Envelhecimento da população da Europa

Com índices de natalidade e mortalidade cada vez menores, a população da Europa segue tendência do envelhecimento e preocupa autoridades.

A população europeia é predominantemente idosa
A população europeia é predominantemente idosa

Um dos principais problemas atualmente existentes na Europa é o envelhecimento médio de sua população. Esse processo acontece em função de dois fatores conjunturais principais: a queda das taxas de mortalidade (em função das melhorias nas condições de vida) e a queda acentuada das taxas da natalidade (que só foram mais baixas em períodos de grandes catástrofes, como a difusão de doenças e a realização de guerras).

O resultado disso é a preponderância de uma população mais velha na maioria dos países europeus, a exemplo dos dramas vividos por França, Itália e Alemanha. Nesses países, a população idosa – ou seja, que possui mais de 60 anos de idade – é superior ao número de habitantes que possuem até 15 anos, fator que vem se agravando nos últimos anos. O número médio de nascimentos gira em torno de 1,5 criança por mulher, enquanto a expectativa de vida, em alguns países, já está próxima aos 80 anos.

Uma medida que vem sendo tomada para regular, de certo modo, o ritmo de crescimento da população é a concessão de incentivos para que as famílias passem a ter mais filhos. Isso porque, à medida que a média de idade em um país se eleva, a PEA (População Economicamente Ativa) vai diminuindo, de forma que os gastos por parte do governo para sustentar os aposentados e manter outros custos aumentam. Além disso, há uma queda na geração de empregos, com a ocorrência de vagas ociosas, atraindo menos investimentos e gerando menos riquezas ao país.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Uma das medidas adotadas em vários países é o chamado “Bônus Bebê”. Na Alemanha, o governo realiza um pagamento de 13 parcelas quinzenais que oscilam entre um valor equivalente a R$650 e R$1500. Além disso, incluem-se outros bônus, como o auxílio-maternidade e outros.

Para além dessa questão, é preciso lembrar que a diminuição da PEA não é o único problema encontrado pelos países europeus no que diz respeito ao envelhecimento de suas populações. Tanto é que os governos também vêm tomando medidas para adequar as estruturas sociais aos padrões de uma população cada vez mais idosa, com medidas de inclusão das pessoas mais velhas, melhorias nas condições de acessibilidade, inclusão digital e outros elementos.

As medidas públicas tomadas pelos países europeus em relação ao tema em tela devem ser observadas com atenção pela maioria dos países emergentes (com exceção de Índia e China), que vêm passando pelo mesmo processo e, no futuro, poderão ter de enfrentar o problema.

O Brasil, por exemplo, vem registrando sucessivas quedas nas taxas de natalidade, acompanhando a queda das taxas de mortalidade, o que é responsável por uma elevação gradual da expectativa de vida dos habitantes. O país, por enquanto, ainda é considerado um “país adulto”, mas alguns especialistas já vêm demonstrando certa preocupação sobre o envelhecimento acelerado atualmente em curso.

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos relacionados

1º de outubro – Dia do Idoso

Entenda por que o Dia do Idoso é comemorado em 1º de outubro e conheça os direitos dessa parcela da população.

Aspectos naturais da Europa

Conheça os principais aspectos naturais da Europa, que envolvem o clima, o relevo e a vegetação do “velho mundo”.

Crescimento Demográfico

Algumas informações, dados, análises e discussões sobre o crescimento demográfico mundial.

Crescimento da população brasileira

Entenda o atual momento do crescimento da população brasileira e conheça as razões para as suas recentes alterações e as projeções para o futuro.

Crise migratória na Europa

Um dos principais desafios da Europa atualmente é a crise migratória que o continente vem enfrentando. Clique e saiba mais sobre esse processo!

Envelhecimento da População Brasileira

Conheça as razões e os desafios enfrentados frente ao processo de envelhecimento da população brasileira.

Expectativa de vida

Conheça a definição de expectativa de vida e como esse dado é utilizado para calcular a qualidade de vida das populações.

Natalidade

Natalidade, O que é Natalidade, A queda nas taxas de Natalidade nos países desenvolvidos, Países com taxas negativas de Natalidade, As maiores taxas de Natalidade do mundo, As menores taxas de Natalidade do mundo.

Pirâmides etárias

Confira o conceito e a funcionalidade analítica das pirâmides etárias e fique por dentro dos tipos e variações desse importante dado demográfico.

População mundial

Conheça quais são os continentes e os países mais populosos do globo. Saiba mais sobre o crescimento e a distribuição da população mundial.

Teorias Demográficas

As teorias demográficas: malthusianismo, neomalthusianismo e marxismo ou reformismo.

Transição demográfica

Conheça a teoria da transição demográfica e suas explicações para as transformações nos índices populacionais ao longo do tempo.