Bélgica

A Bélgica é um país reconhecido pela sua pluralidade étnica, com povos que utilizam os idiomas francês, holandês e alemão.

Bandeira da Bélgica
Bandeira da Bélgica

A Bélgica é um país localizado na Europa Ocidental, fazendo fronteira com a Holanda a nordeste, com a Alemanha a leste, com Luxemburgo a sudeste e com a França ao sul e a oeste. Ao norte, o país é banhado pelo Mar do Norte, que o separa do Reino Unido. Possui uma área territorial de apenas 30.530 km² (pouco maior que Alagoas), onde habitam cerca de 10,7 milhões de habitantes, perfazendo uma densidade demográfica de 353 habitantes por km².

O relevo da Bélgica possui duas grandes compartimentações. Ao norte e a oeste, predominam as formas de relevo em planície, marcada pelas baixas altitudes. Nessas áreas existem algumas zonas costeiras onde se estabelece uma cadeia de dunas, formada pelos ventos e fixada pela vegetação circundante. Já nas regiões mais ao sul e a leste, há algumas séries de elevações, resultando na formação de planaltos, onde se posicionam as calhas dos rios Sambre e Mosa.

Já em termos climáticos, a Bélgica é caracterizada pelo clima temperado, marcado predominantemente pelas latitudes médias e pela ação intensiva da maritimidade. Por isso, a amplitude térmica não é muito elevada, com verões não muito quentes e invernos não muito frios, o que é provocado pela elevada umidade ao longo de praticamente todo o ano e pelo frequente regime de chuvas. Nos períodos de inverno, as temperaturas mínimas alcançam os 5,5ºC e, no verão, não ultrapassam os 25ºC.

A Bélgica é reconhecida principalmente pelo seu mosaico étnico-linguístico, composto por três regiões que representam, respectivamente, os idiomas francês, alemão e holandês. Ao norte, na região de Flandres, habita a comunidade flamenga, que fala holandês, também chamado de neerlandês. A leste, vivem povos de origem germânica e que, por esse motivo, falam o alemão. Já ao sul, onde habitam os povos valões, fala-se o francês, que se constitui como o principal idioma do país. Nota-se que, na capital Bruxelas, tanto o francês quanto o holandês são cotidianamente pronunciados pela população.

Apesar de ter sido invadida pela Alemanha nas duas grandes guerras mundiais do século XX, a economia da Bélgica, em ambos os momentos históricos, apresentou rápidos e promissores sinais de recuperação, tanto que é atualmente o 7º maior PIB da Europa, embora sua população seja pequena em relação à dos demais países. Além do Plano Marshal – plano de empréstimos oferecidos pelos EUA durante a Guerra Fria –, um dos elementos que contribuíram para o desenvolvimento do país foi o seu protagonismo frente à formação da União Europeia, sendo que Bruxelas atualmente abriga a sede dessa entidade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Bélgica, juntamente a Holanda e Luxemburgo, formou, em 1948, o Benelux, o primeiro acordo econômico internacional, que mais tarde veio a integrar a CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço) e que, tempos depois, transformou-se em Mercado Comum Europeu e, finalmente, em União Europeia. Houve participação dos belgas também na fundação da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), de forma que a sua sede também se situa na cidade de Bruxelas.

Vista de Monts des Arts, importante ponto turístico de Bruxelas
Vista de Monts des Arts, importante ponto turístico de Bruxelas

Dados sobre a Bélgica*:

Localização: Europa Ocidental

Extensão territorial: 30.530 km²

Sistema de Governo: Monarquia Parlamentar Constitucional

Rei: Filipe da Bélgica

Primeiro-Ministro: Elio Di Rupo

Capital: Bruxelas

Idiomas Oficiais: Francês, Alemão e Holandês

Religiões: Catolicismo (90%), Islamismo (1,1%), ateísmo (7,5%), outras (1,4%)

Moeda: Euro

População: 10.787.788 habitantes

População residente em área urbana: 97,5%

População residente em área rural: 2,5%

Densidade demográfica: 353 hab/km²

Taxa de crescimento populacional: 0,287

Taxa de natalidade: 11 por mil

Taxa de mortalidade: 10 por mil

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,897

Expectativa de vida: 80,0 anos

População subnutrida: menor que 5%

Calorias consumidas: 3.720 Kcal/dia

População com acesso à água potável: 100%

População com acesso à rede sanitária: 100%

Produto Interno Bruto (PIB): US$ 483 bilhões

População Economicamente Ativa: 53,94%

Gastos públicos com saúde: 8% do PIB

* Dados retirados do IBGE Países referentes ao ano de 2013.

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos relacionados

Albânia

Conheça a Albânia, um dos países menos visitados da Europa, mas que possui muitas riquezas naturais e culturais. Saiba mais sobre as características desse país.

Alemanha

Clique aqui e conheça fatos da história da Alemanha, país de destaque mundial!

Bósnia-Herzegóvina

Conheça um pouco das características da Bósnia-Herzegóvina, país que declarou sua independência em 1992.

Croácia

Aspectos naturais e humanos da Croácia, com informações sobre o clima, o relevo, a economia, a população e inúmeros dados.

Europa Centro-Ocidental

Europa Centro-Ocidental, continente europeu, Irlanda, Reino Unido, Países Baixos, Holanda do Norte, Holanda do Sul, Bélgica, França, Espanha, Portugal, Luxemburgo, micropaíses, Mônaco, Andorra, Benelux, empresas transnacionais, União Europeia, investimentos estrangeiros, jazidas minerais, minérios, reservas de carvão mineral, petróleo, Mar do Norte, geração de energia elétrica, usinas termonucleares, termoelétricas.

Itália

Características de uma das maiores potências econômicas do mundo.

OTAN

OTAN, O que é a OTAN, onde surgiu a OTAN, quando surgiu a OTAN, Organização do tratado do Atlântico Norte.

Polônia

Conheça aspectos importantes sobre a Polônia. Saiba sobre suas características históricas e geográficas, assim como a cultura local.

União Européia

União Européia: o que é União Européia, quem participa da União Européia, quais são os objetivos da União Européia.

Zona do Euro

Compreenda o que é a Zona do Euro e veja quais são os seus países integrantes.