Sol Negro

O Sol Negro é um símbolo presente em culturas germânicas e que foi apropriado pelos nazistas e utilizado pela SS. Atualmente é parte da simbologia de grupos neonazistas.

Sol Negro
O Sol Negro é um símbolo que foi utilizado pela SS nazista.

O Sol Negro é um símbolo de origem germânica que foi encontrado pelos historiadores entre os alamanos e culturas da Europa Central e que foi apropriado pelos nazistas. Esse símbolo passou a integrar a simbologia utilizada pela Schutzstaffel, a SS, uma das tropas de elite que compunham o nazismo. Ele chegou a ser encontrado no Castelo de Wewelsburg, sede da SS.

O símbolo foi resgatado por grupos neonazistas, sendo largamente utilizado em tatuagens, bandeiras etc. Os historiadores apontam que ele é usado pelos neonazistas como referência aos ideais supremacistas desses grupos. Além disso, grupos esotéricos, neopagãos e ocultistas também fazem uso dessa simbologia, sem a mesma conotação dos nazistas.

Leia também: O que os ideais supremacistas brancos defendem?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o Sol Negro

  • O Sol Negro, conhecido no alemão como Schwarze Sonne, ficou marcado como um símbolo utilizado pelos nazistas.

  • Originalmente, o símbolo era usado por alamanos e culturas da Europa Central.

  • Foi apropriado pela Schutzstaffel, a SS, estando presente na decoração da sede da SS, o Castelo de Wewelsburg.

  • Os historiadores não sabem qual o sentido desse símbolo para os nazistas.

  • Foi resgatado pelos neonazistas, simbolizando os ideais de supremacia branca desses grupos.

  • Também pode ser encontrado em grupos religiosos neopagãos, ocultistas e esotéricos.

O que significa o símbolo Sol Negro?

O Sol Negro é um símbolo que foi utilizado pelos nazistas durante as décadas de 1930 e 1940. Seu uso ficou restrito a Schutzstaffel (SS), um dos grupos paramilitares que formavam o nazismo. A SS foi uma das tropas de elite do nazismo, tomando parte em muitos massacres.

A utilização desse símbolo pela SS se iniciou em 1934, no Castelo de Wewelsburg, como parte da decoração do local. Esse castelo foi transformado no centro da SS por Heinrich Himmler. Nele, encontrava-se a liderança da SS como também um centro de irradiação da ideologia nazista. Não por coincidência, o local passou a ser conhecido como Escola Wewelsburg SS.

O Sol Negro foi colocado na decoração do piso, estando encravado no chão. Esse símbolo contém um sol negro com 12 raios, que combinam um conjunto de símbolos: a suástica, a roda do sol e um símbolo rúnico que representa a vitória. Os raios que emanam do Sol Negro são a runa sowilo, também conhecida como siegrune.

O Sol Negro é conhecido no alemão como Schwarze Sonne e os historiadores ainda não sabem qual o seu real significado para a SS nazista. Uma teoria aponta que o símbolo representava a crença nazista de superioridade racial dos arianos. Outras teorias sugerem um significado ocultista para o símbolo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Origem do símbolo Sol Negro

Existem evidências que apontam que o Sol Negro era utilizado por povos germânicos na Antiguidade. Alguns historiadores sugerem que a versão dele utilizada pelos nazistas foi uma apropriação de um símbolo tradicional na Europa Central: o Zierscheiben, encontrado em discos decorativos em túmulos.

As escavações arqueológicas o associam aos alamanos, povo germânico que foi conquistado e assimilado pelos francos no final do século V. Essa associação faz sentido, uma vez que o símbolo também foi encontrado entre os merovíngios, dinastia franca que existiu até o século VIII. A apropriação do símbolo pelos nazistas, no entanto, foi o que fez com que ele se popularizasse.

O uso do Sol Negro na atualidade

Atualmente o Sol Negro é um símbolo que está ligado a dois tipos de grupos:

  • grupos neonazistas;

  • grupos ocultistas.

É importante esclarecer que os dois grupos não têm necessariamente relação, embora existam neonazistas que se envolvam com práticas religiosas ocultistas ou neopagãs. No caso neonazista, o Sol Negro tornou-se uma manifestação simbológica do discurso de ódio praticado por seus membros.

Os grupos neonazistas usam o símbolo em bandeiras, banners, tatuagens, camisetas, em postagens na internet, adesivos, entre outros. Seu uso entre os neonazistas ganhou força a partir de 1991, quando um livro que relacionava nazismo com o esoterismo foi lançado. Esse livro defende que alguns símbolos esotéricos, como o Sol Negro, reforçavam a superioridade ariana.

