Gregos

Através dos gregos surgiram importantes ciências, como a matemática, a filosofia e a história.

Partenon: templo construído em homenagem à deusa Atena.
Partenon: templo construído em homenagem à deusa Atena.

A Grécia, localizada na Europa Oriental (ao sul da Península Balcânica), foi colonizada e habitada pelos jônios, dórios, eólios e aqueus. Por ser a região onde surgiram as ciências mais importantes de nossa formação educacional (como a Matemática, História, Filosofia, entre outras) é considerada o berço da cultura ocidental. O litoral, recortado, proporcionou aos gregos se lançarem ao mar em busca de terras e riquezas, o que ficou conhecido como “diásporas gregas”. Fazem parte da Grécia as cidades-estados Atenas e Esparta, importantíssimas no estudo da cultura ocidental.

A mitologia grega funde aspectos religiosos e culturais. Os gregos eram politeístas, tendo Zeus como seu líder maior. Buscavam respostas para situações cotidianas (estações do ano, amanhecer e anoitecer, astronomia) na mitologia. Além de Zeus, adoravam Hera (deusa da família), Hades (deus do inferno), Poseidon (deus dos mares), Atena (deusa da sabedoria) e outros.

A formação social era muito distinta entre as cidades-estados gregas. Em Atenas, a cultura era a base da formação do indivíduo. As crianças aprendiam a ler, cantar, tocar um instrumento, declamar e escrever. A sociedade era dividida em rei, eupátridas (nascidos na Grécia), metecos (estrangeiros) e escravos. Já em Esparta, o militarismo é que conduzia as bases. Na camada mais alta encontravam-se os espartíatas, descendentes dos dóricos. A educação ficava a cargo do Estado. Aos sete anos, a criança iniciava sua educação militar. Até os 20 anos vivia nas concentrações militares. Aos 30, voltava pra casa e recebia a permissão para casar. Eram obrigados a servir o exército até os 60 anos, quando passavam a participar da administração da cidade. Abaixo dos espartíatas estavam os periecos (comerciantes e artesãos) e os hilotas (não eram escravos, pois não eram propriedade dos homens livres, mas estavam à disposição dos espartanos a qualquer hora).

Na Idade Antiga, a Grécia foi palco de muitas guerras. Disputou territórios com os persas nas “Guerras Médicas” e guerreou entre si (com ajuda dos persas) nas chamadas “Guerras do Peloponeso” (Batalha de Egos-Pótamos e Batalha de Lêuctras).

A filosofia grega é um capítulo à parte. Destacaram-se Protágoras, Górgias, Sócrates, Platão e Aristóteles. Além da Filosofia, os gregos desenvolveram a Arquitetura (templos sustentados por colunas), a pintura, a Literatura (Heródoto, Tucídides e Xenofonte) e o teatro (Ésquilo, Sófocles e Aristófanes).
 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Por: Demercino José Silva Júnior

Artigos de Gregos

A democracia ateniense

A democracia surgiu em Atenas por volta de 510 a.C. Conheça um pouco mais sobre a organização deste regime político.

A religião na Grécia Antiga

A religião na Grécia Antiga incorporou a mitologia grega como forma de transmitir ao povo grego mensagens e ensinamentos importantes.

Afrodite

Você conhece a história de Afrodite? Clique aqui e saiba tudo sobre a deusa do amor e da beleza para os gregos antigos.

Alexandre Magno

Saiba mais sobre a figura de Alexandre Magno e sobre sua importância no mundo antigo.

Ártemis

Clique para acessar o texto e conhecer Ártemis, uma popular deusa na Grécia Antiga. Aprenda sobre ela na mitologia e sobre seu culto.

As reformas de Drácon e Sólon

As mudanças políticas que pavimentaram a democracia ateniense.

Deméter

Clique no link e conheça Deméter, deusa da agricultura para os gregos antigos. Aprenda sobre o mito do sequestro da sua filha, Perséfone.

Dioniso

Clique aqui e saiba sobre Dioniso, o tradicional deus grego conhecido como o deus do vinho. Veja como ele é mencionado nos mitos gregos.

Guerra do Peloponeso

Você sabe o que foi a Guerra do Peloponeso? Clique aqui e veja quais foram as causas do conflito e as suas consequências para a história grega.

Hades

Acesse o texto sobre Hades e saiba mais sobre o guardião do submundo dos gregos. Veja como foi o nascimento desse deus e conheça a história do rapto de Perséfone.

Hefesto

Clique aqui e saiba sobre Hefesto, o deus grego do fogo e da metalurgia. Veja como ele era mencionado nos mitos e como era o seu culto.

Hera

Acesse e conheça mais sobre Hera, deusa grega. Aprenda sobre sua personalidade, seu mito, e veja como era o culto a ela.

Hermes

Clique aqui e conheça Hermes, um dos deuses presentes na religiosidade dos gregos antigos. Veja como ele era descrito nos mitos gregos.

Héstia

Clique e acesse o texto para saber mais sobre Héstia, deusa com forte ligação com a vida doméstica. Os gregos a consideravam a personificação da lareira.

Labirinto do Minotauro

Saiba como Teseu conseguiu sair do labirinto do Minotauro, situado na ilha de Creta, livrando Atenas de pagar uma oferenda aos cretenses todos os anos.

Medusa

Clique aqui para saber detalhes sobre quem era Medusa, a górgona que foi morta por Perseu. Fique por dentro do famoso mito de sua morte.

Mitologia grega

Clique aqui para saber mais sobre a mitologia grega. Entenda o que eram os mitos, como eram transmitidos, e conheça os principais deuses e heróis gregos.

O Julgamento de Sócrates

Quais razões levaram Sócrates a julgamento? Descubra!

Origem de Atenas

Clique aqui e entenda um pouco mais sobre a origem de Atenas!

Período Pré-Homérico

Clique aqui e saiba o que foi o período Pré-Homérico. Acompanhe o desenvolvimento das civilizações cretense e micênica, e veja como se deu a invasão dórica.

Perséfone

Clique no link para conhecer detalhes sobre a deusa grega Perséfone. Veja como era o culto a ela e conheça a história de seu rapto por Hades.

Poseidon

Clique para acessar o texto e conhecer mais sobre Poseidon, deus dos mares e dos rios. Veja como ele aparece nos mitos gregos e como era seu culto.

Sociedade ateniense

Saiba mais sobre a história de Atenas na Antiguidade e suas camadas sociais, divididas entre cidadãos, metecos e escravos.

Zeus

Você conhece Zeus, o principal deus da mitologia grega? Clique aqui e saiba tudo sobre ele.