IDH do Brasil

O IDH do Brasil, embora venha crescendo ao longo dos últimos anos e seja considerado alto, ainda depende de melhorias sociais para evoluir ainda mais.

Para ampliar o seu IDH, o Brasil ainda precisa evoluir em suas realidades sociais
Para ampliar o seu IDH, o Brasil ainda precisa evoluir em suas realidades sociais

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um dado criado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) para mensurar a qualidade de vida dos países com base no desenvolvimento das condições humanas de suas populações. Esse dado leva em consideração três principais critérios: saúde (expectativa de vida), educação (escolarização) e renda (renda nacional bruta per capita).

O IDH do Brasil vem mostrando sucessivas evoluções ao longo do tempo, o que aconteceu graças às políticas públicas que visaram à melhoria dos aspectos acima mencionados, embora existam ainda profundas carências. Confira o gráfico a seguir:

Gráfico com a evolução do IDH do Brasil entre os anos de 1980 e 2014
Gráfico com a evolução do IDH do Brasil entre os anos de 1980 e 2014

Os dados do IDH variam de 0 (país sem nenhum desenvolvimento humano) a 1 (país que possui o maior desenvolvimento humano). O Brasil, como podemos observar no gráfico acima, saiu de 0,545 (baixo IDH), em 1980, para 0,744 (alto IDH), em 2014, ocupando atualmente a 79ª posição entre os 187 países mensurados. Ficamos bem acima da média do BRICS – grupo dos principais países emergentes –, que ficou em 0,655, mas abaixo da média da América Latina.

Em comparação individual com outros países, o Índice de Desenvolvimento Humano do Brasil ficou maior que o de países como China (0,715), Colômbia (0,708), Indonésia (0,681) e África do Sul (0,654). No entanto, o nosso país encontra-se atrás de outras nações como o México (0,755), Panamá (0,761), Líbia (0,789), Cuba (0,813) e República Tcheca (0,861). O pior colocado é o Níger (0,335) e o melhor colocado é a Noruega (0,943).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em avaliação dos principais quesitos que integram o cálculo do IDH entre os anos de 1980 separadamente, verificamos que houve evoluções substanciais, mas ainda são necessárias melhorias.

Análise da evolução do Brasil nos diferentes critérios do IDH entre 1980 e 2014
Análise da evolução do Brasil nos diferentes critérios do IDH entre 1980 e 2014

O Brasil possui como principal desafio aumentar os índices em termos de escolarização de sua população e também democratizar o acesso aos sistemas de saúde. Vale lembrar que o IDH, contudo, é um dado bastante limitado, pois considera o nível de escolarização, mas não leva em conta a qualidade dessa escolarização, de modo que os dados podem ser facilmente maquiados pelos diferentes países. Nesse sentido, mais do que ganhar posições em um ranking, o Brasil precisa acelerar o processo de melhoria da qualidade de vida de toda a sua população. 

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos relacionados

Classificação do IDH dos países

Entenda como é realizada a classificação do IDH dos países em diferentes grupos e confira os dados de alguns dos principais territórios do planeta.

O IDH dos estados brasileiros

As diferenças socioeconômicas entre os estados do Brasil.

Os maiores IDHs do planeta

Os países que possuem as melhores condições de vida.

Os menores IDHs do planeta

Lista dos países que possuem baixo Índice de Desenvolvimento Humano.

PIB do Brasil

Entenda como é feito do cálculo do PIB. Saiba quais são os países mais ricos do mundo. Conheça os estados brasileiros com os maiores PIB.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)

Entenda o que é Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e conheça sua história. Veja como ele é calculado e quais países têm os maiores ou menores IDH.