Divisão Regional no Brasil

Divisão regional do Brasil
Divisão regional do Brasil

O termo região é extremamente utilizado, principalmente na ciência geográfica que representa uma das categorias da Geografia. A palavra região pode ser utilizada em várias escalas, em nível particular e geral, em nível econômico ou natural. Dessa forma, utilizamos o termo nas seguintes ocasiões: região produtora de café, região industrial, região rica, região pobre, região de clima tropical, região afetada por furacão e dezenas de outras possibilidades.

As regiões se diferem por causa de suas particularidades, desprezando sua grandeza ou localização geográfica. São distintas por suas atuações com a produção agropecuária (região da soja, milho, leite, tomate entre outras), centros urbanos (região metropolitana de São Paulo e Rio de Janeiro), influência de um município (região de Goiânia, Uberlândia, Presidente Prudente etc.).

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 1970, dividiu o território brasileiro em regiões: Região Sul, Sudeste, Centro Oeste, Nordeste e Norte. Em 1988, com a divisão do Estado de Goiás, a demarcação territorial sofreu uma modificação, o novo estado do Tocantins foi incorporado à região Norte.

A configuração econômica, social e cultural de uma região é resultado do contexto histórico, essa pode ser alterada de acordo com diversos interesses, algumas regiões substituíram suas atuações econômicas, como deixar de extrair ouro devido seu declínio para praticar a pecuária, mudança de uma região natural para um centro industrial ou rural, diante disso fica evidente que as regiões são dinâmicas em suas características.

Após a Segunda Guerra Mundial o mundo passou por várias transformações, dentre essas está o fenômeno da globalização, que proporcionou uma interligação entre as regiões do planeta, deixaram de ser isoladas para se integrarem de forma global, assim qualquer região pode alterar o mundo e também ser alterada.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Por: Eduardo de Freitas

Artigos relacionados

A regionalização do Brasil

A regionalização do Brasil, Quando o Brasil foi regionalizado, Quem elaborou o processo de regionalização brasileira, Os critérios usados para a regionalização do Brasil, A região Centro-Oeste, A região Nordeste, A região Norte, A região sudeste, A região Sul.

As cidades mais populosas do Brasil

As cidades brasileiras que apresentam mais de 1 milhão de habitantes.

Atividades econômicas: empregados, desempregados e inativos no Brasil

Atividades econômicas: empregados, desempregados e inativos no Brasil, O que são Atividades econômicas: empregados, desempregados e inativos no Brasil, O que é PEA, Os inativos e o mercado de trabalho, Quem compõe o PEA.

Candidatos à presidência do Brasil: 2010.

Informações sobre os candidatos ao cargo político mais importante do Brasil.

Comércio Exterior no Brasil

Comércio Exterior no Brasil, o que é comércio exterior, as exportações brasileiras em 1960, as exportações brasileiras nos dias de hoje, as importações brasileiras, os principais mercados que o Brasil exporta, os principais parceiros que o Brasil importa.

Estrutura fundiária do Brasil

Estrutura fundiária no Brasil, O que é Estrutura fundiária, Os problemas decorrentes da concentração de terras, Os fatores que conduziram à concentração fundiária no Brasil.

Etnia Brasileira

Etnia Brasileira, o que é etnia, classificação étnica, mulatos, caboclos, cafuzo, indígenas, brancos, negros, curiosidades nas etnias.

Formas de trabalho rural no Brasil

Formas de trabalho rural no Brasil, Quais são as principais formas de trabalho rural no Brasil, O que são posseiros, O que são parceiros, O que são pequenos proprietários, O que são arrendatários, O que são assalariados temporários, O que são trabalhadores não-remunerados.

Modernização e crescimento do Brasil

Crescimento e modernização do Brasil, O que é o Crescimento e modernização do Brasil, Como ocorreu o Crescimento e a modernização do Brasil, Quando ocorreu o Crescimento e modernização do Brasil, Quais foram os aspectos do Crescimento e modernização do Brasil.

O IDH dos estados brasileiros

As diferenças socioeconômicas entre os estados do Brasil.