Croácia

A Croácia, país da Península Balcânica, já foi integrante da extinta Iugoslávia e ingressou na União Europeia em 2013.

A Croácia é um país localizado no sul da Europa, na Península dos Bálcãs, fazendo fronteira com Bósnia-Herzegóvina, Montenegro, Sérvia, Hungria e Eslovênia. Sua costa leste é banhada pelo Mar Adriático, que a separa da Itália. Possui uma área territorial de 56.590 km² (correspondente ao território da Paraíba), com uma população de 4,3 milhões de pessoas, totalizando uma densidade demográfica de 78 habitantes por km².

A Croácia, juntamente aos seus países vizinhos da Península Balcânicia – Montenegro, Bósnia-Herzegóvina, Sérvia e Macedônia –, já foi parte da extinta Iugoslávia que, desde o final da Segunda Guerra Mundial, tornou-se uma república socialista e opôs-se ao sistema soviético stalinista. Com a morte de seu líder máximo, Tito, houve uma retomada das diferenças históricas entre as composições étnicas que culminou na separação dos membros integrantes e no fim da Iugoslávia. No caso da Croácia, a independência efetivou-se em 1991.

Os aspectos naturais da Croácia envolvem um relevo dividido em três grandes áreas e um clima classificado em dois tipos diferentes. As três regiões que formam o relevo da Croácia são: as planícies do norte e do nordeste, com baixas altitudes; as grandes montanhas do centro-leste do país; e o litoral, recortado por várias entradas e ilhas. Os dois tipos climáticos são o mediterrâneo, nas zonas litorâneas, e o temperado continental nas regiões interioranas do país, esse último com uma grande variabilidade térmica, com invernos congelantes e verões muito quentes.

A economia da Croácia é caracterizada por ser bastante aberta ao capital estrangeiro. A agricultura é voltada para a produção de alimentos, além de haver uma ampla extração mineral de carvão, petróleo e bauxita. A indústria é relativamente desenvolvida e atua principalmente na área têxtil, vinícola e química. O setor terciário, porém, é o principal ramo da economia, impulsionado principalmente pelo turismo, bastante forte no país.

Em 2005, os croatas iniciaram as negociações de entrada na União Europeia, o que veio a efetivar-se em 2013. Espera-se que o euro seja adotado após a realização de ajustes fiscais e burocráticos nos próximos anos.

Quanto à população, cerca de 58% habitam o meio urbano e 42%, o meio rural. A cidade que mais concentra habitantes é a capital Zagreb, que possui quase 800 mil habitantes, muito à frente das segunda e terceira colocadas, que são Split e Rijeka, que contam com pouco mais de 140 mil pessoas cada uma. A maioria étnica do país é composta pelos croatas, com cerca de 89% dos habitantes. A religião mais professada é o catolicismo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vista panorâmica da cidade de Zagreb, capital da Croácia
Vista panorâmica da cidade de Zagreb, capital da Croácia

Dados da Croácia*

Localização: Sul da Europa / Península Balcânica

Extensão territorial: 56.590 km²

Capital: Zagreb

Idioma: Croata

Religiões: Catolicismo (87,8%), Catolicismo Ortodoxo (3%) e outras.

Moeda: Kuna

População: 4.387.376 habitantes

População residente em área urbana: 58%

População residente em área rural: 42%

Densidade demográfica: 78 hab/km²

Taxa de crescimento populacional: -0,194%

Taxa de natalidade: 10 por mil

Taxa de mortalidade: 12 por mil

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,805 (alto)

Expectativa de vida: 76,8 anos

População subnutrida: menor que 5%

Calorias consumidas: 2.650 Kcal/dia

População com acesso à água potável: 99%

População com acesso à rede sanitária: 99%

Produto Interno Bruto (PIB): US$ 56,4 bilhões

PIB Per Capita: US$ 13.105

População Economicamente Ativa: 52,51%

Gastos públicos com saúde: 6,6% do PIB

* Dados retirados do IBGE Países referentes ao ano de 2013.

Bandeira da Croácia

Bandeira da Croácia

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos relacionados

Bélgica

Conheça a Bélgica, um país localizado na Europa Ocidental que esteve entre os pioneiros na fundação da União Europeia e da OTAN.

Polônia

Conheça aspectos importantes sobre a Polônia. Saiba sobre suas características históricas e geográficas, assim como a cultura local.

Albânia

Conheça a Albânia, um dos países menos visitados da Europa, mas que possui muitas riquezas naturais e culturais. Saiba mais sobre as características desse país.

Itália

Características de uma das maiores potências econômicas do mundo.

Alemanha

Clique aqui e conheça fatos da história da Alemanha, país de destaque mundial!

Bósnia-Herzegóvina

Conheça um pouco das características da Bósnia-Herzegóvina, país que declarou sua independência em 1992.