Labirinto do Minotauro

Teseu X Minotauro
Teseu X Minotauro

Quando ouvimos falar na Grécia Antiga, logo nos lembramos da mitologia grega. Diversos fatores podem nos explicar essa recorrência, um deles é a enorme quantidade de filmes que são produzidos sobre essa temática, como: Troia (2004), Fúria de Titãs (2010), O Minotauro (2005), entre outros.

No presente texto iremos analisar a mitologia do Labirinto do Minotauro. Segundo a mitologia, o palácio de Cnossos, situado na ilha grega de Creta, escondia um labirinto que foi construído pelo rei Minos. Nesse labirinto vivia um monstro denominado Minotauro, que possuía corpo de homem e cabeça de touro.

Conforme a lenda grega, os atenienses haviam matado um dos filhos do rei cretense, Minos. Esse fato causou um grande ódio dos cretenses em relação aos atenienses. Esse ódio foi sustentado pelo rei, que jurou vingança pela morte do seu filho. Logo a vingança foi cumprida e os cretenses declararam guerra contra Atenas, que foi derrotada.

Após a vitória cretense sobre Atenas, Creta exigiu dos gregos o pagamento de uma oferenda todos os anos. Essa oferenda consistia no envio de sete moças e sete rapazes que seriam devorados pelo Minotauro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo a mitologia grega, era impossível sair do labirinto em que o Minotauro vivia. Entretanto, a história do labirinto sem saída começou a mudar quando um rapaz grego, Teseu, resolveu enfrentar o monstro do labirinto.

Teseu foi secretamente ajudado por Ariadne, filha do rei Minos, que lhe enviou um novelo de linha que ajudaria Teseu a não se perder e a conseguir sair do labirinto. O jovem rapaz teria que desenrolar o novelo de linha por onde passasse. Feito isto, os lugares ficariam marcados com a linha, evitando que ele se perdesse.

A ajuda de Ariadne foi fundamental para que Teseu conseguisse vencer o Minotauro. O jovem travou uma árdua luta contra o monstro, conseguindo vencê-lo. Com a vitória, Teseu livrou Atenas de pagar a oferenda aos cretenses durante todos os anos.

Por: Leandro Carvalho

Artigos relacionados

A religião na Grécia Antiga

A religião na Grécia Antiga incorporou a mitologia grega como forma de transmitir ao povo grego mensagens e ensinamentos importantes.

Apolo

Acesse o texto para saber quem foi Apolo. Veja as principais histórias que envolvem esse deus grego conhecido como deus do Sol.

Civilização cretense

Conheça a civilização cretense, sociedade que desenvolveu intenso comério marítimo e foi uma das precursoras do povo grego.