Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um índice socioeconômico medido anualmente que avalia o desenvolvimento e progresso de uma localidade. Serve para analisar a perspectiva do desenvolvimento humano, além dos indicadores econômicos, como Produto Interno Bruto (PIB) e o PIB per capita.

Sua importância se dá para a análise de políticas públicas, principalmente nos três critérios avaliados, sendo mais fidedigno à realidade dos locais estudados, que pode ser uma cidade ou até mesmo um país. Antes de ser criado, as políticas públicas levavam em consideração o PIB per capita para compreender determinados espaços, mas essa era uma análise errônea, pois a desigualdade social dos países mais pobres não é mostrada nesse critério.

Leia também: Países subdesenvolvidos – nações cujo desenvolvimento socioeconômico é baixo

Como se calcula o IDH?

O IDH serve para analisar, entre outros fatores, a renda.
O IDH serve para analisar, entre outros fatores, a renda.

O IDH é calculado pela Organização das Nações Unidas (ONU) quando se trata de países, com base nos indicadores sociais de avaliação estabelecidos. Desses indicadores, uma média é feita, colocando os locais analisados em uma ordem que varia de zero a um: quanto mais próximo de um, melhor é a qualidade de vida daquela localidade.

A ONU leva em consideração três indicadores sociais:

Esses indicadores norteiam a medição do IDH em escala local e regional.

Para um parâmetro, valores mínimos e máximos são selecionados e, depois, uma média é feita para chegar-se ao IDH de uma determinada região. Veja os valores:

Indicador

Valor mínimo

Valor máximo

Esperança de vida à nascença (anos)

85

25

Taxa de alfabetização de adultos (%)

100

0

Taxa de escolarização bruta combinada (%)

100

0

PIB per capita (PPC em dólar)

40.000

100

Fonte: Relatório do Desenvolvimento Humano, ONU.

A expectativa de vida é analisada pela qualidade das políticas públicas voltadas à saúde, como saneamento básico, infraestrutura hospitalar, campanhas de vacinação, distribuição de medicamentos, além de outras informações semelhantes. Quanto melhor for a expectativa de vida, mais chance o local tem de ter um IDH próximo de um, desde que os outros dois indicadores também sejam bons/ótimos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Esse índice, para o cálculo do IDH, é medido por uma divisão simples. Por exemplo: um país com expectativa de vida de 70,8 anos. Subtrai-se essa idade da faixa mínima (25 anos), e o resultado é dividido pela subtração da faixa máxima pela mínima (85 – 25 = 60).

Quanto ao acesso à educação e ao conhecimento, isso é medido pelo tempo que a população em análise frequenta as escolas e universidades. Leva-se em conta, também, as políticas educacionais da localidade, como a facilidade ao ensino, seja na educação básica, seja no superior.

O cálculo desse item é feito com base em índices de escolarização de adultos e escolarização bruta combinada. Em seguida, esses dois índices são combinados, e é atribuída uma ponderação de 2/3 para a escolarização adulta e de 1/3 para a escolarização combinada. Depois, há a subtração seguida da divisão, como no exemplo da “esperança de vida”.

Já a distribuição de renda leva em consideração a distribuição das riquezas de um país analisando-se o PIB e o tamanho de sua população (PIB per capita). Além disso, o Poder de Paridade de Compra (PPC) é avaliado, ele é o índice que verifica o quão alto é o nível de compra da população em análise. É medido em dólar.

Para esse cálculo, usa-se um logaritmo de rendimento com o PIB per capita. Veja o exemplo com o PIB per capita do Brasil de 2004, que era de 8.815 dólares:

Após esses cálculos, basta fazer uma média simples com os três resultados para obter-se o IDH local.

Veja também: 10 países mais pobres do mundo

Critérios de avaliação do IDH

A avaliação do IDH é feita baseando-se nos indicadores socioeconômicos já citados (educação, saúde e renda). Com base em dados oficiais, os resultados são colocados em uma ordem, que varia de zero a um. Quanto mais próximo de um, melhor é o IDH.

