Classificação do IDH dos países

O IDH dos países é classificado a partir de quatro grandes grupos: IDH muito elevado, elevado, médio e baixo.

O IDH, mais do que um dado social, é uma informação de grande relevância humanitária
O IDH, mais do que um dado social, é uma informação de grande relevância humanitária

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um importante conceito utilizado mundialmente para medir o grau de avanço dos diferentes países quanto a vários aspectos da qualidade de vida população. Esse conceito é relevante na medida em que se desvincula parcialmente de termos puramente econômicos que não levam em conta o desenvolvimento social em um âmbito geral.

O cálculo do IDH dos países leva em conta três fundamentais princípios das sociedades: a alfabetização e acesso ao conhecimento, a renda e também o nível de saúde, ou seja, leva-se em conta a capacidade de um determinado país de oferecer à sua população uma qualidade mínima em termos de educação, saúde e distribuição de renda.

Numericamente, o IDH varia de 0 a 1, e quanto maior for o número, maior será o desenvolvimento humano medido em um determinado local. Por isso, com base nesse critério, os países podem ter IDH muito elevado, elevado, médio e baixo. Os dados obtidos são sempre disponibilizados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud)¹.

Países com IDH muito elevado (de 0,800 a 1)

Os países com IDH muito elevado correspondem a apenas 25% de todos os territórios nacionais do planeta e, como era de se esperar, apresentam um acentuado grau de qualidade de vida de suas populações, o que não significa que não existam problemas sociais, desigualdades e misérias em geral.

Entre os países com os maiores IDHs do planeta, podemos citar:

1º Noruega – 0,944

5º Estados Unidos – 0,914

12º Suécia – 0,898

27º Espanha – 0,869

44º Cuba – 0,815

49º Argentina – 0,801

Países com IDH elevado (de 0,700 a 0,799)

Esse grupo corresponde aos países com um desenvolvimento humano relativamente alto, mas ainda como desafios a enfrentar, sobretudo a distribuição da renda em face da elevada produção econômica. Engloba alguns países considerados como desenvolvidos e muitos dos países considerados emergentes, com destaque para o Brasil e o México.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em linhas gerais, os países com IDH elevado possuem uma relativa infraestrutura e um nível avançado de industrialização, sendo, por isso, predominantemente urbanos. No entanto, ainda enfrentam alguns problemas sociais, sobretudo no que se refere às zonas periféricas e rurais de seus espaços geográficos.

Entre os países que compõem esse grupo, podemos citar:

50º Uruguai – 0,790

57º Rússia – 0,778

67º Venezuela – 0,764

71º México – 0,756

79º Brasil – 0,744

91º China – 0,719

Países com IDH médio (de 0,555 a 0,699)

Os países com IDH médio apresentam um grupo heterogêneo, envolvendo tanto economias industrializadas (como a Índia) quanto economias mais subdesenvolvidas e altamente dependentes de exportações de produtos primários (como o Congo). Em geral, esses países vêm apresentando relativas melhoras em seus IDHs ao longo dos últimos anos, combatendo problemas sociais de saúde e educação, mas ainda estão muito longes de promover uma democrática distribuição de renda.

Cabe o destaque para os seguintes países:

108º Indonésia – 0,684

111º Paraguai – 0,676

118º África do Sul – 0,658

135º Índia – 0,586

140º Congo – 0,564

Países com baixo IDH (menos que 0,555)

Os países com baixo IDH são aqueles com graves problemas socioeconômicos, relacionados com as dominações históricas e coloniais recentes, crises financeiras e, principalmente, conflitos armados e dependência econômica. A maioria dos países desse grupo pertence ao continente africano – as exceções em destaque são o Afeganistão e o Haiti – e muitos convivem com dificuldade no acesso a recursos básicos, como água e alimentos.

Nesse grupo, podemos destacar:

147º Quênia – 0,535

151º Ruanda – 0,506

163º Senegal – 0,485

168º Haiti – 0,471

169º Afeganistão – 0,468

187º Níger – 0,337 (país com o pior IDH do planeta)

¹ Fonte: PNUD (2013) – Sem dados disponíveis para os seguintes territórios: Coreia do Norte, Ilhas Marshal, Mônaco, Nauru, São Marino, Somália, Sudão do Sul e Tuvalu.

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos relacionados

IDH do Brasil

Conheça o atual valor do IDH do Brasil e confira uma análise dos elementos que compõem esse índice.

Indicadores socioeconômicos

Confira uma análise geral sobre cada um dos principais indicadores socioeconômicos utilizados para avaliar o desenvolvimento da qualidade de vida.

O IDH dos estados brasileiros

As diferenças socioeconômicas entre os estados do Brasil.

Os maiores IDHs do planeta

Os países que possuem as melhores condições de vida.

Os menores IDHs do planeta

Lista dos países que possuem baixo Índice de Desenvolvimento Humano.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)

Entenda o que é Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e conheça sua história. Veja como ele é calculado e quais países têm os maiores ou menores IDH.