Romanos

Coliseu de Roma: cenário de batalhas entre gladiadores.
Coliseu de Roma: cenário de batalhas entre gladiadores.

À margem do Rio Tibre, no centro da Península Itálica, surgiu a cidade de Roma. Capital do Império Romano do Ocidente, Roma contribuiu para a formação da cultura ocidental desenvolvendo a língua latina, o Direito, o Cristianismo e a concepção de República. No campo artístico, destacou-se na Literatura (Varrão, Cícero, Tito Lívio) e na Arquitetura.

A história política de Roma é dividida em três períodos: Monarquia, República e Império. No período monárquico (753 – 509 a.C.), Roma era uma pequena cidade sob influência dos etruscos. Nesse período, Roma consolidou-se como cidade, iniciando seu processo monárquico.

Na Monarquia, Roma foi governada por um rei, pelo Senado e pela Assembleia Curial. A sociedade dividia-se em patrícios (grandes proprietários de terras), clientes (homens livres), plebeus (comerciantes e artesãos) e escravos. Os patrícios, almejando controlar o poder, rebelaram-se contra o rei e instauraram uma nova política: a República (509 – 27 a.C.). 

Foi nesse período que Roma desenvolveu-se, expandindo seus territórios e se tornando uma das maiores civilizações do mundo. O poder dos patrícios aumentou e os conflitos começaram a surgir. A exploração dos plebeus tornou-se constante, gerando revoltas entre as partes. Com a expansão territorial, Roma precisava de mais trabalhadores, e, como saída, aumentou o número de escravos, pessimamente tratados. Com a situação se agravando cada vez mais, a República ruiu, dando vez ao Império (27 a.C. – 476).

Nesse período, as guerras cessaram, o que ocasionou uma redução no número de escravos. Teve-se início um período de tranquilidade, com a economia desenvolvida, já que os ex-escravos, agora livres, investiram em bens, enaltecendo o Império. Até que, no século III, Roma entrou em crise. Vasta em territórios conquistados, Roma não tinha reservas para a manutenção das conquistas. As invasões inimigas se tornaram corriqueiras, até que o Império, fragilizado, também veio a ruir.
 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Por: Demercino José Silva Júnior

Artigos de Romanos

Legado Romano

Clique aqui e confira a grande importância do legado romano!

Monarquia Romana

Conheça a história do período inicial da cidade de Roma, a partir de sua fundação e da implantação de uma monarquia.

O Império Romano

Tanto as províncias quanto os povos conquistados passaram a pagar tributos ao Império Romano.

O pão e circo romano

Clique aqui e entenda em que consistiu a política romano do pão e circo!

Origens mitológicas de Roma

Conheça as origens mitológicas de Roma e saiba que importância elas têm para se entender a história romana.

Os banquetes romanos

Os hábitos e rituais que cercavam essas situações de extremo luxo.

Os funerais na Roma Antiga

Os funerais na Roma Antiga seguiam um organizado procedimento ritualístico.

Os verdadeiros gladiadores

Estudos mostram que os gladiadores não eram tão exuberantes como os representados pelo cinema. Saiba mais!

Pax Romana

Conheça mais sobre a Pax Romana, conjunto de medidas político-administrativas implantado por Roma nos territórios dominados.

Primeiro Triunvirato

Acesse e veja como o poder dos generais romanos sobrepôs-se ao poder dos senadores. Acompanhe os impactos do Primeiro Triunvirato no destino da república.

Rapto das Sabinas, uma lenda romana

Você sabe o que foi o Rapto das Sabinas e sua importância na história de Roma? Clique aqui e descubra!

Revolta de Espártaco

Saiba mais sobre a maior revolta de escravos que aconteceu na Antiguidade: a Revolta de Espártaco, que abalou as estruturas da escravidão na Roma Antiga.

Segundo Triunvirato

Acesse o site e veja como se formou o Segundo Triunvirato. Acompanhe as disputas militares pelo poder de Roma. Veja o início do período imperial na Roma Antiga.