Indicadores socioeconômicos

Indicadores socioeconômicos são dados usados para caracterizar e quantificar aspectos sociais e econômicos da população de um território e as dinâmicas que nele ocorrem.

Calculadora, gráficos, caneta e silhuetas humanas em alusão aos indicadores socioeconômicos.
Indicadores socioeconômicos ajudam a conhecer o perfil de uma população e desenvolver políticas públicas mais específicas.

Indicadores socioeconômicos são dados e informações estatísticas que caracterizam e quantificam os principais aspectos de uma população. Indicadores como o Coeficiente de Gini, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o Produto Interno Bruto (PIB) são importantes para que nós possamos conhecer detalhadamente um grupo de pessoas e as dinâmicas inerentes a ele e ao território em que ele se insere.

Com o auxílio desses indicadores, é possível a elaboração de estudos detalhados sobre uma população, além da criação de políticas públicas focadas no desenvolvimento socioeconômico e na erradicação dos eventuais problemas identificados no território sob análise.

Leia também: Quais são os 10 países mais pobres do mundo?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre indicadores socioeconômicos

  • Indicadores econômicos são dados e informações estatísticas que qualificam uma população com base em aspectos sociais, econômicos ou demográficos.

  • São registrados e divulgados regularmente em um intervalo de tempo predeterminado.

  • Os principais indicadores socioeconômicos são: Índice de Gini, PIB, renda per capita e IDH, além de indicadores relacionados ao trabalho e aos aspectos demográficos.

  • Têm como função caracterizar a população e quantificar aspectos específicos que são importantes para se compreender o desenvolvimento do território e as dinâmicas que nele acontecem.

  • Permitem analisar e acompanhar o desenvolvimento de uma população, bem como identificar problemas nos quais agir, sendo úteis tanto ao planejamento e gestão quanto para os estudos acadêmicos.

Videoaula sobre indicadores socioeconômicos

O que são indicadores socioeconômicos?

Os indicadores socioeconômicos são dados estatísticos que qualificam, com base em um ou mais aspectos sociais e econômicos, a população ou um estrato populacional específico pertencente a um território (país, estado, município) ou a um recorte territorial predeterminado. Tais indicadores são registrados ao longo de um período específico, o que auxilia na análise do desenvolvimento socioeconômico de um grupamento social.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são os indicadores socioeconômicos?

Os principais indicadores socioeconômicos são:

  • Coeficiente de Gini (ou Índice de Gini): reflete a distribuição de renda em determinada população e, consequentemente, mensura a desigualdade econômica que caracteriza o território em análise. Apesar disso, é importante ressaltar que o Índice de Gini não denota o tamanho da renda ou da riqueza de uma população, mas sim o grau da ausência de equidade da distribuição inerente a ela. O índice varia de 0 a 1, sendo os valores mais próximos de 0 aqueles que indicam maior igualdade de distribuição de renda em uma área. Quanto maior for o número, maior é a desigualdade econômica registrada para aquela população. No mundo, hoje, a África do Sul é o país mais desigual, com índice de 0,630, enquanto a Eslováquia expressa um coeficiente de 0,232, sendo o país com maior igualdade de distribuição de renda do mundo. Para saber mais sobre esse indicador, clique aqui.

  • Produto Interno Bruto (PIB): expressa o valor da soma de todos os bens e serviços finais que foram produzidos em um território (município, estado, país) em um período determinado, comumente de um ano. A divisão do PIB pelo total da população resulta no PIB per capita. O PIB é um indicador que expressa o tamanho da economia de um território. O PIB brasileiro é de R$ 10,1 trilhões. O país mais rico do mundo é, hoje, os Estados Unidos, com PIB de U$ 26,9 trilhões. Saiba mais sobre esse indicador clicando aqui.

  • Renda per capita: é a divisão da renda nacional pelo total de habitantes de um país ou território. Nota-se que esse indicador é puramente econômico e não reflete a distribuição desigual ou igualitária de renda em uma população. Apenas para relembrarmos, a renda nacional, por sua vez, corresponde ao montante total de rendimentos de um país em um intervalo de tempo determinado, que também é comum que seja de um ano. Para saber mais sobre a renda per capita, clique aqui.

