Desigualdade social

A desigualdade social é um dos principais desafios do mundo atual e sua concepção perpassa por várias esferas da composição das sociedades.

A desigualdade social diferencia as pessoas nas condições de acesso a novas oportunidades
A desigualdade social diferencia as pessoas nas condições de acesso a novas oportunidades

A Desigualdade social é o fenômeno em que ocorre a diferenciação entre pessoas no contexto de uma mesma sociedade, colocando alguns indivíduos em condições estruturalmente mais vantajosas do que outros. Ela manifesta-se em todos os aspectos: cultura, cotidiano, política, espaço geográfico e muitos outros, mas é no plano econômico a sua face mais conhecida, em que boa parte da população não dispõe de renda suficiente para gozar de mínimas condições de vida.

Inúmeros dados e estudos apontam que a desigualdade social e econômica cresce em todo o mundo. Dados do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) revelam que 1% dos mais ricos detêm 40% dos bens globais. Um relatório da ONG Oxfam demonstra também que as 85 pessoas mais ricas do mundo possuem uma renda equivalente às 3,5 bilhões de pessoas mais pobres.

Diante desse panorama, que gera inúmeros excluídos e miseráveis em todo o mundo, surge a questão: o que causa a desigualdade social?

A grande questão é que, desde as construções das civilizações durante o período neolítico, quando as sociedades passaram a viver dos excedentes que produziam, as diferenças sociais começaram a surgir. O problema, nesse caso, é a intensificação da pobreza e da falta de equidade nas condições oferecidas para que os diferentes indivíduos possam produzir suas próprias condições de sobrevivência.

O teórico Jean-Jacques Rosseau afirmava que a desigualdade é um fenômeno que tende a sempre se intensificar no contexto social. As famílias mais pobres possuem um menor acesso à instrução e às informações necessárias para alavancar um desenvolvimento próprio, enquanto os grupos mais ricos possuem um maior nível estrutural para investirem e multiplicarem sua renda e os largos benefícios advindos dela. Para Rosseau, o que causa a desigualdade é exatamente a divisão social do trabalho, com a criação da propriedade e dos bens particulares e não distribuíveis.

Outro pensador famoso por categorizar essa questão foi Karl Marx. Ele enxergava a sociedade a partir da luta de classes e via a desigualdade manifestada a partir dos desequilíbrios entre a burguesia e os trabalhadores, haja vista que a primeira era a detentora dos meios de produção, controlando e retendo a maior parte dos lucros sobre os bens produzidos a partir do trabalho coletivo. Essa lógica, perpetuada pela mais-valia, concentrava a renda e marginalizava os cidadãos, além de criar o exército de reserva de desempregados, que garantia uma concorrência entre os próprios trabalhadores, privando-os de sua emancipação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Max Weber, por sua vez, observou essa questão a partir das estratificações sociais. As três grandes estratificações ocorrem no campo da economia, do status e do poder, proporcionando uma diferenciação no acesso à renda, ao prestígio e ao controle social. Essa acontece por meio da diferenciação entre habilidades, qualificações e interesses.

A desigualdade social, seja ela intelectual, econômica ou sob qualquer outra forma, materializa-se no espaço social, ou seja, torna-se visível na composição estrutural das sociedades, sejam elas rurais ou urbanas. As cidades e os lugares expressam a diferenciação econômica entre as pessoas, que é resultante, muitas vezes, de questões históricas que submetem cidadãos e até grupos étnicos a contextos de subalternidade. Um exemplo foi o processo de escravidão que até hoje deixa suas marcas no sentido de manter a maior parte da população negra com baixos níveis de renda e educação.

?O espaço social é revelador das desigualdades sociais
O espaço social é revelador das desigualdades sociais

O espaço geográfico, por definição, expressa e é expressado por essas configurações. Muitas sociedades são conhecidas por serem a própria visão da desigualdade, com destaque para muitos países africanos e outros centros periféricos do mundo. Mas não é somente aí que reside a miséria e a pobreza do mundo, que também se apresentam nas periferias de grandes cidades, até mesmo em metrópoles mundiais, tais como Paris, Nova York, Tóquio e Londres. Portanto, lutar contra a desigualdade é uma forma de manter a sociedade mais humana e justa perante os seus cidadãos.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos relacionados

10 países mais pobres do mundo

Clique aqui e saiba como é feita a classificação de pobreza de um território. Conheça quais são os 10 países mais pobres do mundo de acordo com diferentes índices.

Adoção no Brasil

A adoção no Brasil ainda é fonte de grandes discussões. Fique por dentro do assunto!

Aparência

Nossa aparência pode passar inúmeras mensagens diferentes para aqueles que nos observam. Entenda mais aqui!

Coeficiente de Gini

Entenda o que é o Coeficiente de Gini, qual é a importância desse indicador e quais são as suas vantagens e desvantagens.

Democracia

Conheça o conceito de democracia e saiba quais são suas características. Descubra os tipos de democracia que existem e a experiência brasileira.

Desnutrição

Entenda o que é desnutrição, um problema de saúde que acomete principalmente pessoas de baixa renda e leva várias crianças à morte todos os anos.

Estratificação urbana

A desigualdade está estampada até mesmo na forma como as cidades estão organizadas. Clique para saber mais sobre o problema da estratificação urbana!

Exclusão social

A exclusão social é um grande problema em nossa sociedade. Venha saber mais sobre o assunto!

Justiça social

A melhoria da condição de vida daqueles que sofrem com desigualdades é o principal objetivo das ações de justiça social. Saiba mais sobre o assunto!

Mortalidade Infantil

Clique aqui e veja quais são as principais causas da mortalidade infantil!

População em situação de rua

A caracterização dos moradores de rua.

Problemas urbanos

Entenda o que (e quais) são problemas urbanos. Saiba as principais causas dos problemas urbanos. Aprenda possíveis soluções para problemas urbanos.

Racismo

Clique aqui para entender o que é racismo e quais as origens desse pensamento retrógrado que ainda adoece a nossa sociedade.

Segregação socioespacial

Saiba como se configura e quais são os fatores da segregação socioespacial.

Subdesenvolvimento

O problema do subdesenvolvimento no mundo e os seus principais fatos e aspectos.

Urbanização no mundo subdesenvolvido

As características, causas e problemas da urbanização no mundo subdesenvolvido.

Violência Urbana

Por que a violência urbana é um problema que ainda não conseguimos resolver? Entenda mais aqui.