Brasil República

O Brasil República iniciou-se em 1889 com o governo de Marechal Deodoro da Fonseca.

No dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca proclamou a República. Após inúmeros conflitos e pressões, o Império finalmente ruía. Dava-se início a uma nova fase da política brasileira.

O regime Republicano foi marcado, inicialmente, por um governo militar. Era a chamada República da Espada (1889 – 1894) em que a alteração do regime político não evitou conflitos entre monarquistas e republicanos. O Brasil ainda não era uma democracia.

Depois da República militarista, teve início a República dos Bacharéis, tendo Prudente de Moraes como o primeiro presidente civil. Começava o processo de articulação política que ficou conhecido como Café com Leite, por conta do poder ter sido alternado entre fazendeiros de Minas Gerais e São Paulo. Em seguida, aconteceu um golpe de Estado conhecido como a Revolução de 1930, em que Getúlio Vargas assumiu o poder, dando início à Era Vargas.

Getúlio governou voltado para as bases militares, coibindo o crescimento do comunismo que se alastrava pelo mundo desde a Revolução Russa, em 1917. A censura, a ausência de liberdade, as prisões e as torturas marcaram seu governo, inaugurando o Estado Novo. Getúlio foi deposto pelos militares, que garantiram as novas eleições que elegeram o general Eurico Gaspar Dutra.

A República Liberal (1946 – 1964) foi marcada por uma maior aproximação com a democracia. Seus representantes, Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros e João Goulart, foram eleitos com grande apoio popular. Nacionalista, João Goulart fez um governo voltado para o povo. Após um discurso inflamável em que defendeu a Reforma Agrária e anunciou a nacionalização das empresas de petróleo, os militares o trataram como subversivo e deram um golpe, instaurando a ditadura militar.

O período ditatorial foi autoritário, sem espaço para a liberdade. Temendo o avanço comunista, os militares realizavam prisões, torturavam presos e forjavam provas, incriminando pessoas que julgavam serem subversivas. Foi um período negro na história brasileira que só terminou em 1985 com as eleições realizadas pelo colégio eleitoral. Em 1989, a democracia ressurgiu, com a eleição pelo voto direto de Fernando Collor de Melo.
 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto:

Por: Demercino José Silva Júnior

Seções de Brasil República

Democracia entre as ditaduras

O período de democracia entre as ditaduras do Estado Novo e o Regime Militar, foi caracterizado pelo acirramento político e pela industrialização.

Era Vargas

Clique no link e veja detalhes a respeito da Era Vargas, período de 15 anos no qual o Brasil foi governado por Getúlio Vargas.

Governos Militares

Conheça a história dos Governos Militares.

Regime Democrático

O Brasil vivencia a Democracia, após a ditadura militar

República Oligárquica (1889-1930)

A República Oligárquica iniciou a institucionalização federalista no Brasil como forma de garantir o poder dos latifundiários.

Artigos de Brasil República

A história da transferência da capital brasileira para o centro do país

Conheça a história da transferência da capital brasileira para o centro do país e saiba os principais motivos que acarretaram tal mudança.

Assembleia Constituinte de 1987

Saiba o que foi e qual é a importância da Assembleia Constituinte de 1987.

Brasil na Primeira Guerra Mundial

Saiba como ocorreu a entrada do Brasil na Primeira Guerra Mundial e entenda por que e como isso ocorreu e que importância teve para a época.

Carlos Lacerda

Clique aqui para saber mais sobre Carlos Lacerda, jornalista e político destacado do período da Quarta República. Conheça sua juventude, formação e atuação política.

Coronelismo no Brasil durante a República oligárquica

Saiba mais sobre a prática do coronelismo no Brasil durante a República Oligárquica.

Fernando Henrique Cardoso

Acesse o site e acompanhe as origens de Fernando Henrique Cardoso e sua formação intelectual. Conheça mais sobre sua carreira política e sua atuação fora do poder.

Governo Collor

Conheça as principais características do Governo Collor e entenda por que ele foi tão polêmico.

Impeachment de Dilma Rousseff

Saiba por que e como ocorreu o Impeachment de Dilma Rousseff, no fim de agosto de 2016, e entenda a polêmica que esse fato produziu no país.

Iris Rezende

Acesse para conhecer Iris Rezende, um político de carreira de sucesso no estado de Goiás. Veja detalhes de sua juventude e de sua carreira política.

Itamar Franco

Clique no link para conhecer detalhes da vida de Itamar Franco, um importante político que fez carreira no estado de Minas Gerais.

Lampião e Maria Bonita

Conheça aqui a história dos cangaceiros Lampião e Maria Bonita!

Luís Carlos Prestes

Acesse este link do Alunos Online e tenha acesso a importantes informações sobre a vida de Luís Carlos Prestes, importante e conhecido político e revolucionário brasileiro que atuou ao longo do século XX em diferentes eventos da história brasileira, como a Coluna Prestes e a Intentona Comunista.

Marechal Rondon

Acesse o site e conheça a trajetória de Marechal Rondon. Saiba mais sobre as expedições lideradas por ele e sua defesa dos indígenas.

Plano Real

Acesse e conheça mais sobre o Plano Real. Entenda o contexto histórico e as medidas adotadas para a sua implantação, bem como as suas consequências.

Revolta dos 18 do Forte

Saiba mais sobre a Revolta dos 18 do Forte, ocorrida em 1922, no Forte de Copacabana, Rio de Janeiro.

Rui Barbosa

Acesse o site e conheça mais sobre a vida do jurista e político baiano Rui Barbosa. Veja também sua participação como representante do Brasil na Convenção de Haia.

SNI – Serviço Nacional de Informações

Fique sabendo o que foi e que importância teve o SNI (Serviço Nacional de Informações) no contexto do Regime Militar no Brasil.

Tancredo Neves

Acesse o site e acompanhe a trajetória política de Tancredo Neves. Veja a atuação dele no movimento das Diretas Já e sua eleição presidencial.