Cabo Verde

Cabo Verde é um país que foi profundamente marcado pela ocupação e povoamento português.

A República do Cabo Verde é uma ex-colônia portuguesa formada por um arquipélago composto por dez ilhas localizadas na região da África Ocidental e posicionadas a uma distância de 455 km da costa africana. Os países mais próximos das ilhas são Senegal, Mauritânia, Gâmbia e Guiné-Bissau. A população é de 505.335 habitantes, que vivem em uma área de 4.030 km².

Inicialmente desabitado, o território hoje correspondente a Cabo Verde foi descoberto em 1460, servindo de entreposto comercial de Portugal para a África e, posteriormente, para o Brasil. Passavam pelas ilhas os produtos manufaturados da metrópole, as matérias-primas das colônias e, principalmente, navios carregando escravos africanos para o território brasileiro.

Com a possível ameaça de ocupação das ilhas por corsários e grupos piratas, os portugueses realizaram um povoamento da ilha. Com isso, instalou-se uma cultura agrícola no país, o que foi responsável pela devastação de praticamente toda a vegetação local, resultando em problemas nos solos e no clima. A independência do país foi proclamada apenas em 1975 a partir de ações políticas do PAIGC (Partido Africano para a Independência da Guiné e do Cabo Verde).

O clima de Cabo Verde é Tropical Seco, com uma elevada aridez, mas com grandes variações nos índices pluviométricos. As formas de relevo são variadas entre as ilhas, que são todas de origem vulcânica, de modo que algumas delas apresentam superfícies mais acidentadas e com elevadas altitudes, enquanto outras são mais planas.

O principal problema local é a ausência de recursos naturais, principalmente de água, haja vista que todos os rios são intermitentes, ou seja, secam durante as estações mais áridas. Apesar dessa escassez, a principal atividade econômica da região é a agricultura, com destaque para o cultivo de café, banana e cana-de-açúcar. O turismo também é uma atividade em potencial.

O índice de emigração do país é elevado, havendo uma maior quantidade de cabo-verdianos vivendo fora do país do que nas ilhas locais. Além disso, o dinheiro enviado pelos emigrantes a seus familiares constitui-se como uma das principais fontes de renda para a economia local.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados do Cabo Verde*

Localização: África Ocidental

Extensão territorial: 4.030 km²

Capital: Praia

Idioma: Português

Atual presidente: Jorge Carlos Fonseca

População: 505.335 habitantes

Densidade demográfica: 125 hab/km²

Taxa média anual de crescimento populacional (2010-2015): 0,946%

População residente em área urbana: 64%

População residente em área rural: 36%

Etnias: Crioulos (71%), negros (28%), brancos (1%).

Taxa de alfabetização em pessoas com mais de 15 anos de idade: 85%

População subnutrida: 9%

Calorias consumidas: 2,720 Kcal/dia

Esperança de vida ao nascer: 75 anos

Domicílios com acesso à água potável: 88%

Domicílios com acesso à rede sanitária: 61%

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,586 (médio)

Moeda: Escudo cabo-verdiano

Produto Interno Bruto (PIB): 1.889 milhões de US$

PIB per capita (2011): 3.773 US$

Gastos Públicos com educação: 5,7% do PIB

Gastos Públicos com saúde: 3,1% do PIB

* Dados retirados do IBGE países relativos a 2013.

Bandeira da República do Cabo Verde

Bandeira da República do Cabo Verde

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos relacionados

Gâmbia

Informações sobre Gâmbia, o menor país continental da África e de economia essencialmente agrícola.

Portugal

País responsável pelo processo de colonização no Brasil.

Angola

País que sofre as consequências de uma longa guerra civil.

Mercado de escravos

Após a chegada ao território brasileiro, os escravos eram vendidos como “peças” nos mercados de escravos. Saiba mais sobre a história da escravidão negra africana no Brasil.