Meios de Produção

Os meios de produção são responsáveis pela operacionalização do processo de fabricação de mercadorias.

Os meios de produção referem-se ao conjunto de equipamentos utilizado pelo trabalhador para obtenção de renda, seja em uma atividade individual, seja em um trabalho coletivo ou subordinado, como nas fábricas. A partir do desenvolvimento do sistema capitalista e com as sucessivas revoluções industriais, os meios de produção transformaram-se, modificando, assim, as relações de trabalho e a forma de produção das mercadorias.

Primeiramente, com o desenvolvimento do taylorismo e do fordismo, sistemas de produção que preconizavam a produção em massa, os meios de produção eram desenvolvidos para garantir a máxima velocidade na fabricação. Esteiras e equipamentos eram colocados para que o trabalhador não se deslocasse durante a fabricação, garantindo uma maior rapidez e ocasionando a proliferação do trabalho mecânico e repetitivo, com cada operário sendo responsável por uma única etapa da produção.

Com o tempo, as novas tecnologias foram disseminando-se e o processo produtivo também foi avançando. A partir da década de 1970, novas relações de trabalho foram elaboradas e a produção flexível do toyotismo foi implementada. Nesse momento, abandonou-se a ideia de produção em massa e a fabricação dos produtos foi controlada a partir da demanda. Os trabalhadores passaram a operar meios de produção mais complexos, o que lhes exigia uma maior qualificação.

Ainda nesse contexto, muitos maquinários que faziam parte dos meios de produção passaram a exercer funções tão complexas que começaram a exigir uma menor quantidade de trabalhadores para a sua operação. Houve, nesse caso, a difusão do desemprego estrutural, isto é, a eliminação permanente de vagas de trabalho em um dado setor com a substituição do homem pela máquina.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Um exemplo desse tipo de ocorrência é a fábrica de automóveis. Antigamente, todas as etapas da produção de um carro envolviam uma grande quantidade de trabalhadores, o que não acontece mais, pois boa parte da fabricação é robotizada. Outro caso bastante comum ocorreu no meio rural, com a difusão de grandes maquinários que faziam a função de vários trabalhadores, intensificando o desemprego no campo e o êxodo rural.

Os meios de produção e sua atuação no campo
Os meios de produção e sua atuação no campo

De acordo com a teoria marxista, a sociedade pode ser dividida em duas principais classes sociais: os donos dos meios de produção e os trabalhadores, que utilizam esses meios, mas deles não tomam posse. A primeira classe citada é chamada de burguesia, e a segunda é o proletariado. É claro que, para além dessas classes, existem outras composições, como os desempregados ou excluídos do sistema e os trabalhadores que exercem funções administrativas de alta remuneração que, embora também sejam trabalhadores, são tidos como burgueses por representarem oficialmente o interesse de seus patrões.

A compreensão sobre o uso e as transformações dos meios de produção é muito importante, pois trata-se de uma questão que se reproduz em todos os setores da economia e modifica integralmente não só os modos de produção, como também as atividades humanas e o processo de construção e transformação do espaço geográfico.

Os meios de produção são importantes para garantir os sistemas de fabricação de mercadorias

Os meios de produção são importantes para garantir os sistemas de fabricação de mercadorias

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos relacionados

Matérias-primas

O conceito de matérias-primas, os tipos e classificações, bem como o papel estratégico delas para a economia e para o funcionamento das sociedades.

Conceito de Trabalho

Trabalhar é parte fundamental de nossas vidas. Neste texto definimos o que é o trabalho e qual é a sua relação com a nossa sobrevivência!

Modelos de produção industrial

As características dos principais modelos de produção industrial: taylorismo, fordismo, toyotismo e volvismo.

Capitalismo

Capitalismo, O que é Capitalismo, Como se desenvolve o Capitalismo, Quando teve início o Capitalismo, Onde surgiu o Capitalismo, Os problemas provocados pelo Capitalismo, As principais características do Capitalismo, Quais países utilizam o Capitalismo.

Toyotismo

As principais características referentes ao surgimento, consolidação e atuação do Toyotismo no meio industrial.

Fordismo

Descubra o conceito e as características do fordismo.

Taylorismo

Taylorismo, Frederick Winslow Taylor, sistema de produção, gratificação por produtividade, tayloristas, acumular capital, administração industrial, indústria, produtividade.

Êxodo Rural

O êxodo rural intensifica o processo de urbanização dos países. Clique e entenda!

Industrialização mundial

Conheça as etapas da industrialização mundial e as singularidades de cada uma. Confira aqui.

Desemprego

Desemprego, definição de desemprego, o que gera o desemprego, as classificações do desemprego, desemprego estrutural, desemprego tecnológico, desemprego conjuntural.