Zona do Euro

A Zona do Euro compreende os países que adotaram oficialmente essa moeda que passou a circular em 2002.

O euro é uma das moedas mais importantes da atualidade
O euro é uma das moedas mais importantes da atualidade

A zona do euro – ou área do euro – corresponde aos países-membros da União Europeia (UE) que adotaram o euro como moeda oficial, ou seja, é uma espécie de União Monetária que existe dentro desse bloco econômico, haja vista que nem todos os seus países-membros utilizam essa moeda comum. Além disso, existem ainda países que não são membros da UE que também adotaram o euro oficialmente.

As normas para adoção de uma moeda única para a União Europeia foram deliberadas em 1992, com a elaboração do Tratado de Maastricht, assinado no ano seguinte. Com isso, ele foi criado em 1999, mas seu uso se dava apenas como referência cambial para dados contabilísticos e transações virtuais internacionais. Apenas no dia 1º de janeiro de 2002 que o euro passou a entrar em circulação em forma de moeda física, passando a substituir as moedas nacionais dos países que inicialmente o adotaram.

Atualmente, 17 países fazem parte da zona do euro. Entre os demais, dois optaram pela não adoção da moeda (Reino Unido e Dinamarca) e o restante ainda não preenche as características necessárias, o que deverá ser resolvido ao longo dos próximos anos. Confira a seguir a cronologia do crescimento do euro pela Europa.

1999: Adotaram o euro os seguintes países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos e Portugal.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

2001: Adoção da Grécia.

2007: Adoção da Eslovênia.

2008: Adoção de Chipre e Malta.

2009: Adoção da Eslováquia.

2011: Adoção da Estônia.

Mapa dos países que adotaram o euro como moeda oficial
Mapa dos países que adotaram o euro como moeda oficial

O euro é gerido e regulamentado pelo Banco Central Europeu, sendo também coordenado nos bancos centrais de cada país que o adota. As articulações entre essas entidades são chamadas de Eurosistema.

Apesar das recentes oscilações econômicas concernentes à crise que atingiu o euro nos últimos anos, é válido mencionar que essa moeda não perdeu a sua importância, sendo ainda a segunda maior do mundo em poder e importância, atrás apenas do dólar.

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos relacionados

Brexit: a saída do Reino Unido da União Europeia

Saiba o que é Brexit, ou a saída do Reino Unido da União Europeia, e fique por dentro das consequências disso para o atual cenário político-econômico da Europa e do mundo.

Bélgica

Conheça a Bélgica, um país localizado na Europa Ocidental que esteve entre os pioneiros na fundação da União Europeia e da OTAN.

Etapas de formação da União Europeia

Entenda as diferentes etapas evolutivas do processo de formação da União Europeia.

Eurotúnel

O Eurotúnel é um dos maiores projetos de infraestrutura da Europa. Clique e confira!

Política Agrícola Comum da União Europeia

Entenda o que foi a PAC – Política Agrícola Comum da União Europeia, bem como suas características e consequências.

União Européia

União Européia: o que é União Européia, quem participa da União Européia, quais são os objetivos da União Européia.