Burkina Faso

Burkina Faso é um dos países com os piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo.

Burkina Faso – oficialmente, República do Burkina Faso – é um país localizado na região da África Ocidental, sendo um dos países que integram a zona do Sahel Africano. Sem saída para o mar, suas fronteiras encontram-se com as dos territórios do Mali, ao norte e a noroeste; do Níger, a nordeste; do Benin, a sudeste; e de Togo, Gana e Costa do Marfim ao sul. O nome do país – que já foi chamado de “Alto Volta” - significa “terra de homens dignos”.

Os 274.220 km² de extensão territorial de Burkina Faso são marcados por um relevo predominante de planícies salpicadas por pequenos morros, com um índice médio de altitude considerado baixo, entre 300 e 400 metros de altura. A vegetação predominante é a Savana, mais verde e abundante no sul do país, com um norte mais desértico em função da proximidade com o deserto do Saara. Os recursos naturais mais abundantes são o calcário, o ouro, o cobre e o manganês.

O país possui um baixo índice de presença industrial, setor que é responsável apenas por 22% do PIB do país. O setor terciário, com 45%, é predominante na geração de riquezas, seguido pela agricultura, com 33%. A maior parte dos produtos voltados para a exportação é agrícola de subsistência, bastante vulnerável às frequentes oscilações climáticas locais. A partir de 1998, o país passou por uma série de privatizações, incluindo setores estratégicos de infraestrutura, o que tornou o seu desenvolvimento ainda mais dependente do capital estrangeiro.

A partir do final do século XIX, o território correspondente ao que hoje é Burkina Faso foi violentamente invadido pela França, que impôs um regime colonial que perdurou até o ano de 1960. Após esse período, o país viveu muitos anos em regime de turbulência política, passando por vários golpes militares, incluindo aquele que colocou o atual presidente no poder, Blaise Compaoré. Atualmente, inclusive, o presidente enfrenta várias revoltas populares realizadas contra alterações promovidas por ele na Constituição para poder se candidatar a um possível terceiro mandato.

O país possui cerca de 17,4 milhões de habitantes, apresentando, assim, uma elevada densidade demográfica (64 hab/km²). A população é dividida em dezenas de diferentes troncos, dos quais os preponderantes são os mossi, com cerca de 40% do quantitativo de pessoas residentes no país. A elevada pobreza e desnutrição, somadas aos baixíssimos índices de alfabetização e distribuição de renda, colaboram para que esse país apresente um dos mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo, estando em 183º lugar entre 186 países.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados de Burkina Faso

Localização: África Ocidental

Extensão territorial: 274.220 km²

Capital: Ouagadougou

Idioma: Francês

Atual presidente: Blaise Compaoré

População: 17.481.984 habitantes

Densidade demográfica: 64 hab/km²

Taxa média anual de crescimento populacional (2010-2015): 2,9%

População residente em área urbana: 27%

População residente em área rural: 73%

Religião: Islamismo (50%), religiões tradicionais (40%), Cristianismo (10%).

Taxa de alfabetização em pessoas com mais de 15 anos de idade: 28%

População subnutrida: 25%

Calorias consumidas: 2.600 kcal/dia

Esperança de vida ao nascer: 56 anos

Domicílios com acesso à água potável: 79%

Domicílios com acesso à rede sanitária: 17%

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,343 (muito baixo)

Moeda: Franco CFA

Produto Interno Bruto (PIB): 10.095 milhões de US$

PIB per capita (2011): 595 US$

Gastos Públicos com educação: 4% do PIB

Gastos Públicos com saúde: 3,4% do PIB

Bandeira de Burkina Faso

Bandeira de Burkina Faso

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos relacionados

Gana

Conheça algumas características de Gana, país localizado na costa do Golfo da Guiné.

Costa do Marfim

Conheça os aspectos físicos, humanos, sociais e históricos da Costa do Marfim, importante país da África Ocidental.

Benin

Características geográficas desse país da África Subsaariana.

Nigéria

País cuja economia baseia-se na exportação de petróleo.