Burundi

O Burundi é um dos países africanos que mais sofreram com as marcas da colonialidade.

A República do Burundi é um pequeno país localizado na África Oriental, estando geograficamente cercado por Ruanda, República Democrática do Congo e Tanzânia. Possui uma área de 27.830 km², praticamente as mesmas dimensões territoriais do estado de Alagoas. Sua população é de 8,7 milhões de habitantes.

O Burundi é mais conhecido internacionalmente pelos conflitos que também envolvem Ruanda, no confronto entre as etnias Hutu e Tútsi, questão essa que possui uma direta relação com o período colonial vivido na região correspondente aos dois países.

Inicialmente, a área desses países formava apenas um território, denominado Ruanda-Urundi e colonizado pela Alemanha (África Oriental Alemã). Com a derrota dos alemães na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), o país passou a ser colonizado pela Bélgica, que instaurou no poder uma monarquia composta pelos tútsis, que representavam apenas 15% da população. Após várias lutas e conflitos, os hutus conseguiram separar Ruanda e Burundi no ano de 1959, de modo que o primeiro território teve sua independência reconhecida em 1962, transformando-se em uma república.

Os tútsis, por sua vez, também declararam independência no mesmo ano no território de Burundi, transformando esse país em uma monarquia administrada por essa etnia que, ainda sim, constituía-se como uma minoria local. Depois disso, inúmeros conflitos entre essas duas composições culturais envolvendo os dois países em questão alastraram-se até os anos 1970, sendo retomados na década de 1990, gerando milhares de mortos em ambos os lados. Em 2006, um acordo de cessar-fogo foi assinado.

Economicamente, o país é extremamente dependente da agricultura de subsistência, que responde por 90% do total de exportações. No entanto, esse setor é responsável por apenas 31% do PIB do país, que recebe um maior peso do setor de serviços. A industrialização praticamente não ocorreu e o país é extremamente dependente, recebendo frequentes ajudas de outras nações, principalmente dos países da União Europeia. No ranking mundial do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o país ocupa a posição de número 178 entre as 186 nações listadas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados do Burundi

Localização: África Oriental

Extensão territorial: 27.830 km²

Capital: Bujumbura

Idioma: Francês e Quirundi

Atual presidente: Pierre Nkurunziza

População: 8.749.397

Densidade demográfica: 314 hab/km²

Taxa média anual de crescimento populacional (2010-2015): 1,9%

População residente em área urbana: 12%

População residente em área rural: 88%

Etnias: Banto (hutu): 85%; Hamítico (tútsis): 14%; Twa (pigmeus): 1%.

Taxa de alfabetização em pessoas com mais de 15 anos de idade: 60%

População subnutrida: 73%

Calorias consumidas: 1.610 kcal/dia

Esperança de vida ao nascer: 50 anos

Domicílios com acesso à água potável: 72%

Domicílios com acesso à rede sanitária: 46%

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,355

Moeda: Franco do Burundi

Produto Interno Bruto (PIB): 2.340 milhões de US$

PIB per capita (2011): 273 US$

Gastos Públicos com educação: 8,3% do PIB

Gastos Públicos com saúde: 4,5 % do PIB

Bandeira oficial da República do Burundi

Bandeira oficial da República do Burundi

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos relacionados

As duas Áfricas

Conheça a divisão regional do continente africano que estabelece a distinção entre as duas Áfricas.

Continente Africano

Continente africano, Onde está localizado o Continente africano, A área ocupada pelo Continente africano, Aspectos gerais do Continente africano, A diversidade cultural do Continente africano.

Distribuição da população africana

Distribuição da população africana, Os países mais populosos do continente africano, As áreas que concentram grande parte da população da África, As áreas mais despovoadas da África, A urbanização da África.