Alemanha

A Alemanha é o segundo país mais populoso do continente europeu e detém o maior Produto Interno Bruto (PIB) da Europa.

Localizada na porção central da Europa, a Alemanha, banhada pelo Mar do Norte e Mar Báltico, possui fronteiras ao norte com a Dinamarca, a leste com a Polônia e a República Tcheca, ao sul com a Áustria e a Suíça, a sudoeste com a França e a oeste com Luxemburgo, Bélgica e Países Baixos.

Seu território, com extensão de 356,7 mil quilômetros quadrados, compreende planícies ao norte, planaltos no centro e os Alpes no sul. Os principais maciços (falhas) antigos são o Xisto-Renano e da Floresta Negra. O clima predominante é o temperado e a rede hidrográfica é composta pelos rios Reno, Elba, Meno, Mosela, Ruhr, Danúbio, entre outros.

A Alemanha é o segundo país mais populoso do continente europeu, com aproximadamente 82 milhões de habitantes, atrás somente da Federação Russa, que possui 140,3 milhões de pessoas. A densidade demográfica, ou seja, população relativa, é de 230 habitantes por quilômetro quadrado. Berlim, capital nacional, possui cerca de 3,4 milhões de habitantes.

O país foi derrotado em duas guerras mundiais, sendo que a segunda, entre os anos de 1939 a 1945, resultou na divisão da Alemanha em Alemanha Oriental (com domínio dos soviéticos) e Alemanha Ocidental (com influência dos Estados Unidos da América, França e Inglaterra). Essa fragmentação resultou na construção do Muro de Berlim, uma das atitudes mais inescrupulosas da Guerra Fria (conflito entre EUA e URSS).


Construção do Muro de Berlim: o muro da vergonha

O Muro de Berlim, construído em agosto de 1961, consistia em uma barreira geográfica, restringindo o contato entre a população da porção oriental com os habitantes da Alemanha Ocidental. Sua extensão era de 156 quilômetros, com 300 torres de observação para impedir a migração de alemães para a porção ocidental. Somente em 1989, o Muro de Berlim foi destruído, e a reunificação da Alemanha foi concretizada no ano seguinte.

Após a reunificação e os financiamentos e investimentos obtidos dos EUA, a Alemanha alcançou um rápido desenvolvimento econômico. Atualmente, o país detém o maior Produto Interno Bruto (PIB) do continente europeu e o quarto do planeta, atrás dos Estados Unidos, China e Japão, respectivamente. A atividade industrial é bastante diversificada, com destaque para os segmentos químico, siderúrgico, metais não ferrosos, automobilístico, biotecnologia, informática, etc.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No âmbito social, a nação ocupa o 10° lugar no ranking mundial de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), com média de 0,885. Entre os bons indicadores estão a alta expectativa de vida (80,2 anos), a renda per capita, os serviços de saneamento ambiental e as baixas taxas de mortalidade infantil (4 para cada mil nascidos vivos) e de analfabetismo.

No entanto, é importante ressaltar que o país não conseguiu superar totalmente as desigualdades existentes entre a porção Oriental e a Ocidental, sobretudo a disparidade econômica. Nos estados da antiga Alemanha Oriental, cerca de 12% dos habitantes estão desempregados, o setor industrial é menos desenvolvido e o PIB per capita é bem inferior se comparado com o dos estados da antiga Alemanha Ocidental.


Berlim, capital da Alemanha

Dados da Alemanha:

Extensão territorial: 356.733 km².

Localização: Europa.

Capital: Berlim. 

Clima: Temperado.

Governo: República parlamentarista.

Divisão administrativa: 16 estados.

Idioma: Alemão.

Religiões: Cristianismo 74,9% (protestantes 35,1%, católicos 32,6%, outros 7,2%), sem religião 18%, outras 5%, ateísmo 2,1%.

População: 82.056.775 habitantes. (Homens: 40.255.333; Mulheres: 41.801.442).

Densidade demográfica: 230 hab./km².

Taxa média anual de crescimento populacional: -0,08%.

População residente em área urbana: 73,8%.

População residente em área rural: 26,2%.

População subnutrida: menor que 5%.

Taxa de mortalidade infantil: 4 para cada mil nascidos vivos.

Esperança de vida ao nascer: 80,2 anos.

Domicílios com acesso a água potável: 100%.

Domicílios com acesso a rede sanitária: 100%.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,885 (muito alto).

Moeda: Euro.

Produto Interno Bruto (PIB): 3,6 trilhões de dólares.

PIB per capita: 40.528 dólares.

Relações exteriores: Banco Mundial, FMI, G-8, OCDE, OMC, ONU, OTAN, UE.

Bandeira da Alemanha

Bandeira da Alemanha

Por: Wagner de Cerqueria e Francisco

Artigos relacionados

Noruega

Você sabia que a Noruega possui o maior IDH do planeta? Clique e confira!

Otto von Bismarck e a Unificação Alemã

Neste texto você irá encontrar informações sobre o processo de Unificação Alemã.

França

Confira os aspectos econômicos, sociais, naturais e os principais dados da França.

Holanda

Conheça as características físicas e humanas da Holanda, oficialmente denominada por Países Baixos.

Suíça

As principais características políticas, econômicas, sociais e físicas da Suíça.

Bélgica

Conheça a Bélgica, um país localizado na Europa Ocidental que esteve entre os pioneiros na fundação da União Europeia e da OTAN.

Croácia

Aspectos naturais e humanos da Croácia, com informações sobre o clima, o relevo, a economia, a população e inúmeros dados.

A divisão da Alemanha

Clique aqui e confira um pouco do processo de divisão da Alemanha!

Portugal

País responsável pelo processo de colonização no Brasil.

Espanha

Características de um dos principais destinos turísticos do mundo.

Polônia

Conheça aspectos importantes sobre a Polônia. Saiba sobre suas características históricas e geográficas, assim como a cultura local.

Itália

Características de uma das maiores potências econômicas do mundo.