A Grécia é um país localizado na porção sul da Europa, fazendo fronteira com a Albânia, a Macedônia e a Bulgária, ao norte, e com a Turquia, a nordeste. O país é banhado a leste pelo Mar Egeu, ao sul pelo Mar de Creta e a oeste pelo Mar Jônico, todos esses mares pertencentes ao Mar Mediterrâneo. Conhecida como o berço da civilização ocidental, a Grécia possui 11,4 milhões de habitantes que vivem em uma área territorial de 131.960 km², perfazendo uma densidade demográfica de 87 pessoas por quilômetro quadrado.
O território grego encontra-se dividido em uma zona continental e uma área composta por mais de 2000 ilhas, das quais apenas 170 encontram-se habitadas. A maior dentre essas ilhas é a de Creta, localizada no Mar de Creta. Mas é no Mar Egeu e no Jônico que a maior parte do arquipélago situa-se, conforme podemos observar no mapa a seguir:
Mapa de localização da Grécia na Península Balcânica
O relevo da Grécia encontra-se majoritariamente composto por um conjunto de montanhas, o que revela o seu caráter geologicamente recente. Existem também as chamadas terras baixas, que são de planície e resumem-se aos vales fluviais e a algumas zonas costeiras. O clima predominante é o mediterrâneo, muito influenciado pelas altitudes, pela latitude e pela maritimidade, com invernos suaves e verões muito quentes, exceto nas regiões mais ao norte, em que o frio é mais rigoroso.
O sistema político do país é a República, contando com um presidente e com um primeiro-ministro. Ao todo, o parlamento é composto por 300 deputados, que são eleitos para exercerem os seus mandatos durante um período de quatro anos.
Economicamente, a Grécia integra a União Europeia desde o ano de 1981, quando esta ainda se chamava Mercado Comum Europeu. Em razão de choques políticos e comerciais, os gregos chegaram a ameaçar saírem do bloco em várias ocasiões, o que nunca se concretizou. Os anos de 2008 e 2009 marcaram um período de intensa crise econômica, causada pelo elevado deficit público e pela dependência econômica do país frente ao mundo desenvolvido que também estava em crise.
Os vários empréstimos contraídos junto à UE e ao FMI tiveram como consequência a adoção de uma série de medidas de austeridade, com cortes de gastos públicos e outras ações, elevando o desemprego e causando a revolta na população, que tomou as ruas e gerou vários conflitos com a polícia.
A economia da Grécia, a despeito desses problemas, é caracterizada pelo elevado peso do setor de serviços, que contribui com mais de 80% do PIB do país, contra os 16% do setor industrial e os 4% do setor agropecuário e extrativista. Essa concentração no setor terciário deve-se à força do turismo no país, à tendência atual de direcionamento das economias para o comércio e ao fraco desempenho histórico das indústrias e da agricultura na Grécia.
Dados sobre a Grécia*:
Localização: Sul da Europa
Extensão territorial: 131.960 km²
Sistema de Governo: República
Atual presidente: Károlos Papúlias
Atual primeiro-ministro: Antónis Samarás
Capital: Atenas
Idioma: Grego
Religiões: Cristianismo (95%), outras (5%).
População: 11.418.878 habitantes
Densidade demográfica: 87 hab/km²
Taxa média anual de crescimento populacional: 0,233%
Taxa de natalidade: 10 por mil
Taxa de mortalidade: 10 por mil
População residente em área rural: 62%
População residente em área urbana: 38%
População subnutrida: menor que 5%
Esperança de vida ao nascer: 80 anos
Domicílios com acesso à água potável: 100%
Domicílios com acesso à rede sanitária: 98%
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,860 (alto)
Moeda: Euro
Produto Interno Bruto (PIB): US$ 248,9 bilhões
PIB per capita: US$ 22.377 de pessoas
População Economicamente Ativa: 56%
Gastos públicos com saúde: 6,1% do PIB
___________________
* Dados extraídos do IBGE países referentes ao ano de 2013.