Gabão

O Gabão é um dos países economicamente mais prósperos da África.

O Gabão é um país localizado na região da África Central, fazendo fronteira, a noroeste, com a Guiné Equatorial; ao norte, com Camarões; e a leste e ao sul com o Congo. A oeste é banhado pelo Oceano Atlântico, onde apresenta certa proximidade com as ilhas de São Tomé e Príncipe. Possui uma área territorial de 267.670 km², onde habitam 1.563.873 pessoas.

Esse é um dos poucos países da África que apresentam uma economia pouco centrada na exportação de bens agrícolas e manufaturados. A agricultura é responsável somente por 4% do PIB de Gabão, enquanto a indústria possui um peso de 54% e o setor de serviços e comércio contribui em 42% na geração de riquezas. No entanto, a força do setor secundário deve-se à exploração e refino do petróleo, que, assim como o processamento do manganês, constitui a base da economia desse país.

Apesar de as práticas econômicas do país serem responsáveis pelo fato de o Gabão apresentar a terceira melhor renda per capita da África, o governo gabonês vem adotando medidas para se tornar menos dependente da exportação de petróleo, buscando diversificar a indústria e o comércio.

No plano político, o Gabão é constantemente questionado pela comunidade internacional. Isso porque, desde a independência da França, em 1960, o país possuiu apenas três presidentes ao longo de sua história. O atual líder, Ali Bongo, herdou o cargo após o falecimento de seu pai, Omar Bongo, que ficou no poder durante quatro décadas.

Por ter o território cortado pela Linha do Equador, o clima do Gabão é do tipo equatorial, com uma grande quantidade de chuvas ao longo do ano e temperaturas elevadas. Um comportamento climático semelhante ao da região da Amazônia, no Brasil. Inclusive, o tipo de vegetação é bastante semelhante, haja vista que 70% do território gabonês é ocupado por uma densa cobertura vegetal equatorial correspondente à extensão da Floresta do Congo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com uma elevada diversidade étnica – o que não ameaça a estabilidade política do país – e tendo o francês como idioma oficial, apesar de existirem mais de 40 dialetos tribais, o Gabão possui uma baixa densidade demográfica e um dos IDHs mais elevados do continente africano, registrado em 0,683 em 2013.

Dados do Gabão*

Extensão territorial: 267.670 km²

Localização: África Central

Capital: Libreville

Idioma oficial: Francês

Atual presidente: Ali Bongo

População: 1.563.873 habitantes

Religiões: Cristianismo (90%) e religiões tribais (10%)

Densidade demográfica: 6 hab/km²

Taxa média anual de crescimento populacional (2010-2015): 1,911%

População residente em área urbana: 86%

População residente em área rural: 14%

Taxa de alfabetização de pessoas com mais de 15 anos de idade: 88%

População subnutrida: 6,5%

Calorias consumidas: 2,710 kcal/dia

Esperança de vida ao nascer: 64 anos

IDH: 0,683

Moeda: Franco CFA

Produto Interno Bruto (PIB): 24,146 milhões

PIB per capita (2011): 15,738 US$

População Economicamente Ativa: 60%

Gastos Públicos com educação: 6%

Gastos Públicos com saúde: 1,8%

*Dados do IBGE referentes a 2013

Bandeira do Gabão

Bandeira do Gabão

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos relacionados

Camarões

Localizado no continente africano, Camarões é habitado por mais de 230 grupos étnicos diferentes. O país também abriga belas paisagens naturais.

Congo

Os aspectos gerais da República do Congo, um dos países mais industrializados da África.