Deméter

Deméter foi uma deusa na religiosidade e nos mitos dos gregos na Antiguidade. Era a deusa da agricultura e homenageada nos Mistérios de Elêusis.

Ilustração de Deméter segurando uma foice com uma das mãos, e com a outra, um ramalhete de trigo, na floresta
Deméter era a deusa da agricultura para os gregos antigos e a responsável pela proteção das colheitas.

Deméter foi uma deusa presente nos mitos e na religiosidade dos gregos na Antiguidade. Era venerada como a deusa da agricultura e a responsável pela alimentação dos seres humanos, pois era a protetora das plantações, sobretudo de grãos. Dividia esse posto com sua filha, Perséfone.

Ela não recebeu uma posição central nos mitos, embora o sequestro de sua filha e seu desespero para recuperá-la sejam um dos principais episódios da mitologia grega. Deméter, todavia, tinha uma posição importante na religiosidade grega, sendo venerada nos Mistérios de Elêusis, festival que ocorria duas vezes por ano.

Leia mais: Apolo — um dos deuses mais venerados da Grécia Antiga

Resumo sobre Deméter

  • Foi a deusa da agricultura e a protetora das plantações.

  • Existem teorias que a relacionam com uma deusa chamada Cibele.

  • Dividia a posição de deusa da agricultura com sua filha, Perséfone.

  • Ficou desesperada quando Hades raptou Perséfone.

  • Sua adoração ocorria nos Mistérios de Elêusis, um dos eventos religiosos mais tradicionais da Grécia Antiga.

Deméter, a deusa da agricultura

Deméter foi uma deusa da religiosidade grega antiga, sendo a representante da agricultura e a responsável pela prosperidade do plantio, sobretudo dos grãos. Os gregos acreditavam que era ela quem protegia as plantações e a vegetação.

Deméter não é uma das deusas mais mencionadas nos mitos gregos, mas ela tinha uma posição muito importante na religiosidade, e, junto de sua filha, Perséfone, desempenhava um papel muito importante para a alimentação da humanidade. Isso porque sua filha também era uma deusa da agricultura.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Estudos conduzidos por historiadores sugerem um possível vínculo entre Deméter e os cretenses, apontando que existem menções a ela em Linear A, a escrita dessa civilização. Outros historiadores apontam ainda uma relação de Deméter com Cibele, deusa adorada na Anatólia e em Creta.

Por fim, outras teorias a relacionam com cultos agrários para alguma deusa-mãe que tinham ligação com rituais de fertilidade em comunidades agrárias gregas durante a Era do Bronze. Deméter e sua filha eram figuras centrais dos Mistérios de Elêusis, de um dos festivais religiosos mais tradicionais da época.

Deméter e suas aparições na mitologia grega

Deméter foi filha de Cronos e Reia e, portanto, irmã de Zeus, Poseidon, Hades, Héstia e Hera. Ela foi devorada pelo seu pai, Cronos, porque ele temia ser destronado pelos seus filhos, mas um dos irmãos de Deméter conseguiu escapar desse destino. Esse foi Zeus, resgatado por Reia, que enganou Cronos ao dar-lhe uma pedra vestida de recém-nascido para engolir.

Zeus cresceu em segurança e voltou para resgatar seus irmãos, fazendo Cronos vomitá-los. Com isso, Deméter foi resgatada. Entretanto, após isso acontecer, os deuses gregos (Zeus e seus irmãos) entraram em guerra com os titãs, e esse conflito se encerrou, anos depois, com a vitória dos primeiros.

Outra menção muito popular a Deméter, e, na verdade, um dos mitos mais populares da mitologia grega, é sobre o sequestro de Perséfone. Essa história se inicia com Hades, deus do submundo, fazendo uma visita ao mundo dos vivos e sendo atingido por uma flecha lançada por Eros, deus do amor.

O resultado da flecha foi fazer Hades se apaixonar por Perséfone quando ele a avistou em uma pradaria na Sicília colhendo flores. Apaixonado, Hades decidiu fazer de Perséfone sua esposa e então agiu raptando-a, colocando-a à força em sua carruagem e levando-a para o submundo.

Deméter sentiu a falta de sua filha e iniciou uma procura desesperada, sendo informada de que Perséfone tinha sido sequestrada por Hades. A mãe entrou em estado de profunda tristeza, isolando-se em seu templo em Elêusis e esquecendo-se de suas obrigações com a agricultura e com a alimentação da humanidade.

O resultado disso foi que a agricultura na Terra mingou e a fome se espalhou. A falta de alimentos prejudicou até mesmo a oferenda dos seres humanos aos deuses, fazendo com que Zeus interviesse na situação para negociar o retorno de Perséfone. O objetivo era tirar Deméter do seu estado de tristeza para que a falta de alimentos fosse encerrada.

Hades aceitou devolver Perséfone desde que ela não tivesse consumido nenhum alimento do submundo, mas ela havia comido grãos de romã, o que impediu seu retorno. De toda forma, um acordo foi encontrado, e Perséfone ficaria metade do ano com sua mãe e a outra metade com seu marido. No período que ela ficava longe de sua mãe, esta se entristecia profundamente, e isso coincidia com o acontecimento do outono e do inverno, quando a agricultura perde força.

Leia mais: Afrodite — era considerada, entre outros atributos, a deusa protetora dos navegantes

Deméter e sua importância na religião grega

Apesar de ser uma figura secundária nos mitos gregos, Deméter tinha uma posição fundamental na religiosidade grega, e seu culto era o responsável por um dos festivais mais importantes de toda a Grécia Antiga. A cidade de Elêusis centralizava o culto a Deméter, realizando duas vezes por ano os Mistérios de Elêusis, festival bastante tradicional entre 1600 a.C. e 392 d.C.

Esse evento também recebia grande destaque por parte de Atenas, tanto que havia uma estrada que ligava essa cidade diretamente e Elêusis (as duas cidades ficavam a cerca de 20 km uma da outra). Esse festival celebrava mãe e filha.

A encenação do sequestro de Perséfone e do desespero de Deméter era parte essencial do festival. A participação nele era exclusiva para aqueles iniciados, e muitos detalhes do evento permanecem secretos.

Por: Daniel Neves Silva

Artigos relacionados

A religião na Grécia Antiga

A religião na Grécia Antiga incorporou a mitologia grega como forma de transmitir ao povo grego mensagens e ensinamentos importantes.

Hera

Acesse e conheça mais sobre Hera, deusa grega. Aprenda sobre sua personalidade, seu mito, e veja como era o culto a ela.

Medusa

Clique aqui para saber detalhes sobre quem era Medusa, a górgona que foi morta por Perseu. Fique por dentro do famoso mito de sua morte.

Mitologia grega

Clique aqui para saber mais sobre a mitologia grega. Entenda o que eram os mitos, como eram transmitidos, e conheça os principais deuses e heróis gregos.

Perséfone

Clique no link para conhecer detalhes sobre a deusa grega Perséfone. Veja como era o culto a ela e conheça a história de seu rapto por Hades.

Zeus

Você conhece Zeus, o principal deus da mitologia grega? Clique aqui e saiba tudo sobre ele.