Formas de trabalho rural no Brasil

Trabalhador rural
Trabalhador rural

No Brasil, aproximadamente 17,8 milhões de pessoas estão envolvidas no trabalho rural, número que corresponde a 21,1% da população economicamente ativa do país.
O trabalho no campo não se desenvolve de maneira homogênea, existem diversas formas de relação. Desse modo, são classificadas em:

• Posseiros: São trabalhadores rurais que ocupam terras do governo com a finalidade de desenvolver a agropecuária.

• Parceiros: São parcerias fixadas entre o dono de terras e um trabalhador rural. Dessa forma, um disponibiliza o espaço agrário e outro a força de trabalho. Ao fim do processo, toda a produção é dividida conforme acordo pré-estabelecido, para determinar o percentual que cabe para cada uma das partes.

• Pequenos proprietários: São pequenos produtores rurais que atuam em sua terra, geralmente com mão-de-obra familiar. A produção gerada na propriedade é destinada ao abastecimento da própria família e o excedente é comercializado no mercado local.

• Arrendatários: Agricultores que não possuem terras, mas que dispõem de equipamentos agrícolas. Desse modo, para produzir, alugam ou arrendam a terra de terceiros. O pagamento do aluguel é realizado em moeda corrente ou com parte da produção.

• Assalariados permanentes: Trabalho com certa estabilidade. Isso quer dizer que o serviço não tem um prazo determinado para terminar, ou seja, é fixo.

• Assalariados temporários: Trabalhadores rurais que desempenham atividades por um período determinado. Essa relação de trabalho pode acontecer por dia, empreitadas, períodos de colheitas. Isso é comum no corte de cana; os bóias-frias trabalham por alguns meses do ano.

• Não-remunerados: Corresponde ao trabalho realizado muitas vezes pelo grupo familiar (filhos, esposas, etc.), sem que haja o pagamento de salários. Existe outra forma de trabalho não-remunerado: o trabalho escravo, que ainda tem sido praticado em algumas fazendas do Brasil.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Por: Eduardo de Freitas

Artigos relacionados

Agricultura extensiva

Clique aqui e saiba mais sobre a agricultura extensiva, um sistema agrícola comum no Brasil.

Agricultura familiar

Saiba mais sobre a agricultura familiar e entenda suas características e importância.

Atividades econômicas: empregados, desempregados e inativos no Brasil

Atividades econômicas: empregados, desempregados e inativos no Brasil, O que são Atividades econômicas: empregados, desempregados e inativos no Brasil, O que é PEA, Os inativos e o mercado de trabalho, Quem compõe o PEA.

Comércio Exterior no Brasil

Comércio Exterior no Brasil, o que é comércio exterior, as exportações brasileiras em 1960, as exportações brasileiras nos dias de hoje, as importações brasileiras, os principais mercados que o Brasil exporta, os principais parceiros que o Brasil importa.

Divisão Regional no Brasil

Divisão regional do Brasil, O que é a Divisão regional do Brasil, Os aspectos da Divisão regional do Brasil, Como ocorreu a Divisão regional do Brasil, Qual órgão realizou a Divisão regional do Brasil, A utilização do termo região.

Estrutura fundiária do Brasil

Estrutura fundiária no Brasil, O que é Estrutura fundiária, Os problemas decorrentes da concentração de terras, Os fatores que conduziram à concentração fundiária no Brasil.

Modernização e crescimento do Brasil

Crescimento e modernização do Brasil, O que é o Crescimento e modernização do Brasil, Como ocorreu o Crescimento e a modernização do Brasil, Quando ocorreu o Crescimento e modernização do Brasil, Quais foram os aspectos do Crescimento e modernização do Brasil.

O IDH dos estados brasileiros

As diferenças socioeconômicas entre os estados do Brasil.

Reforma agrária

Entenda o que é a reforma agrária, o histórico e importância dessa política pública.

Trabalho Infantil no Brasil

Clique e entenda as características do trabalho infantil no Brasil e as principais ações desenvolvidas para erradicar essa prática no país.

Trabalho no mundo contemporâneo

O trabalho no mundo contemporâneo modificou-se e ainda se modifica constantemente. Entenda o porquê aqui!