A ordem de classificação é assim estabelecida:

  • Desenvolvimento humano baixo – abaixo de 0,549

  • Desenvolvimento humano médio – entre 0,550 e 0,699

  • Desenvolvimento humano alto – entre 0,700 e 0,799

  • Desenvolvimento humano muito alto – acima de 0,800

Origem do IDH

A primeira publicação do IDH mundial foi feita em 1990, mas não com a grande quantidade de países que há atualmente. Esse índice foi idealizado por Mahbub ul Haq em parceria com Amartya Sen, ambos economistas asiáticos (paquistanês e indiano, respectivamente).

Esses economistas, em parceria com a ONU, criaram o Relatório do Desenvolvimento Humano, em 1990, que seria a base nas décadas seguintes para a medição do IDH.

Foi um grande avanço em termos de análise social, uma vez que o IDH avalia além das questões econômicas, como o PIB. No entanto, o IDH não abrange todos os critérios de desenvolvimento bem como não esgota as possibilidades de melhorarmos a avaliação social de inúmeros locais.

IDH do mundo

De acordo com o Relatório Desenvolvimento do Humano divulgado em 2020, com base em dados do ano anterior de 189 países, os 10 maiores IDH do mundo estão na Europa, Ásia e Oceania. São eles:

 

Países com maiores IDH

IDH

Noruega

0,957

 Irlanda

0,955

 Suíça

0,955

 Hong Kong

0,949

Islândia

 0,949

Alemanha

0,947

Suécia

 0,945

Austrália

0,944

Holanda

0,944

10º

Dinamarca

0,940

Segundo o mesmo Relatório, estes são os países com os 10 menores IDH do globo:

 

Países com menores IDH

IDH

189º

Níger

0,394

188º

República Centro-Africana

0,397

187º

Chade

0,398

186º

Sudão do Sul

0,433

185º

Burundi

0,433

184º

Mali

0,434

183º

Serra Leoa

0,452

182º

Burkina Faso

0,452

181º

Moçambique

0,456

180º

Eritreia

0,459

Vale ressaltar que todos esses países são africanos, o que reforça a pobreza e desigualdade desse continente.

Os 10 menores IDH do globo são de países africanos.
Os 10 menores IDH do globo são de países africanos.

IDH do Brasil

O Relatório Desenvolvimento do Humano de 2020 trouxe o Brasil na 84º posição, com um IDH de 0,765, uma queda de cinco posições se compararmos com o ano anterior. Esse índice nos coloca atrás de países vizinhos, como Colômbia (0,767), Uruguai (0,817) e Chile (0,851), o maior IDH da América do Sul.

Em relação aos municípios, o maior IDH do Brasil é o de São Caetano do Sul-SP (0,862), e o menor é de Melgaço-PA (0,418).

Acesse também: Pobreza no Brasil – mazela intimamente relacionada à história do país

Exercícios resolvidos

Questão 1 – (IFMG 2017) O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um indicador criado pela ONU que avalia as condições de vida em praticamente todos os países do mundo. Em 2011, o país de mais elevado IDH do mundo foi a Noruega, na Europa, e o país com mais baixo IDH foi a República Democrática do Congo, na África. Num mesmo país, como no Brasil, pode haver alguns lugares onde o IDH é elevado, como no sul do Brasil, e outros lugares com IDH bastante baixos, como no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Marque, abaixo, a opção que NÃO caracteriza um aspecto de medida do IDH:

A) Expectativa de vida ao nascer

B) Renda nacional bruta per capita

C) Média de anos de estudos dos adultos

D) Forte industrialização de base

Resolução

Alternativa D. O IDH leva em consideração a expectativa de vida ao nascer, a renda e a escolarização das pessoas, e não o grau de industrialização de uma localidade.

