Alemanha

A Alemanha é o segundo país mais populoso do continente europeu e detém o maior Produto Interno Bruto (PIB) da Europa.

Localizada na porção central da Europa, a Alemanha, banhada pelo Mar do Norte e Mar Báltico, possui fronteiras ao norte com a Dinamarca, a leste com a Polônia e a República Tcheca, ao sul com a Áustria e a Suíça, a sudoeste com a França e a oeste com Luxemburgo, Bélgica e Países Baixos.

Seu território, com extensão de 356,7 mil quilômetros quadrados, compreende planícies ao norte, planaltos no centro e os Alpes no sul. Os principais maciços (falhas) antigos são o Xisto-Renano e da Floresta Negra. O clima predominante é o temperado e a rede hidrográfica é composta pelos rios Reno, Elba, Meno, Mosela, Ruhr, Danúbio, entre outros.

A Alemanha é o segundo país mais populoso do continente europeu, com aproximadamente 82 milhões de habitantes, atrás somente da Federação Russa, que possui 140,3 milhões de pessoas. A densidade demográfica, ou seja, população relativa, é de 230 habitantes por quilômetro quadrado. Berlim, capital nacional, possui cerca de 3,4 milhões de habitantes.

O país foi derrotado em duas guerras mundiais, sendo que a segunda, entre os anos de 1939 a 1945, resultou na divisão da Alemanha em Alemanha Oriental (com domínio dos soviéticos) e Alemanha Ocidental (com influência dos Estados Unidos da América, França e Inglaterra). Essa fragmentação resultou na construção do Muro de Berlim, uma das atitudes mais inescrupulosas da Guerra Fria (conflito entre EUA e URSS).


Construção do Muro de Berlim: o muro da vergonha

O Muro de Berlim, construído em agosto de 1961, consistia em uma barreira geográfica, restringindo o contato entre a população da porção oriental com os habitantes da Alemanha Ocidental. Sua extensão era de 156 quilômetros, com 300 torres de observação para impedir a migração de alemães para a porção ocidental. Somente em 1989, o Muro de Berlim foi destruído, e a reunificação da Alemanha foi concretizada no ano seguinte.

Após a reunificação e os financiamentos e investimentos obtidos dos EUA, a Alemanha alcançou um rápido desenvolvimento econômico. Atualmente, o país detém o maior Produto Interno Bruto (PIB) do continente europeu e o quarto do planeta, atrás dos Estados Unidos, China e Japão, respectivamente. A atividade industrial é bastante diversificada, com destaque para os segmentos químico, siderúrgico, metais não ferrosos, automobilístico, biotecnologia, informática, etc.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No âmbito social, a nação ocupa o 10° lugar no ranking mundial de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), com média de 0,885. Entre os bons indicadores estão a alta expectativa de vida (80,2 anos), a renda per capita, os serviços de saneamento ambiental e as baixas taxas de mortalidade infantil (4 para cada mil nascidos vivos) e de analfabetismo.

No entanto, é importante ressaltar que o país não conseguiu superar totalmente as desigualdades existentes entre a porção Oriental e a Ocidental, sobretudo a disparidade econômica. Nos estados da antiga Alemanha Oriental, cerca de 12% dos habitantes estão desempregados, o setor industrial é menos desenvolvido e o PIB per capita é bem inferior se comparado com o dos estados da antiga Alemanha Ocidental.


Berlim, capital da Alemanha

Dados da Alemanha:

Extensão territorial: 356.733 km².

Localização: Europa.

Capital: Berlim. 

Clima: Temperado.

Governo: República parlamentarista.

Divisão administrativa: 16 estados.

Idioma: Alemão.

Religiões: Cristianismo 74,9% (protestantes 35,1%, católicos 32,6%, outros 7,2%), sem religião 18%, outras 5%, ateísmo 2,1%.

População: 82.056.775 habitantes. (Homens: 40.255.333; Mulheres: 41.801.442).

Densidade demográfica: 230 hab./km².

Taxa média anual de crescimento populacional: -0,08%.

População residente em área urbana: 73,8%.

População residente em área rural: 26,2%.

População subnutrida: menor que 5%.

Taxa de mortalidade infantil: 4 para cada mil nascidos vivos.

Esperança de vida ao nascer: 80,2 anos.

Domicílios com acesso a água potável: 100%.

Domicílios com acesso a rede sanitária: 100%.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,885 (muito alto).

Moeda: Euro.

Produto Interno Bruto (PIB): 3,6 trilhões de dólares.

PIB per capita: 40.528 dólares.

Relações exteriores: Banco Mundial, FMI, G-8, OCDE, OMC, ONU, OTAN, UE.

Bandeira da Alemanha

Bandeira da Alemanha

Por: Wagner de Cerqueria e Francisco

Artigos relacionados

A divisão da Alemanha

Clique aqui e confira um pouco do processo de divisão da Alemanha!

Bélgica

Conheça a Bélgica, um país localizado na Europa Ocidental que esteve entre os pioneiros na fundação da União Europeia e da OTAN.

Croácia

Aspectos naturais e humanos da Croácia, com informações sobre o clima, o relevo, a economia, a população e inúmeros dados.

Espanha

Características de um dos principais destinos turísticos do mundo.

França

Confira os aspectos econômicos, sociais, naturais e os principais dados da França.

Holanda

Conheça as características físicas e humanas da Holanda, oficialmente denominada por Países Baixos.

Itália

Características de uma das maiores potências econômicas do mundo.

Noruega

Você sabia que a Noruega possui o maior IDH do planeta? Clique e confira!

Otto von Bismarck e a Unificação Alemã

Neste texto você irá encontrar informações sobre o processo de Unificação Alemã.

Polônia

Conheça aspectos importantes sobre a Polônia. Saiba sobre suas características históricas e geográficas, assim como a cultura local.

Portugal

País responsável pelo processo de colonização no Brasil.

Suíça

As principais características políticas, econômicas, sociais e físicas da Suíça.