Mitologia grega

Mitologia grega é a forma como conhecemos o conjunto de mitos que formavam a cultura e a religiosidade dos gregos na Antiguidade.

Quadro ilustrativo de deuses da mitologia grega
Representações dos deuses gregos, figuras de grande importância na religiosidade dos gregos antigos.

A mitologia grega foi o conjunto de mitos narrados pelos gregos na Antiguidade, sendo parte da cultura e da religiosidade desse povo. Esses mitos eram transmitidos de geração a geração oralmente, mas foram registrados pela escrita por Homero e Hesíodo. Também estavam presentes em outras formas de arte grega, como o teatro.

A religiosidade dos gregos era politeísta porque existiam nela vários deuses, e nela eles eram retratados com sentimentos compatíveis aos dos seres humanos. Zeus foi o principal deles, pertencendo ao grupo divino mais importante, o dos olímpicos. A mitologia grega também era marcada pela existência de seres míticos e heróis.

Leia mais: Medusa — era uma górgona monstruosa e feroz que transformava em pedra aqueles que a encarassem

Resumo sobre mitologia grega

  • Mitologia grega foi o conjunto de mitos que formavam a cultura e a religiosidade dos gregos antigos.

  • Esses mitos eram passados pela oralidade desde o período Pré-Homérico, mas foram registrados de maneira escrita por Homero e Hesíodo.

  • Eles explicavam fenômenos da natureza e davam lições de moral sobre comportamentos inadequados.

  • Eles mostravam os deuses gregos com sentimentos típicos dos seres humanos.

  • Os principais deuses eram os olímpicos, que residiam no Monte Olimpo.

Mitologia grega

Por mitologia grega, entende-se o conjunto de mitos que faziam parte da religiosidade e da cultura dos gregos antigos. Esses mitos narravam histórias envolvendo os deuses gregos, mas também explicavam fenômenos da natureza, justificavam tradições e estabeleciam lições de moral a fim de determinar comportamentos como bons ou ruins.

Essas histórias traziam explicações de fenômenos como o nascer do Sol, as estações do ano e os terremotos, além da origem da Terra e dos humanos. Do ponto de vista religioso, tratavam sobre as origens dos deuses, suas qualidades e atributos, e relacionavam habilidades humanas com a bondade divina.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Assim, alguns conhecimentos básicos, como a medicina e a agricultura, dentro da mitologia grega, eram habilidades ensinadas aos seres humanos por meio dos deuses. Os mitos eram parte importante da cultura dos gregos antigos, mas é importante considerarmos que, assim como existiam pessoas que acreditavam neles, havia aqueles que os viam de maneira cética.

Esses mitos foram, a princípio, transmitidos pelas gerações por meio da oralidade, mas, a partir do século VIII a.C., começaram a ser registrados de maneira escrita. Homero e Hesíodo registraram inúmeros mitos gregos em poemas. Além disso, essas histórias eram abordadas em outras artes, como nas pinturas em cerâmicas e também no teatro grego.

As grandes fontes de conhecimento sobre a mitologia grega, como mencionado, foram Homero e Hesíodo. Os dois foram escritores que viveram nos séculos VIII a.C. e VII a.C. respectivamente. Escreveram obras consideradas clássicos da cultura grega, e acredita-se que o trabalho deles tenha sido o de compilar histórias que eram narradas por gerações na Grécia.

Homero foi o responsável por escrever a Ilíada, poema que narra eventos relacionados à Guerra de Troia, e a Odisseia, poema que narra o retorno de Odisseu — um dos heróis que lutaram em Troia — para sua terra natal, a ilha de Ítaca. No caso de Hesíodo, o seu trabalho mais conhecido foi Teogonia, que narra o surgimento dos deuses gregos.

Os historiadores acreditam que Homero e Hesíodo pegaram diversos mitos da cultura grega e os resumiram em seus livros. Sabe-se que os mitos gregos eram narrados oralmente desde o período Pré-Homérico, marcado pela existência de duas grandes civilizações: cretenses e micênicos.

Leia mais: O nascimento da filosofia — influenciada, entre outros aspectos, pelo mitos

Deuses na mitologia grega

Os gregos eram politeístas, o que significa que sua religião era formada por vários deuses. Estes eram as principais figuras da mitologia grega e, apesar de sobrenaturais, tinham traços e características comuns a todos os humanos. Assim, os deuses gregos sentiam ódio, inveja, ciúme, paixão, felicidade, tristeza, vergonha, entre outros sentimentos.

Esses sentimentos poderiam mover suas ações, e os mitos constantemente traziam informações sobre atitudes divinas motivadas por algum sentimento específico. Além disso, os deuses gregos poderiam representar algum conceito abstrato, como a justiça, assim como personificar algum fenômeno da natureza ou ser o seu causador.

