O Império Romano

Através de um clima de desordem pública e tensão social, Roma deixou de ser uma cidade-estado e tornou-se um império, governado por Otávio Augusto (27 a.C. - 14 d.C.). Isso significou transformações significativas na estrutura política e nas relações sociais e econômicas romanas.

O domínio do Império Romano se deu por meio dos saques das regiões conquistadas, com isso o Império apoderou-se de todas as riquezas e terras, transformando-as em províncias. Cada província era obrigada a pagar altos impostos a Roma. Sem nenhum direito, as populações locais eram exploradas pelos governadores das províncias e pelos publicanos, que eram os cobradores de impostos.

As atividades econômicas romanas diversificaram-se após as conquistas. A economia, antes baseada exclusivamente na produção agrícola, foi obrigada a abrir espaço para atividades comerciais. Na realidade, após a conquista do Mediterrâneo, Roma tornou-se uma potência mercantil. O Império Romano passou a ser fundamentalmente mais comercial do que agrário.

Apesar de o governo de Otávio Augusto ser considerado um período de paz e prosperidade para Roma, a distribuição e a posse das terras continuaram sendo um problema para as camadas menos abastadas, pois as terras conquistadas continuaram concentradas nas mãos da teocracia patrícia. Além disso, os pequenos proprietários, após retornarem das inúmeras guerras, não tinham condições de retomar as suas atividades normais em razão do abandono das terras.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Otavio Augusto acreditava que os homens eram totalmente diferentes entre si, por isso estabeleceu uma hierarquia social que conferia direitos e privilégios às pessoas – no entanto, essa política hierárquica não contemplou a classe menos abastada. Os pequenos agricultores foram obrigados a pedir empréstimos, mas, sem condições de pagá-los, suas terras foram tomadas pelos patrícios. Assim, e por outras diversas razões, o latifúndio se tornou comum no Império Romano.

Posteriormente, as conquistas do Império Romano se ampliaram formando um imenso território. No entanto, por mais forte que fosse o Império, ele não possuiu condições de manter a unidade política e administrativa dessa grande região, habitada por vários povos, divididos em diversas classes sociais. Nesse contexto, o Império Romano entrou em processo de decadência.

Aproveite para conferir as nossas videoaulas relacionadas ao assunto:

Otávio Augusto transformou a estrutura política, econômica e social romana

Otávio Augusto transformou a estrutura política, econômica e social romana

Por: Lilian Maria Martins de Aguiar

Artigos relacionados

1453: Queda de Constantinopla

Saiba como ocorreu a Queda de Constantinopla, no ano de 1453, fato que marcou o fim do Império Bizantino e também o fim da Idade Média.

Germanos

Conheça alguns aspectos dos povos bárbaros denominados germanos e saiba de sua importância no contexto do Antigo Império Romano.

Guerras Púnicas

Entenda as causas e o desenrolar das Guerras Púnicas, um dos principais acontecimentos da Idade Antiga.

História dos Jogos Olímpicos

Conheça a história dos Jogos Olímpicos e entenda como eles ocorriam na Grécia Antiga e também como foram recuperados na Idade Contemporânea.

Legado Romano

Clique aqui e confira a grande importância do legado romano!

Monarquia Romana

Conheça a história do período inicial da cidade de Roma, a partir de sua fundação e da implantação de uma monarquia.

O pão e circo romano

Clique aqui e entenda em que consistiu a política romano do pão e circo!

Os banquetes romanos

Os hábitos e rituais que cercavam essas situações de extremo luxo.

Os funerais na Roma Antiga

Os funerais na Roma Antiga seguiam um organizado procedimento ritualístico.

Os verdadeiros gladiadores

Estudos mostram que os gladiadores não eram tão exuberantes como os representados pelo cinema. Saiba mais!

Pax Romana

Conheça mais sobre a Pax Romana, conjunto de medidas político-administrativas implantado por Roma nos territórios dominados.

Primeiro Triunvirato

Acesse e veja como o poder dos generais romanos sobrepôs-se ao poder dos senadores. Acompanhe os impactos do Primeiro Triunvirato no destino da república.

Rapto das Sabinas, uma lenda romana

Você sabe o que foi o Rapto das Sabinas e sua importância na história de Roma? Clique aqui e descubra!

Revolta de Espártaco

Saiba mais sobre a maior revolta de escravos que aconteceu na Antiguidade: a Revolta de Espártaco, que abalou as estruturas da escravidão na Roma Antiga.

Segundo Triunvirato

Acesse o site e veja como se formou o Segundo Triunvirato. Acompanhe as disputas militares pelo poder de Roma. Veja o início do período imperial na Roma Antiga.