Pirâmides etárias

As pirâmides etárias são úteis para a análise demográfica sobre inúmeros aspectos, tais como esperança de vida, natalidade, fecundidade, mortalidade, entre outros.

As pirâmides etárias – também conhecidas como pirâmides populacionais – são gráficos que evidenciam a estrutura etária de um determinado local, mensurando a quantidade de pessoas existentes no território em cada faixa de idade e geralmente dividindo o número de homens pelo número de mulheres. Elas são de extrema importância para a compreensão de inúmeros fatores referentes à demografia, tais como: população economicamente ativa, taxa de natalidade, expectativa de vida, envelhecimento populacional, entre outros.

A forma das pirâmides etárias também diz muito sobre os aspectos populacionais. Pirâmides com base larga e topo estreito, por exemplo, representam uma população jovem com elevadas taxas de natalidade e mortalidade, algo mais comum em países subdesenvolvidos, em que se perde um grande número de pessoas por problemas de doenças, violência e outros ao mesmo tempo em que não há um controle de natalidade.

Exemplo ilustrativo de uma pirâmide etária
Exemplo ilustrativo de uma pirâmide etária

Há, portanto, três tipos de pirâmides etárias, classificadas de acordo com as suas formas:

a) Pirâmide jovem: é o tipo de pirâmide acima explicado, com base larga e tipo estreito, algo típico de países subdesenvolvidos que contam com alta natalidade e também uma acentuada taxa de mortalidade, além de baixa expectativa de vida.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Exemplo de pirâmide jovem
Exemplo de pirâmide jovem

b) Pirâmide adulta: apresenta uma base mediana com um corpo mais largo e topo ainda muito estreito. É típica de alguns países desenvolvidos e de outros em desenvolvimento, a exemplo do Brasil.

Exemplo de pirâmide adulta
Exemplo de pirâmide adulta

c) Pirâmide envelhecida: apresenta uma base estreita, em razão das baixas taxas de natalidade, e um topo mais largo do que o das demais pirâmides por causas das baixas taxas de mortalidade e elevada expectativa de vida. Países com esse tipo de pirâmide enfrentam problemas com a pequena proporção de População Economicamente Ativa (PEA) e geralmente adotam medidas de incentivos à natalidade. Países desenvolvidos da Europa encaixam-se nessa descrição.

Exemplo de pirâmide envelhecida
Exemplo de pirâmide envelhecida

Esses tipos acima especificados são apenas os principais, podendo haver outras formas variadas, a exemplo de pirâmides de países em fase de transformação, como aqueles que conseguiram retomar as taxas de natalidade, apresentando base larga, corpo estreito e topo também largo, as chamadas pirâmides rejuvenescidas.

As pirâmides etárias revelam as proporções de jovens, adultos e idosos em um local

As pirâmides etárias revelam as proporções de jovens, adultos e idosos em um local

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos relacionados

Crescimento Demográfico

Algumas informações, dados, análises e discussões sobre o crescimento demográfico mundial.

Envelhecimento da População Brasileira

Conheça as razões e os desafios enfrentados frente ao processo de envelhecimento da população brasileira.

Envelhecimento da população da Europa

Compreenda as causas, as características e as ações públicas em torno do envelhecimento da população da Europa.

Envelhecimento populacional

Saiba as principais causas e consequências do envelhecimento da população, bem como entenda a ocorrência desse fenômeno no Brasil e no mundo.

Expectativa de vida

Conheça a definição de expectativa de vida e como esse dado é utilizado para calcular a qualidade de vida das populações.

População mundial

Conheça quais são os continentes e os países mais populosos do globo. Saiba mais sobre o crescimento e a distribuição da população mundial.

Transição demográfica

Conheça a teoria da transição demográfica e suas explicações para as transformações nos índices populacionais ao longo do tempo.