O IDH dos estados brasileiros

A Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), desenvolveu uma medida para estabelecer a qualidade de vida de uma determinada população (cidade, estado, país), que foi denominada Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Essa média varia de 0 a 1, sendo que quanto mais próximas de 1, maior o IDH de um local. Para se obter o IDH são analisados três aspectos:

- Escolaridade: média de anos de estudo da população adulta e expectativa da vida escolar.

- Renda: obtida através da Renda Nacional Bruta (RNB) per capita, que avalia praticamente os mesmos aspectos que o PIB per capita (calculado com base na paridade de poder de compra dos habitantes), entretanto, a RNB também considera os recursos financeiros enviados do exterior.

- Nível de saúde: baseia-se na expectativa de vida da população.

O Brasil tem apresentado evoluções em todos os critérios analisados para o cálculo desse índice, e, conforme dados divulgados em novembro de 2010 pela ONU, o país detém alto IDH: 0,699, ocupando o 73° lugar no ranking mundial.

Porém, ao estabelecer essa média em âmbito nacional, ocorre a homogeneização dos aspectos sociais de toda a população, desconsiderando as disparidades socioeconômicas no território brasileiro.

Ao analisarmos as médias de IDH dos estados do Brasil, ficam explícitas as diferenças sociais entre eles, com destaque para os elevados índices da Região Sul e os baixos IDHs dos estados nordestinos.

Obs.: Em novembro de 2010, a ONU, utilizando os novos critérios de cálculo, divulgou uma lista de IDH dos países. No entanto, esse novo método ainda não foi utilizado para os estados brasileiros. Sendo assim, o ranking nacional segue o modelo e dados divulgados em 2006 pelo Pnud:


1° Distrito Federal: 0,874.
2° Santa Catarina: 0,840.
3° São Paulo: 0,833.
4° Rio de Janeiro: 0,832.
5° Rio Grande do Sul: 0,832.
6° Paraná: 0,820.
7° Espírito Santo: 0,802.
8° Mato Grosso do Sul: 0,802.
9° Goiás: 0,800.
10° Minas Gerais: 0,800.
11° Mato Grosso: 0,796.
12° Amapá: 0,780.
13° Amazonas: 0,780.
14° Rondônia: 0,756.
15° Tocantins: 0,756.
16° Pará: 0,755.
17° Acre: 0,751.
18° Roraima: 0,750.
19° Bahia: 0,742.
20° Sergipe: 0,742.
21° Rio Grande do Norte: 0,738.
22° Ceará: 0,723.
23° Pernambuco: 0,718.
24° Paraíba: 0,718.
25° Piauí: 0,703.
26° Maranhão: 0,683.
27° Alagoas: 0,677.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Apesar do alto IDH, o Brasil ainda apresenta vários problemas sociais

Apesar do alto IDH, o Brasil ainda apresenta vários problemas sociais

Por: Wagner de Cerqueria e Francisco

Artigos relacionados

A regionalização do Brasil

A regionalização do Brasil, Quando o Brasil foi regionalizado, Quem elaborou o processo de regionalização brasileira, Os critérios usados para a regionalização do Brasil, A região Centro-Oeste, A região Nordeste, A região Norte, A região sudeste, A região Sul.

As cidades mais populosas do Brasil

As cidades brasileiras que apresentam mais de 1 milhão de habitantes.

Atividades econômicas: empregados, desempregados e inativos no Brasil

Atividades econômicas: empregados, desempregados e inativos no Brasil, O que são Atividades econômicas: empregados, desempregados e inativos no Brasil, O que é PEA, Os inativos e o mercado de trabalho, Quem compõe o PEA.

Candidatos à presidência do Brasil: 2010.

Informações sobre os candidatos ao cargo político mais importante do Brasil.

Comércio Exterior no Brasil

Comércio Exterior no Brasil, o que é comércio exterior, as exportações brasileiras em 1960, as exportações brasileiras nos dias de hoje, as importações brasileiras, os principais mercados que o Brasil exporta, os principais parceiros que o Brasil importa.

Divisão Regional no Brasil

Divisão regional do Brasil, O que é a Divisão regional do Brasil, Os aspectos da Divisão regional do Brasil, Como ocorreu a Divisão regional do Brasil, Qual órgão realizou a Divisão regional do Brasil, A utilização do termo região.

Estrutura fundiária do Brasil

Estrutura fundiária no Brasil, O que é Estrutura fundiária, Os problemas decorrentes da concentração de terras, Os fatores que conduziram à concentração fundiária no Brasil.

Formas de trabalho rural no Brasil

Formas de trabalho rural no Brasil, Quais são as principais formas de trabalho rural no Brasil, O que são posseiros, O que são parceiros, O que são pequenos proprietários, O que são arrendatários, O que são assalariados temporários, O que são trabalhadores não-remunerados.

Modernização e crescimento do Brasil

Crescimento e modernização do Brasil, O que é o Crescimento e modernização do Brasil, Como ocorreu o Crescimento e a modernização do Brasil, Quando ocorreu o Crescimento e modernização do Brasil, Quais foram os aspectos do Crescimento e modernização do Brasil.

Dados Globais

Informações físicas e socioeconômicas do planeta Terra.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)

Índice de Desenvolvimento Humano, Mahhud Ul Haq, economista, qualidade de vida, países, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, indicadores sociais, analfabetismo, mortalidade infantil.

Mortalidade Infantil

Clique aqui e veja quais são as principais causas da mortalidade infantil!

Os menores IDHs do planeta

Lista dos países que possuem baixo Índice de Desenvolvimento Humano.

População atual do Brasil

Os Censos Demográficos e o aumento populacional brasileiro.

Classificação do IDH dos países

Entenda como é realizada a classificação do IDH dos países em diferentes grupos e confira os dados de alguns dos principais territórios do planeta.

IDH do Brasil

Conheça o atual valor do IDH do Brasil e confira uma análise dos elementos que compõem esse índice.

Os maiores IDHs do planeta

Os países que possuem as melhores condições de vida.