Países subdesenvolvidos

Países subdesenvolvidos são as nações que, segundo a ONU, apresentam baixos indicadores de desenvolvimento social e econômico, além de baixo nível de industrialização.

Países subdesenvolvidos, também chamados de países menos desenvolvidos, são, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), as nações cujo desenvolvimento econômico e social é baixo. Para ser classificado como subdesenvolvido, o país precisa apresentar três características:

1. vulnerabilidade econômica: apresenta instabilidade na produção agrícola e nas exportações; população deslocada por causa de desastres naturais;

2. fragilidade social: baseada em indicadores sociais que levam em consideração saúde, educação e nutrição;

3. baixa renda: apresenta Produto Interno Bruto (PIB) per capita abaixo de 750 dólares.

À medida que os países superam esses fatores, eles deixam de compor a lista de países subdesenvolvidos. São exemplos de países subdesenvolvidos o Haiti, Mali, Níger e Libéria.

Leia também: PIB do Brasil

Características dos países subdesenvolvidos

Os países subdesenvolvidos apresentam reduzido desenvolvimento social e econômico. A respeito da economia, esses países apresentam baixo nível de industrialização e são dependentes economicamente dos países desenvolvidos. Comumente passaram por períodos de exploração ao serem colonizados, o que explica essa dependência em relação a outras nações. É comum que os países desenvolvidos utilizem os países em desenvolvimento para expandir suas produções e aumentar seus lucros.

O Produto Interno Bruto (valor monetário dos bens e serviços produzidos por um país em um ano) desses países é normalmente reduzido, e o PIB per capita (Produto Interno Bruto dividido pelo número de habitantes) não ultrapassa 750 dólares. É possível observar que esses países também apresentam deficiência no campo tecnológico, havendo baixo nível de desenvolvimento científico. O setor primário e terciário são os que dominam a economia nesses países.

No que tange ao desenvolvimento humano, o principal indicador social é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Esse indicador compara o desenvolvimento dos países com base em quesitos como saúde, educação e renda. É uma referência numérica que varia de 0 a 1. No caso dos países subdesenvolvidos, o IDH é baixo, estando mais próximo de 0, o que identifica a fragilidade social do país.

A expectativa de vida nesses países é reduzida, e a taxa de crescimento populacional é alta. As taxas de natalidade e mortalidade também são elevadas. Os países subdesenvolvidos apresentam deficiência nos setores de educação e saúde, faltando políticas públicas eficazes para atender a população.

Saiba também: Principais características dos países desenvolvidos

Países desenvolvidos e países subdesenvolvidos


Países subdesenvolvidos da América

O país subdesenvolvido encontrado na América é o Haiti. Apesar de apresentar um PIB per capita de 1.200 dólares (acima do critério de baixa renda que classifica um país como subdesenvolvido), o Haiti está na 145º posição no ranking do IDH entre os 182 países, o que mostra fragilidade social por causa dos baixos indicadores sociais. O país também enfrenta fortes crises econômicas, falta de emprego e é considerado pelo World Factbook como “o país mais pobre do Hemisfério Ocidental”, com cerca de 80% da população abaixo da linha da pobreza. Aproximadamente três quartos da população vivem com apenas dois dólares ou menos por dia. Muitos haitianos migram para outros países à procura de melhor qualidade de vida e também para fugir dos grandes desastres naturais que assolam o país.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Haiti é o único país do continente americano que está na lista de países subdesenvolvidos.
O Haiti é o único país do continente americano que está na lista de países subdesenvolvidos.

Lista de países subdesenvolvidos

Os países subdesenvolvidos são classificados de acordo com três critérios: baixa renda, fragilidade social e vulnerabilidade econômica.

São considerados países subdesenvolvidos, segundo a ONU:

Angola – IDH: 0.581

→ Haiti – IDH: 0.498

→ Afeganistão – IDH: 0.498

→ Ilhas Salomão – IDH: 0.546

→ Níger – IDH: 0.354

→ Serra Leoa – IDH 0.419

→ Mali – IDH: 0.427

→ Nepal – IDH: 0.574

Leia também: Classificação do IDH dos países

Serra Leoa é um país africano considerado subdesenvolvido que apresenta baixos indicadores sociais.*
Serra Leoa é um país africano considerado subdesenvolvido que apresenta baixos indicadores sociais.*

Países em desenvolvimento

Categorizar países em desenvolvimento é uma difícil tarefa, haja vista que não há uma única classificação que reconheça um país em desenvolvimento. Outro problema é que os critérios para a classificação variam muito entre os países considerados “em desenvolvimento”, já que algumas dessas nações apresentam populações com alto padrão de vida ou médio padrão.

Algumas classificações consideram países em desenvolvimento aqueles cujas populações possuem qualidade de vida que varia entre média e baixa e que apresentam um setor industrial em desenvolvimento, considerados, portanto, recentemente industrializados. Normalmente são menos industrializados que os países desenvolvidos e mais industrializados que os países subdesenvolvidos. As nações em desenvolvimento apresentam ainda economia dependente dos países desenvolvidos.

Exemplos de países em desenvolvimento segundo o Fundo Monetário Internacional:

  • Brasil

  • Argentina

  • Colômbia

Índice de Desenvolvimento Humano

Veja o ranking do IDH segundo a Organização das Nações Unidas.

1. IDH muito alto:

  • Noruega: 0.953

  • Suíça: 0.944

  • Austrália: 0.939

  • Irlanda: 0.938

  • Alemanha: 0.936

2. IDH alto:

  • Irã: 0.798

  • Palau: 0.798

  • México: 0.744

  • Venezuela: 0.761

  • Brasil: 0.759

3. IDH médio:

  • Filipinas: 0.699

  • Egito: 0.696

  • Bolívia: 0.693

  • Índia: 0.640

4. IDH baixo:

  •  Uganda: 0.516

  •  Haiti: 0.498

  • Congo: 0.457

  •  Níger: 0.354

  •  Serra Leoa: 0.419

Saiba mais: Menores IDHs do planeta

____________________
*Crédito de imagem: robertonencini / shutterstock

Aldeia em Níger, país africano que é considerado uma nação subdesenvolvida.

Aldeia em Níger, país africano que é considerado uma nação subdesenvolvida.

Por: Rafaela Sousa

Artigos relacionados

10 países mais pobres do mundo

Clique aqui e saiba como é feita a classificação de pobreza de um território. Conheça quais são os 10 países mais pobres do mundo de acordo com diferentes índices.

Os menores IDHs do planeta

Lista dos países que possuem baixo Índice de Desenvolvimento Humano.

PIB – Produto Interno Bruto

Você sabe o que é e como é calculado o PIB? Leia e descubra!

Países desenvolvidos

Saiba mais sobre os países desenvolvidos, caracterizados pelo alto desenvolvimento econômico e social. Esses países apresentam alto grau de industrialização, bem como elevada renda per capita. Veja aqui quem são os países desenvolvidos do mundo, bem como quem são os países subdesenvolvidos!

Pobreza no Brasil

Conheça as principais causas e consequências da pobreza no Brasil. Veja dados estatísticos sobre as taxas de pobreza no país e o que indica essa condição.

Taxas de natalidade e mortalidade

Entenda o que são e como calcular as taxas de natalidade e mortalidade. Confira também a importância desses dados para a mensuração do crescimento natural ou vegetativo.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)

Entenda o que é Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e conheça sua história. Veja como ele é calculado e quais países têm os maiores ou menores IDH.