Questão 2 – (UERJ 2016) O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) é composto por três indicadores: longevidade, educação e renda. No Brasil, o IDH-M cresceu 47,5% entre 1991 e 2010, conforme os mapas.

Geograficamente, o desenvolvimento humano no Brasil apresenta mudanças decorrentes dos seguintes fatores principais:

A) erradicação do analfabetismo – elevação do PIB

B) desaceleração do desemprego – incremento da industrialização

C) decréscimo da natalidade – crescimento da qualificação profissional

D) diminuição da mortalidade infantil – aumento da expectativa de vida

Resolução

Alternativa D. As mudanças no IDH de uma localidade acontecem quando há melhorias em fatores sociais que influenciam nas medições do índice, como melhora na expectativa de vida, aumento de níveis educacionais, e efetivação de boas condições para o desenvolvimento infantil, acarretando na diminuição da taxa de natalidade.  

Por: Átila Matias

Artigos relacionados

Analfabetismo

Analfabetismo, o que é analfabetismo, onde ocorre o analfabetismo, motivos que incentivam o analfabetismo, as conseqüências do analfabetismo para o país, EJA, objetivos do EJA.

Classificação do IDH dos países

Entenda como é realizada a classificação do IDH dos países em diferentes grupos e confira os dados de alguns dos principais territórios do planeta.

Coeficiente de Gini

Entenda o que é o Coeficiente de Gini, qual é a importância desse indicador e quais são as suas vantagens e desvantagens.

Dados Globais

Informações físicas e socioeconômicas do planeta Terra.

Desenvolvimento humano pelo mundo

Confira a análise do conceito de Desenvolvimento Humano e o cálculo do IDH com a sua classificação em diferentes países.

Expectativa de vida

Conheça a definição de expectativa de vida e como esse dado é utilizado para calcular a qualidade de vida das populações.

IDH do Brasil

Conheça o atual valor do IDH do Brasil e confira uma análise dos elementos que compõem esse índice.

Indicadores socioeconômicos

Confira uma análise geral sobre cada um dos principais indicadores socioeconômicos utilizados para avaliar o desenvolvimento da qualidade de vida.

Mortalidade Infantil

Clique aqui e veja quais são as principais causas da mortalidade infantil!

O IDH dos estados brasileiros

As diferenças socioeconômicas entre os estados do Brasil.

Organização Internacional do Trabalho (OIT)

Conheça a Organização Internacional do Trabalho (OIT), sua origem, seus princípios e objetivos.

Organização das Nações Unidas (ONU)

Entenda o que é a Organização das Nações Unidas (ONU). Conheça seus objetivos e saiba quais são os principais órgãos que compõem essa instituição.

Os maiores IDHs do planeta

Os países que possuem as melhores condições de vida.

Os menores IDHs do planeta

Lista dos países que possuem baixo Índice de Desenvolvimento Humano.

PIB – Produto Interno Bruto

Você sabe o que é e como é calculado o PIB? Leia e descubra!

Países desenvolvidos

Saiba mais sobre os países desenvolvidos, caracterizados pelo alto desenvolvimento econômico e social. Esses países apresentam alto grau de industrialização, bem como elevada renda per capita. Veja aqui quem são os países desenvolvidos do mundo, bem como quem são os países subdesenvolvidos!

Países emergentes

Entenda o que são os países emergentes, quem faz parte desse grupo e quais são as suas principais características.

Países subdesenvolvidos

Saiba mais sobre os países subdesenvolvidos ou países menos desenvolvidos, nações que apresentam baixo desenvolvimento social e econômico, segundo a Organização das Nações Unidas. Saiba quais são os três critérios considerados para classificar os países subdesenvolvidos e quais são suas principais características.

Produto Nacional Bruto (PNB)

Entenda o que é Produto Nacional Bruto (PNB), como ele é calculado e a diferença entre PNB e PIB.

Renda Per Capita

Compreenda a importância e as limitações do conceito de renda per capita.