Países emergentes

Os países emergentes referem-se às economias subdesenvolvidas do planeta com maior potencial de crescimento econômico e desenvolvimento social.

Os “BRICS” lideram o bloco dos países emergentes no contexto internacional
Os “BRICS” lideram o bloco dos países emergentes no contexto internacional

Os países emergentes vêm ocupando uma posição de cada vez maior destaque no âmbito da economia internacional, além de serem atores de relativo peso no âmbito da relações geopolíticas internacionais. A principal comprovação do papel crescente desses países ocorreu durante a crise econômica internacional iniciada em 2008 e postergada em 2011, quando o mundo desenvolvido sofreu mais impactos que os países em desenvolvimento.

Afinal, o que são países emergentes?

Não existe um “conceito-padrão” de países emergentes, também chamados de países em desenvolvimento ou países intermediários. No entanto, podemos defini-los como aquelas economias periféricas ou subdesenvolvidas que apresentaram, ao longo das últimas décadas, relativas melhorias no âmbito financeiro, comercial e social, havendo, assim, melhoria de suas estruturas e novas perspectivas de crescimento.

É comum o erro de se considerar os países emergentes como aqueles que deixaram de ser subdesenvolvidos para integrar uma espécie de “meio-termo” em relação aos países ricos. No entanto, esses países – em função de todos os seus problemas sociais ainda presentes e de suas heranças históricas – não se livraram de suas condições de subdesenvolvimento e dificilmente o farão em um curto espaço de tempo. Desse modo, os países emergentes devem ser vistos como uma espécie de grupo ou tipologia inserida no contexto maior dos países subdesenvolvidos, e não um agrupamento em separado.

Quais são os países emergentes?

O principal grupo que protagoniza, atualmente, os países emergentes seria o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), embora os russos frequentemente sejam classificados como uma economia em transição para o desenvolvimento, um assunto que gera muitas controvérsias. Além desses, citam-se também o MIST (México, Indonésia, Coreia do Sul e Turquia), além de outros países, como os Tigres Asiáticos e os Novos Tigres Asiáticos, principalmente o Vietnã. Na América do Sul, merecem destaque também a Argentina e o Uruguai.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Qual é a diferença entre países emergentes e subdesenvolvidos?

A principal característica que diferencia os países emergentes dos demais é o avançado processo de industrialização pelo qual esses países passaram, processo esse consolidado principalmente pela instalação maciça de multinacionais. Além disso, as melhorias de infraestrutura (telecomunicações e transporte), mesmo que em grau limitado, permitiram a esses países um melhor desempenho produtivo. No Brasil, por exemplo, o crescimento das cidades está mais do que consolidado, haja vista que quase 90% da população do país reside em médias e grandes áreas urbanas. Por outro lado, muitos países periféricos são essencialmente agrários, ou seja, pouco industrializados e com a urbanização ainda em fase de expansão.

Outra característica dos países emergentes é a expansão do setor terciário da economia tanto na produção de riquezas quanto na geração de empregos. Atualmente, muitos desses países encontram-se com 50% ou até 60% de seus trabalhadores empregados no setor de serviços e também no comércio. A agricultura e a indústria, embora ainda muito produtivas, passam a tornar-se cada vez mais mecanizadas e utilizam, proporcionalmente, uma menor quantidade de mão de obra.

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos relacionados

10 países mais pobres do mundo

Clique aqui e saiba como é feita a classificação de pobreza de um território. Conheça quais são os 10 países mais pobres do mundo de acordo com diferentes índices.

Brics

As características dos Brics e sua importância na ordem econômica internacional.

Economias Periféricas

Conceito de Economias periféricas, Como se classificam as Economias periféricas, O que leva um país a ser classificado como Economias periféricas, Quais são os pontos negativos das Economias periféricas, O que é industrialização tardia, Como ocorre a industrialização tardia, Quais são os países que tiveram uma industrialização tardia.

Os Novos Tigres Asiáticos

O rápido processo de industrialização em cinco países asiáticos.

Subdesenvolvimento

O problema do subdesenvolvimento no mundo e os seus principais fatos e aspectos.

Tigres Asiáticos

Tigres Asiáticos, países, Ásia, setor industrial, setor secundário, setor de serviços, comércio, setor terciário, financeiros, comerciais, exportação, importação, bancos internacionais, bolsas de valores, japonesa, norte-americana, europeias, eletroeletrônica, automobilística, brinquedos e roupas, alimentícias, indústrias, tecnologia de ponta, telecomunicações, informática, aeroespacial, Cingapura, sudeste da Ásia, Coreia do Sul, Hong Kong, Taiwan, leste da Ásia, Novos Tigres Asiáticos, Malásia, Tailândia, Indonésia, Filipinas, sudeste da Ásia.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)

Entenda o que é Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e conheça sua história. Veja como ele é calculado e quais países têm os maiores ou menores IDH.