O Sol Negro é muito utilizado por neonazistas que querem promover sua ideologia sem chamar muita atenção e sem recorrer à suástica, símbolo diretamente associado ao nazismo (embora haja também o uso da suástica dentro da religião budista). Muitos neonazistas presos e envolvidos em crimes possuem o Sol Negro tatuado em seus corpos.

Mais recentemente, muitos observadores internacionais apontaram a presença do símbolo entre soldados que estão participando da Guerra da Ucrânia, iniciada com a invasão do território ucraniano pela Rússia. O Sol Negro e outros símbolos nazistas foram encontrados tanto em soldados ucranianos como nos russos, o que sugere que há a presença de neonazistas nos dois exércitos.

No segundo caso, o Sol Negro pode ser relacionado com religiões ocultistas e que praticam o neopaganismo. Dentro disso, estão as religiões neopagãs, os cultos esotéricos e também cultos satanistas. Muitos desses cultos se utilizam de símbolos presentes na cultura eslava e germânica, como o Sol Negro.

Leia também: Adolf Hitler — a biografia do líder do nazismo

Simbologias nazistas

Os grupos neonazistas possuem uma série de outros símbolos, além do Sol Negro, que são utilizados na propagação de seus discursos de ódio. Alguns foram resgatados diretamente do nazismo, mas outros foram criados para fazer apologia a essa ideologia de maneira velada.

  • Símbolo gestual de “ok”

Símbolo de White Power
Esse símbolo gestual foi apropriado por neonazistas para transmitir ideais supremacistas.

O símbolo gestual com o dedão e o dedo indicador fechado em um círculo e os outros três dedos da mão eretos se popularizou como um símbolo para “ok”. Entretanto, esse símbolo foi apropriado por nazistas, que o transformaram em uma forma de simbolizar a sigla WP, que significa White Power, “poder branco”, termo supremacista.

  • Martelo de Thor

Martelo de Thor
O símbolo de Thor tem sido usado por muitos grupos neonazistas como forma de propagar ideais supremacistas.

O martelo de Thor é um símbolo que faz referência a Thor, importante divindade dos nórdicos durante a Era Viking. Esse símbolo não é necessariamente neonazista mas também foi apropriado por grupos neonazistas, podendo ser usado como simbologia da supremacia branca.

Fontes

HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

ANTI-DEFAMATION LEAGUE. Hate on Display: hate symbols database. Disponível em: https://www.adl.org/sites/default/files/ADL%20Hate%20on%20Display%20Printable_0.pdf

BBC Brasil. Sol negro: o que é o símbolo associado ao nazismo usado por militar ucraniano em foto viral da guerra. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-60646562

ANTI-DEFAMATION LEAGUE. Sonnenrad. Disponível em: https://www.adl.org/resources/hate-symbol/sonnenrad

BERGER, Helen A. Sonnenrad, symbol used in shooter's manifesto, explained. Disponível em: https://www.brandeis.edu/now/2022/may/berger-sonnenrad-explained.html

PEARSON, Nick. Pepe the Frog meme now officially a hate symbol. Disponível em: https://www.9news.com.au/world/pepe-the-frog-meme-now-officially-a-hate-symbol/5a1f644c-7d46-47ce-bb43-99181619c9a3

Por: Daniel Neves Silva

Artigos relacionados

Antissemitismo

Saiba o que é antissemitismo e que consequências isso teve para os judeus ao longo da história.

Fascismo

Acesse e veja as principais características do fascismo. Entenda também como Benito Mussolini chegou ao poder na Itália e conheça a Ação Integralista Brasileira.

Genocídio

O crime de genocídio é mais comum do que pensamos, e a história da humanidade está cheia de relatos horríveis. Venha entender do que se trata!

Holocausto

Clique no link e veja detalhes a respeito do Holocausto, o genocídio promovido pelos nazistas durante os anos da Segunda Guerra Mundial.

Nazismo

Saiba como se estruturou o nazismo no contexto da República de Weimar, na Alemanha, após a Primeira Guerra Mundial.

Neonazismo

Clique aqui e saiba mais sobre o neonazismo. Entenda como funciona essa ideologia e qual a sua origem histórica. Saiba como anda o neonazismo no Brasil.

Segunda Guerra Mundial

Conheça todos os aspectos envolvidos com a Segunda Guerra Mundial e entenda a importância desse acontecimento para o mundo atual.