População Economicamente Ativa (PEA)

A População Economicamente Ativa (PEA) é um importante dado que ajuda na compreensão da dinâmica do emprego e da geração de riquezas em um dado território.

A População Economicamente Ativa – PEA – é a porção da população que está com idade e em condições de trabalho, estando empregada ou, de alguma forma, procurando por emprego. A PEA corresponde, dessa forma, à faixa populacional responsável pela produção de riquezas a partir do trabalho, com remuneração especificamente voltada para o cumprimento de suas atividades.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divide a PEA em dois tipos, a população ocupada e a população não ocupada. A população ocupada corresponde ao grupo de pessoas que exerce alguma atividade remunerada, devidamente comprovada. Já a população não ocupada equivale às pessoas que não trabalham e que procuram por emprego.

Em contrapartida à PEA, existem as crianças, os idosos e aqueles aposentados por algum tipo de invalidez ou limitação, bem como a faixa da população que não deseja procurar emprego, mesmo dispondo de todas as condições para tal. Esse grupo corresponde à População Economicamente Inativa ou, mais precisamente, População Não Economicamente Ativa (PNEA).

Há uma discussão, no plano internacional, sobre a faixa de idade que comporia a PEA. Para alguns países, em geral os subdesenvolvidos (incluindo o Brasil), a população economicamente ativa seria composta pelas pessoas entre 10 e 60 anos de idade. Já outros países consideram a PEA na faixa entre os 15 e 60 anos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo dados do IBGE, a população economicamente ativa do Brasil é de 51%. Dividindo essa população entre os setores da economia, há a seguinte distribuição: 20% para o setor primário, 21% para o setor secundário e 59% para o setor terciário, o que evidencia a tendência atual de concentração de empregos na área de serviços e comércio.

Dividindo os dados por gênero, 66,4% dos habitantes do sexo masculino do Brasil compõem a PEA, número esse que cai para 49% em relação aos habitantes do sexo feminino, conforme aponta o Instituo de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

A principal utilidade das informações sobre a População Economicamente Ativa é a obtenção de dados sobre o real nível de desemprego existente no país, ou seja, aquele que envolve o grupo de pessoas que possui condições de trabalho, mas não consegue emprego. Além disso, é possível estabelecer inúmeras outras conclusões, como a menor presença da mulher no mercado de trabalho e a idade média de inclusão do jovem no meio trabalhista.

As pessoas que possuem emprego fazem parte da PEA de um país

As pessoas que possuem emprego fazem parte da PEA de um país

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos relacionados

A composição étnica do povo brasileiro

A composição étnica do povo brasileiro, Povo, Grupos étnicos, Brancos, Negros, Miscigenação, Indígenas, Contingente, Mistura entre raças, Mulato, caboclo, cafuzo.

Conceitos demográficos

Confira alguns conceitos demográficos fundamentais e facilite seus estudos sobre Geografia da População!

Crescimento Demográfico

Algumas informações, dados, análises e discussões sobre o crescimento demográfico mundial.

Crescimento da população brasileira

Entenda o atual momento do crescimento da população brasileira e conheça as razões para as suas recentes alterações e as projeções para o futuro.

Demografia brasileira

Conheça a demografia brasileira e como ocorreu o processo de sua mudança.

Desemprego

Conheça as causas e consequências do desemprego no Brasil e no mundo e saiba como ele pode ser classificado. Resolva também questões sobre esse tema!

Envelhecimento da População Brasileira

Conheça as razões e os desafios enfrentados frente ao processo de envelhecimento da população brasileira.

Imposto de Renda

Saiba mais sobre o Imposto de Renda. Veja aqui por que fazer, quem precisa fazer, os modelos, quem pode ser restituído, entre outras informações.

População atual do Brasil

Os Censos Demográficos e o aumento populacional brasileiro.

População mundial

Conheça quais são os continentes e os países mais populosos do globo. Saiba mais sobre o crescimento e a distribuição da população mundial.

População relativa e população absoluta

Clique aqui e entenda a diferença entre população absoluta e população relativa.

Taxas de natalidade e mortalidade

Entenda o que são e como calcular as taxas de natalidade e mortalidade. Confira também a importância desses dados para a mensuração do crescimento natural ou vegetativo.

Teorias Demográficas

As teorias demográficas: malthusianismo, neomalthusianismo e marxismo ou reformismo.