Suíça

A Suíça é reconhecida pela sua neutralidade política e pelo elevado nível de vida de sua população.

A Suíça – oficialmente denominada por Confederação Helvética – é um país localizado no centro da Europa Ocidental e sem saídas para o mar, fazendo fronteira com a Alemanha ao norte, com a Áustria e Liechtenstein a leste, com a Itália ao sul e com a França a oeste. Possui uma área territorial de 41.280 km², onde habitam cerca de 7,7 milhões de pessoas, perfazendo uma densidade demográfica de 187 habitantes por quilômetro quadrado.

A cidade de Berna é a capital administrativa e possui uma população de aproximadamente 200 mil pessoas. Já Lausana é a capital judicial do país, com cerca de 150 mil pessoas. As principais cidades no ponto de vista político-econômico são Zurique, Genebra e Basileia. Em virtude das transformações e interações históricas, adotam-se oficialmente três idiomas na Suíça: o alemão, o francês e o italiano.

O relevo da Suíça é usualmente compartimentado em três grandes regiões. A primeira e mais conhecida dentre elas são os Alpes, uma cadeia de montanhas que se estende por outros países da Europa; é nesse local que se encontra o ponto mais alto do país, o monte Rosa, com 4634 metros de altitude. A segunda região é o planalto central, que ocupa a maior parte do país e possibilita a ocorrência das principais práticas econômicas, incluindo a agricultura. Além disso, a noroeste existem as Montanhas de Jura, que anunciam o tipo de relevo geologicamente recente no território suíço.

Nessas regiões montanhosas, o clima é mais frio, de altitude. Já nas regiões planálticas, as características atmosféricas são do tipo temperado, com elevadas precipitações em algumas épocas do ano. Os principais agentes de transformação do clima local são a altitude, a latitude e a continentalidade.

Apesar de ter um PIB pequeno quando comparado às grandes potências mundiais, a economia suíça faz desse país uma das principais nações desenvolvidas do mundo. O setor predominante é o terciário, correspondente a mais de 70% das atividades econômicas, enquanto a agricultura não ultrapassa 1% de participação na geração de riquezas. O setor industrial atua principalmente em tecnologias avançadas, como a microtecnologia, a biogenética e o setor farmoquímico. Em razão dos avanços econômicos e da estabilidade política, a Suíça possui um dos mais altos padrões de vida, possuindo o nono melhor IDH do mundo.

Além da política econômico-social do país ter sido do tipo reformista, realizando intervenções estruturais que permitiram um amplo desenvolvimento social, uma das explicações para a estabilidade da Suíça é a neutralidade política adotada pelo país desde tempos históricos. Mesmo se localizando em uma zona em que vários conflitos ocorreram, como as duas grandes guerras mundiais, além de ser uma área de elevada tensão durante a Guerra Fria, os suíços conseguiram manter-se alheios a essas questões, o que lhes permitiu uma maior onda de investimentos em seu próprio território. Para se ter uma ideia, a Suíça passou a integrar a ONU somente a partir do ano de 2002.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Atualmente, a Suíça vem se portando como um dos principais exemplos em termos de política de Estado, sendo uma referência tanto para o mundo desenvolvido quanto para os países em desenvolvimento.

Dados sobre a Suíça*:

Localização: Europa Ocidental

Extensão territorial: 41.280 km²

Sistema de Governo: República Parlamentarista (sem chefes de Estado)

Capital: Berna

Idiomas Oficiais: Alemão, Italiano e Francês

Religiões: Catolicismo (46,2%), Protestantismo (40%), Islamismo (2,2%), Catolicismo Ortodoxo (1%), Judaísmo (0,3%), outras (10,3%).

População: 7.733.709 habitantes

Densidade demográfica: 187 hab/km²

Taxa média anual de crescimento populacional: 0,388%

Taxa de natalidade: 10 por mil

População residente em área rural: 74%

População residente em área urbana: 26%

População subnutrida: menor que 5%

Esperança de vida ao nascer: 82,5 anos

Domicílios com acesso à água potável: 100%

Domicílios com acesso à rede sanitária: 100%

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,913

Moeda: Franco Suiço

Produto Interno Bruto (PIB): US$ 631 bilhões

PIB per capita: US$ 78.924

População Economicamente Ativa: 67,39%

Gastos públicos com saúde: 6,8%

* Dados do IBGE Países referentes ao ano de 2013.

Imagem da Bandeira da Suíça

Imagem da Bandeira da Suíça

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos relacionados

Polônia

Conheça aspectos importantes sobre a Polônia. Saiba sobre suas características históricas e geográficas, assim como a cultura local.

Guerra Civil e Reforma na Suíça

Conheça o processo da Reforma na Suíça e como as divergências doutrinárias resultaram em uma violenta Guerra Civil.

Itália

Características de uma das maiores potências econômicas do mundo.

Alemanha

Clique aqui e conheça fatos da história da Alemanha, país de destaque mundial!

Noruega

Você sabia que a Noruega possui o maior IDH do planeta? Clique e confira!

França

Confira os aspectos econômicos, sociais, naturais e os principais dados da França.