O principal grupo de deuses gregos eram os olímpicos, que residiam no Monte Olimpo, de onde Zeus reinava sobre o Universo. No entanto, alguns importantes deuses não ficavam lá, como Hades, guardião do submundo, onde morava junto de sua esposa, Perséfone.

Os deuses gregos se estabeleceram com a ajuda de Zeus, filho de Cronos e Reia. Cronos tinha o hábito de devorar os próprios filhos, temeroso de que eles se rebelassem contra ele, mas Zeus foi salvo por sua mãe. Zeus cresceu em segurança e retornou para libertar seus irmãos de dentro do ventre de Cronos.

Assim, Zeus libertou Deméter, Héstia, Hera, Poseidon e Hades e iniciou uma guerra contra os titãs (Cronos era um titã). Posteriormente, os deuses gregos lutaram contra os gigantes, e venceram as duas guerras. Com isso, eles se estabeleceram como os seres predominantes na cosmogonia grega, e Zeus se tornou o deus mais poderoso de todos.

Os principais deuses da mitologia grega foram: Zeus; Hera; Poseidon; Atena; Ares; Deméter; Apolo; Ártemis; Hefesto; Afrodite; Hermes; Dioniso; e Hades.

Leia mais: Deuses da mitologia nórdica — conjunto de histórias relacionadas às crenças dos escandinavos na Era Viking

Outros seres da mitologia grega

Ilustração de Herácles, herói da mitologia grega, enfrentando uma hidra
Herácles, um herói da mitologia grega, diante de uma hidra, um monstro marítimo.

A mitologia ainda era marcada pela existência de inúmeros outros seres, como gigantes, centauros, ciclopes, sereias, górgonas, cavalos alados, hidras, esfinge, entre outros. Havia também os heróis, filhos de deuses com mortais e conhecidos por realizarem proezas sobrenaturais.

Os heróis eram mortais, mas, por terem uma descendência divina, eles tinham a capacidade de realizar ações extraordinárias. Eles eram alvo de veneração entre os gregos e só estavam abaixo dos deuses. Por fim, é importante citar que os heróis, frequentemente, eram auxiliados pelos deuses nos mitos gregos.

Entre os principais heróis gregos estão:

  • Belerofonte;

  • Herácles;

  • Teseu;

  • Perseu;

  • Órion;

  • Odisseu;

  • Jasão.

Principais mitos da mitologia grega

A mitologia grega é riquíssima na variedade de seus mitos, e mencionamos que as principais fontes para conhecê-los são os escritos de Homero e Hesíodo. Entre os principais mitos gregos estão:

  • Teogonia e a origem dos deuses;

  • Guerra de Troia;

  • Mito da caixa de Pandora;

  • Rapto de Perséfone;

  • Os doze trabalhos de Herácles;

  • Mito do rei Midas;

  • Perseu e Medusa;

  • Odisseia;

  • Édipo e a Esfinge;

  • Teseu e o Minotauro.

Videoaula sobre o legado cultural grego

Por: Daniel Neves Silva

Artigos relacionados

Ares

Acesse o texto e saiba mais sobre Ares, deus grego da guerra. Veja como esse deus era representado na mitologia grega e como era o culto a ele.

Deméter

Clique no link e conheça Deméter, deusa da agricultura para os gregos antigos. Aprenda sobre o mito do sequestro da sua filha, Perséfone.

Dioniso

Clique aqui e saiba sobre Dioniso, o tradicional deus grego conhecido como o deus do vinho. Veja como ele é mencionado nos mitos gregos.

Hera

Acesse e conheça mais sobre Hera, deusa grega. Aprenda sobre sua personalidade, seu mito, e veja como era o culto a ela.

Hermes

Clique aqui e conheça Hermes, um dos deuses presentes na religiosidade dos gregos antigos. Veja como ele era descrito nos mitos gregos.

Labirinto do Minotauro

Saiba como Teseu conseguiu sair do labirinto do Minotauro, situado na ilha de Creta, livrando Atenas de pagar uma oferenda aos cretenses todos os anos.

Medusa

Clique aqui para saber detalhes sobre quem era Medusa, a górgona que foi morta por Perseu. Fique por dentro do famoso mito de sua morte.

Perséfone

Clique no link para conhecer detalhes sobre a deusa grega Perséfone. Veja como era o culto a ela e conheça a história de seu rapto por Hades.

Período Pré-Homérico

Clique aqui e saiba o que foi o período Pré-Homérico. Acompanhe o desenvolvimento das civilizações cretense e micênica, e veja como se deu a invasão dórica.

Poseidon

Clique para acessar o texto e conhecer mais sobre Poseidon, deus dos mares e dos rios. Veja como ele aparece nos mitos gregos e como era seu culto.

Zeus

Você conhece Zeus, o principal deus da mitologia grega? Clique aqui e saiba tudo sobre ele.

Ártemis

Clique para acessar o texto e conhecer Ártemis, uma popular deusa na Grécia Antiga. Aprenda sobre ela na mitologia e sobre seu culto.