<

Comércio Exterior no Brasil

O Brasil é um grande exportador de produtos agrícolas
O Brasil é um grande exportador de produtos agrícolas

Comércio exterior é a troca de bens e serviços realizada entre fronteiras internacionais ou territoriais. Normalmente representa uma grande parcela do PIB. Até 1960, o Brasil exportava produtos primários como o algodão, cacau, fumo, açúcar, madeira, carne, café (representando 70% das exportações) e outros. Os produtos naturais não manufaturados representavam taxa maior que 95% nas exportações.

Hoje, o Brasil exporta diversos produtos industrializados e semimanufaturados como calçados, suco de laranja, produtos têxteis, óleos comestíveis, bebidas, alimentos industrializados, aparelhos mecânicos, armamentos, produtos químicos, material de transporte e outros chegando a 55% e 65% das exportações.

As importações também sofreram alterações, pois antigamente importava-se quase que totalmente, bens manufaturados, e hoje aproximadamente 40% das importações são matérias-primas, combustíveis, minerais, trigo, carne, bebidas, artigo de informática e telefonia, alguns metais, máquinas, motores e vário outros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os principais mercados que o Brasil exporta seus produtos são: União Européia, Estados Unidos, Argentina, Japão, Paraguai, Uruguai, México, Chile, China, Taiwan, Coréia do Sul e Arábia Saudita.

Os principais parceiros que o Brasil importa seus produtos são: Estados Unidos, União Européia, Argentina, Arábia Saudita, Japão, Venezuela, México, Uruguai, Chile, China, Coréia do Sul, Kuwait e Nigéria.

Por: PrePara Enem

Artigos relacionados

Atividades econômicas: empregados, desempregados e inativos no Brasil

Atividades econômicas: empregados, desempregados e inativos no Brasil, O que são Atividades econômicas: empregados, desempregados e inativos no Brasil, O que é PEA, Os inativos e o mercado de trabalho, Quem compõe o PEA.

Brics

As características dos Brics e sua importância na ordem econômica internacional.

Divisão Regional no Brasil

Divisão regional do Brasil, O que é a Divisão regional do Brasil, Os aspectos da Divisão regional do Brasil, Como ocorreu a Divisão regional do Brasil, Qual órgão realizou a Divisão regional do Brasil, A utilização do termo região.

Estrutura fundiária do Brasil

Estrutura fundiária no Brasil, O que é Estrutura fundiária, Os problemas decorrentes da concentração de terras, Os fatores que conduziram à concentração fundiária no Brasil.

Formas de trabalho rural no Brasil

Formas de trabalho rural no Brasil, Quais são as principais formas de trabalho rural no Brasil, O que são posseiros, O que são parceiros, O que são pequenos proprietários, O que são arrendatários, O que são assalariados temporários, O que são trabalhadores não-remunerados.

Modernização e crescimento do Brasil

Crescimento e modernização do Brasil, O que é o Crescimento e modernização do Brasil, Como ocorreu o Crescimento e a modernização do Brasil, Quando ocorreu o Crescimento e modernização do Brasil, Quais foram os aspectos do Crescimento e modernização do Brasil.

O IDH dos estados brasileiros

As diferenças socioeconômicas entre os estados do Brasil.

PIB do Brasil

Entenda como é feito do cálculo do PIB. Saiba quais são os países mais ricos do mundo. Conheça os estados brasileiros com os maiores PIB.

Rodada Doha

A Rodada Doha e suas implicações na ordem econômica mundial.