que passou na prisão, Hitler aprimorou as ideias que davam corpo ao nazismo e que seriam postas em ação nos anos seguintes. Essas ideias foram publicadas no livro Mein Kampf (Minha Luta), cuja primeira edição é de 1925.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

De 1925 a 1932, os nazistas articularam-se e integraram-se progressivamente com a sociedade alemã. Ao mesmo tempo em que se preparavam para as eleições de 1932, também divulgavam sua ideologia por meio de propagandas intensivas. Colocavam a culpa de grande parte das mazelas da Alemanha nos judeus, que julgavam ser uma raça inferior que degenerava a raça ariana. Aos poucos, muitos setores da sociedade aderiram ao nazismo com entusiasmo semelhante ao fervor religioso. A Propaganda nazista foi uma das armas mais eficazes para o seu crescimento na Alemanha.

Após as eleições de 1932, os nazistas representavam grande parte do parlamento alemão e pressionaram o então presidente Von Hindenburg a nomerar, em 1933, Hitler Chanceler da República. Nesse mesmo ano, Hindenburg faleceu. Hitler aproveitou a ocasião para declarar-se também presidente da Alemanha e chefe supremo das forças armadas. Esse foi o início do Estado totalitário nazista, que levou a Alemanha à Segunda Guerra e que durou até o ano de 1945, com o fim desta.

O antissemitismo, a política eugenista e o projeto de um “espaço vital” para o desenvolvimento da raça ariana tiveram como acontecimento emblemático o Holocausto, no qual foram mortas seis milhões de pessoas em campos de concentração, a maioria constituída de judeus; mas também entre elas se encontravam poloneses, comunistas, deficientes físicos e homossexuais.

 

____________________
*Créditos da imagem: Shutterstock e 360b



Aproveite para conferir nossa videoaula relacionada ao assunto:

Exemplar da obra “Minha Luta”, de Adolf Hitler *

Exemplar da obra “Minha Luta”, de Adolf Hitler *

Por: Cláudio Fernandes

Artigos relacionados

Adolf Hitler

Acesse o link e veja detalhes da vida de Adolf Hitler. Saiba como foi a sua juventude e veja como ele se transformou no líder do nazismo.

Antissemitismo

Saiba o que é o antissemitismo e os grandes males que esse preconceito étnico tem causado ao longo da história. Saiba de que forma isso ainda afeta a sociedade.

Antissemitismo

Saiba o que é antissemitismo e que consequências isso teve para os judeus ao longo da história.

Benito Mussolini

Conheça os principais fatos da vida de Benito Mussolini e compreenda melhor o que foi a ideologia política por ele encabeçada: o fascismo.

Declaração Universal dos Direitos Humanos

Conheça a história e a importância da Declaração Universal dos Direitos Humanos!

Fascismo

Acesse e veja as principais características do fascismo. Entenda também como Benito Mussolini chegou ao poder na Itália e conheça a Ação Integralista Brasileira.

Genocídio

O crime de genocídio é mais comum do que pensamos, e a história da humanidade está cheia de relatos horríveis. Venha entender do que se trata!

Hitler x Napoleão

Confira aqui algumas comparações sobre o modo de agir de Hitler e Napoleão!

Hitler x Pio XII

Pio XII ficou conhecido como o “papa de Hitler”. Saiba o porquê!

Holocausto

Clique no link e veja detalhes a respeito do Holocausto, o genocídio promovido pelos nazistas durante os anos da Segunda Guerra Mundial.

Intentona Integralista (1938)

Saiba o que foi a Intentona Integralista, ocorrida em 1938, e que importância esse acontecimento teve no contexto do Estado Novo da Era Vargas.

Marcha fascista sobre Roma

Saiba mais sobre a Marcha fascista sobre Roma e o que ela representou para a Itália dos anos 1920.

Noite dos Cristais

Clique neste link e acesse informações que descrevem os acontecimentos da Noite dos Cristais, um grande ataque promovido pelos nazistas contra os judeus alemães entre 9 de novembro e 10 de novembro de 1938. Entenda por que esse episódio é considerado um marco pelos historiadores.

O grande terror stalinista

Saiba o que foi o grande terror stalinista, época em que o líder Josef Stalin promoveu uma série de retaliações contra a população.

Segunda Guerra Mundial

Conheça todos os aspectos envolvidos com a Segunda Guerra Mundial e entenda a importância desse acontecimento para o mundo atual.

Supremacia branca

Clique e acesse este texto para ver detalhes sobre a supremacia branca, ideal que defende uma suposta superioridade do homem branco.

Um astrólogo contra Hitler

Ludwig convenceu a alta cúpula do Exército Inglês que poderia revelar os planos dos alemães.

Ustasha e o Estado Independente da Croácia

Conheça a história do Ustasha, partido de extrema-direita da Croácia que perseguiu sérvios, judeus e ciganos entre 1941 e 1945.