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): reflete o grau de desenvolvimento de determinada população levando em conta três aspectos básicos: a saúde, a educação e a renda. Esses aspectos são analisados com base em determinantes como a expectativa de vida, o tempo de permanência na escola, a taxa de alfabetização, o grau de analfabetismo, o PIB e o PIB per capita. O valor do IDH também varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, mais desenvolvido é considerado o país. Atualmente o país mais desenvolvido do mundo é a Suíça (Europa), com IDH de 0,962. Na outra ponta desse ranking está o Sudão do Sul (África), com IDH de 0,385. O Brasil é considerado um país de alto desenvolvimento humano, com índice de 0,754.

  • Indicadores de trabalho: a taxa de desemprego, o número de pessoas empregadas, a população economicamente ativa (PEA) e a população em idade ativa (PIA) são igualmente indicadores socioeconômicos que mensuram o grau de absorção do mercado de trabalho em determinada localidade, a disponibilidade de mão de obra, além de qualificar o perfil da população empregada, desempregada e desalentada (que desistiu de procurar trabalho).

  • Indicadores demográficos: são focados na evolução da população, como é o caso da população total, das taxas de natalidade e mortalidade, da mortalidade infantil, da fecundidade, da expectativa de vida e da taxa de crescimento populacional. Eles são muito importantes na caracterização de um grupo social e na leitura que se faz do processo de evolução daquele conjunto de pessoas, especialmente quando aliados com os indicadores estritamente econômicos ou de desenvolvimento.

Veja também: Qual é o IDH dos estados brasileiros?

Para que servem os indicadores socioeconômicos?

Os indicadores socioeconômicos servem para estabelecer o desenvolvimento social, demográfico e econômico da população presente em determinado território. Têm a função de caracterizar e quantificar aspectos específicos de um grupamento social que vão além de mensurar o tamanho da população, refletindo a situação dessa mesma população no passado e no presente. A depender do indicador, é possível realizar projeções futuras com vistas a aplicações práticas e acadêmicas.

Importância dos indicadores socioeconômicos

Os indicadores socioeconômicos são fundamentais para a compreensão das dinâmicas sociais que acontecem em um território. Eles expressam os aspectos estruturais básicos de uma população que reflete questões inerentes a ela e à conjuntura política e econômica daquela localidade, o que os torna de grande importância para a análise da evolução socioeconômica do grupo em questão.

A partir dos indicadores socioeconômicos, é possível identificar problemas e elaborar soluções em curto, médio e longo prazo que possam ser incorporadas em planos de ação e políticas públicas governamentais voltadas para toda ou para uma parte da população. Os mesmos indicadores são aplicados em estudos acadêmicos voltados para o entendimento das dinâmicas socioterritoriais, populacionais e econômicas, que também são de grande valia, não somente para o meio científico como também para o setor público e para a gestão.

Saiba mais: População mundial — crescimento, distribuição, países povoados e populosos

Exercícios resolvidos sobre indicadores socioeconômicos

Questão 1

(UFPR) Sobre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), é correto afirmar:

a) Foi elaborado pelos economistas do Banco Mundial para substituir a renda per capita e o PIB nacional na função de indicadores de qualidade de vida.

b) O IDH é útil para medir a ampliação das desigualdades sociais em escala mundial, pois as condições de saúde e de educação dos países desenvolvidos se elevam mais rapidamente do que nos países de renda baixa.

c) A ONU, o Banco Mundial e o FMI foram instituídos pelo Tratado de Bretton Woods com o objetivo de reorganizar o mundo pós Segunda Guerra, razão pela qual essas instituições adotaram o IDH como indicador social padrão.

d) O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) mede a evolução dos municípios brasileiros de acordo com as mesmas dimensões do Índice de Desenvolvimento Humano Global, que são longevidade, educação e renda.

e) As contradições do subdesenvolvimento se refletem no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) brasileiro, pois os municípios com renda per capita mais elevada apresentam indicadores medianos, o que se deve à natureza excludente do crescimento econômico em países periféricos.

Resolução: Alternativa D

O IDHM é calculado da mesma maneira que o IDH, com a diferença que a escala territorial adotada é a municipal, e não a nacional.

