Congo

A República do Congo foi colonizada pela França e viveu um período comandado pelo socialismo leninista.

A República do Congo – que não pode ser confundida com a República Democrática do Congo – é um país situado na África Central, de idioma francês e com a capital na cidade de Brazzaville. O país conta com uma população superior a quatro milhões de habitantes, distribuídos em 342.00 km². O seu território faz fronteira com a Angola, ao sul; Gabão, a oeste; Camarões, a noroeste; República Centro-Africana, ao norte; e com a República Democrática do Congo, a leste e sudeste. É também banhado pelo Oceano Atlântico.

Antes do período colonial, vivam na região do atual Congo alguns grupos étnicos bosquímanos e pigmeus, transformando-se também em uma das sedes do reino Banto, composição étnica da qual foram herdadas muitas das tradições culturais africanas no Brasil atual.

No século XVI, os portugueses tentaram colonizar a região, não obtendo sucesso. Com isso, os grupos locais estabeleceram uma relação comercial com a Coroa de Portugal, com a qual negociavam escravos de outras tribos, prática que perdurou por quase três séculos.

Posteriormente, no século XIX, a França invadiu o território e iniciou um sangrento processo de colonização, responsável pela morte de mais da metade dos habitantes locais. Após o término da Segunda Guerra Mundial, o país finalmente conseguiu a independência, quando se inclinou politicamente para uma experiência socialista leninista, na década de 1970.

O socialismo no Congo – que passou a se chamar República Popular do Congo – era comandado pela ditadura do Partido Congolês do Trabalho (PCT). Uma de suas mais importantes ações foi a aplicação dos “Planos Quinquenais”, espelhando-se na prática homônima realizada por Stalin na União Soviética. Durante esse período, apesar dos conflitos políticos e da forte censura, o país industrializou-se significativamente.

Com a queda do Muro de Berlim, o regime entrou em declínio. A partir dos anos 1990, houve um período de transição até que, em 1992, uma nova Constituição manteve o presidencialismo, mas com a presença de vários partidos.

Atualmente, a economia congolesa é em grande parte centrada na produção industrial, responsável por 71% do PIB nacional, seguido pelo setor de serviços, com 25%, e pela atividade agrícola, com 4%. Portanto, esse é um dos poucos países africanos que não dependem majoritariamente das atividades do setor primário.

No entanto, o país ainda passa por problemas sociais, com baixo IDH, altos índices de mortalidade infantil e analfabetismo, baixa expectativa de vida e questões socioambientais urbanas, haja vista que mais da metade da população habita as cidades.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados do Congo*

Localização: África Central

Extensão territorial: 342.00 km²

Capital: Brazzaville

Idioma Oficial: Francês

Atual presidente: Denis Sassou-Nguesso

População: 4.233.000 habitantes

Densidade demográfica: 12 hab/km²

Taxa média anual de crescimento populacional (2010-2015): 2,2%

População residente em área urbana: 65%

População residente em área rural: 35%

Taxa de alfabetização em pessoas com mais de 15 anos de idade: 82%

População subnutrida: 37%

Calorias consumidas: 2,050 Kcal/dia

Esperança de vida ao nascer: 57,8 anos

Domicílios com acesso à água potável: 71%

Domicílios com acesso à rede sanitária: 18%

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,534 (médio)

Moeda: Franco CFA

Produto Interno Bruto (PIB): 13.240 milhões de US$

PIB per capita (2011): 3,198 US$

Gastos Públicos com educação: 6,2%

Gastos Públicos com saúde: 1,1%

 

*Dados retirados do IBGE Países com referência a 2013

Bandeira da República do Congo

Bandeira da República do Congo

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos relacionados

Gabão

Conheça o Gabão, país da África Central que possui uma elevada diversidade étnica.

Costa do Marfim

Conheça os aspectos físicos, humanos, sociais e históricos da Costa do Marfim, importante país da África Ocidental.

Angola

País que sofre as consequências de uma longa guerra civil.

Camarões

Localizado no continente africano, Camarões é habitado por mais de 230 grupos étnicos diferentes. O país também abriga belas paisagens naturais.