Transição demográfica

A transição demográfica refere-se às oscilações entre crescimento populacional, taxa de mortalidade, taxa de natalidade e a posterior estabilização desses índices.

Entende-se por transição demográfica a teoria que se preocupa em compreender as transformações no crescimento demográfico natural ou vegetativo a partir das variações das taxas de natalidade e de mortalidade. Essa teoria foi elaborada pelo demógrafo estadunidense Frank Notestein, em 1929, sendo amplamente utilizada desde então para contestar a Teoria Demográfica Malthusiana.

A teoria da transição demográfica basicamente analisa o crescimento populacional das sociedades, com foco na Europa e América do Norte, a partir do processo de industrialização. Antes da I Revolução Industrial, as sociedades estavam condicionadas a passar por elevadas taxas de natalidade, que eram compensadas por uma igual mortalidade populacional.

No entanto, as taxas de mortalidade, em função das melhorias sociais e sanitárias, passaram a cair, o que fez com que o número médio da população aumentasse aceleradamente, o que passou a gerar um temor generalizado sobre o excesso de pessoas no mundo. Uma dessas preocupações foi a própria teoria malthusiana, que afirmava que a população cresceria em uma velocidade maior que a produção de alimentos.

O que ocorre é que as taxas de natalidade só costumam cair após certo tempo, o que, consequentemente, gera a redução gradativa do crescimento populacional e até mesmo um envelhecimento demográfico, tal como ocorre atualmente na Europa.

O gráfico da transição demográfica a seguir apresenta uma síntese dessa evolução:

Esquema/gráfico da transição demográfica
Esquema/gráfico da transição demográfica

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fase 01 – Regime demográfico clássico: taxas de natalidade e mortalidade elevadas, com uma pequena redução nessa última; crescimento vegetativo controlado.

Fase 02 – Explosão demográfica: taxas de natalidade ainda muito altas e queda brusca das taxas de mortalidade, com o consequente aumento no crescimento vegetativo; população jovem.

Fase 03 – Transição demográfica: queda nas taxas de natalidade acompanhando a queda nas taxas de mortalidade; crescimento vegetativo reduz-se aceleradamente; população adulta.

Fase 04 – Regime demográfico moderno: estabilização demográfica; baixo crescimento vegetativo e controle nas taxas de mortalidade e natalidade; envelhecimento da população.

Podemos dizer que a Europa passou por dois períodos diferentes em que ocorreu a Fase 02 acima mencionada, ou seja, um elevado crescimento populacional. O primeiro momento foi na I Revolução Industrial, em que o crescimento populacional foi elevado não tão somente pelas taxas de natalidade, mas também pela forte migração campo-cidade, também chamada de êxodo rural. O segundo momento foi após a II Guerra Mundial, em que as taxas de natalidade intensificaram-se rapidamente, dando origem ao que até hoje se chama de “geração baby boom”.

Atualmente, os países desenvolvidos passam pela fase 04 e sofrem com o problema do envelhecimento populacional, que reduz a proporção de habitantes pertencentes à População Economicamente Ativa (PEA). O Brasil, por sua vez, já passou pela sua explosão demográfica, embora ela não tenha sido tão acentuada, e hoje se encontra na fase 03 da transição demográfica.

As variações no crescimento populacional são explicadas pela transição demográfica

As variações no crescimento populacional são explicadas pela transição demográfica

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos relacionados

Crescimento Demográfico

Algumas informações, dados, análises e discussões sobre o crescimento demográfico mundial.

Crescimento vegetativo

Entenda o que é o crescimento vegetativo e como esse importante dado é calculado.

Ecomalthusianismo

Entenda o que é o ecomalthusianismo, o que defende essa teoria e quais são as críticas a ela direcionadas.

Envelhecimento da População Brasileira

Conheça as razões e os desafios enfrentados frente ao processo de envelhecimento da população brasileira.

Envelhecimento da população da Europa

Compreenda as causas, as características e as ações públicas em torno do envelhecimento da população da Europa.

Envelhecimento populacional

Saiba as principais causas e consequências do envelhecimento da população, bem como entenda a ocorrência desse fenômeno no Brasil e no mundo.

Mortalidade Infantil

Clique aqui e veja quais são as principais causas da mortalidade infantil!

Natalidade

Natalidade, O que é Natalidade, A queda nas taxas de Natalidade nos países desenvolvidos, Países com taxas negativas de Natalidade, As maiores taxas de Natalidade do mundo, As menores taxas de Natalidade do mundo.

Pirâmides etárias

Confira o conceito e a funcionalidade analítica das pirâmides etárias e fique por dentro dos tipos e variações desse importante dado demográfico.

Taxas de natalidade e mortalidade

Entenda o que são e como calcular as taxas de natalidade e mortalidade. Confira também a importância desses dados para a mensuração do crescimento natural ou vegetativo.

Teorias Demográficas

As teorias demográficas: malthusianismo, neomalthusianismo e marxismo ou reformismo.