Questão 2

(EsPCEx) “Em 1989, o coeficiente de Gini atingiu no Brasil um pico de 0,636. Depois disso, apresentou reduções quase constantes, registrando 0,543 em 2009.” O coeficiente de Gini é um importante indicador socioeconômico que revela em um país o grau de:

a) escolaridade de sua população.

b) desigualdade de renda.

c) desenvolvimento humano da população.

d) qualificação de sua mão de obra.

e) pobreza de sua população.

Resolução: Alternativa B

O coeficiente de Gini expressa a desigualdade de renda de uma população. Quanto mais próximo de 0 for o seu valor, menor é a discrepância de distribuição de renda em um grupamento social.

Fontes

ALMEIDA, Paula Monteiro de. O índice de desenvolvimento humano e a teoria de desenvolvimento de Amartya Sen. Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Monografia). Belo Horizonte, 2011.

IBGE. IBGE Explica: Produto Interno Bruto – PIB. IBGE, [s.d.]. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/explica/pib.php.

UNDP. Human Development Reports: HDR 2021/2022. Disponível em: https://hdr.undp.org/data-center/country-insights#/ranks.

World Bank Open Data. Disponível em: https://data.worldbank.org/.

Por: Paloma Guitarrara

Artigos relacionados

10 países mais pobres do mundo

Clique aqui e saiba como é feita a classificação de pobreza de um território. Conheça quais são os 10 países mais pobres do mundo de acordo com diferentes índices.

Classificação do IDH dos países

Entenda como é realizada a classificação do IDH dos países em diferentes grupos e confira os dados de alguns dos principais territórios do planeta.

Coeficiente de Gini

Entenda o que é o Coeficiente de Gini, qual é a importância desse indicador e quais são as suas vantagens e desvantagens.

Como se calcula a densidade demográfica?

Entenda o que é a densidade demográfica e como esse importante dado populacional é calculado.

Demografia

Clique no texto para entender o que é demografia. Saiba quais são os objetivos da demografia e compreenda os principais tipos e conceitos demográficos.

Desemprego

Conheça as causas e consequências do desemprego no Brasil e no mundo e saiba como ele pode ser classificado. Resolva também questões sobre esse tema!

Desigualdade social

Entenda o que é, como funciona e o que causa a desigualdade social por meio desta análise.

Educação

A educação é a ferramenta que possuímos para moldar nossa realidade. Entenda mais aqui!

Expectativa de vida

Conheça a definição de expectativa de vida e como esse dado é utilizado para calcular a qualidade de vida das populações.

IDH do Brasil

Conheça o atual valor do IDH do Brasil e confira uma análise dos elementos que compõem esse índice.

IDH dos estados brasileiros

Clique aqui para saber qual é o IDH dos estados brasileiros. Veja quais são os estados e as capitais brasileiras que possuem o menor e o maior IDH do país.

PIB – Produto Interno Bruto

Você sabe o que é e como é calculado o PIB? Leia e descubra!

Países desenvolvidos

Saiba mais sobre os países desenvolvidos, caracterizados pelo alto desenvolvimento econômico e social. Esses países apresentam alto grau de industrialização, bem como elevada renda per capita. Veja aqui quem são os países desenvolvidos do mundo, bem como quem são os países subdesenvolvidos!

Países subdesenvolvidos

Saiba mais sobre os países subdesenvolvidos ou países menos desenvolvidos, nações que apresentam baixo desenvolvimento social e econômico, segundo a Organização das Nações Unidas. Saiba quais são os três critérios considerados para classificar os países subdesenvolvidos e quais são suas principais características.

Pobreza no Brasil

Conheça as principais causas e consequências da pobreza no Brasil. Veja dados estatísticos sobre as taxas de pobreza no país e o que indica essa condição.

População mundial

Conheça quais são os continentes e os países mais populosos do globo. Saiba mais sobre o crescimento e a distribuição da população mundial.

Produto Nacional Bruto (PNB)

Entenda o que é Produto Nacional Bruto (PNB), como ele é calculado e a diferença entre PNB e PIB.

Renda Per Capita

Compreenda a importância e as limitações do conceito de renda per capita.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)

Entenda o que é Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e conheça sua história. Veja como ele é calculado e quais países têm os maiores ou menores IDH.