Dioniso

Dioniso era uma divindade presente na religiosidade dos gregos antigos, sendo conhecido pelos romanos como Baco. Ele era o deus do vinho, das festas e do teatro.

Estátua do deus grego Dioniso em Roma, na Itália.
Dioniso era o deus do vinho para os gregos.

Dioniso era uma divindade presente na religiosidade e nos mitos dos gregos antigos e era conhecido como o deus do vinho, da festa, da alegria, do teatro, entre outros. Era filho de Zeus com uma mulher mortal e nasceu como semideus, mas tornou-se deus como recompensa de Hera por ter libertado-a de uma armadilha.

Os mitos gregos narram que ele foi criado por ninfas, sátiros e por um velho sábio chamado Sileno. Dioniso era cultuado em toda a Grécia, e o seu culto era marcado por rituais que envolviam danças, bebedeiras e práticas sexuais. Os romanos também o adoravam e o chamavam de Baco.

Veja também: Hades — o deus grego do submundo

Resumo sobre Dioniso

  • Dioniso era conhecido pelos gregos na Antiguidade como deus do vinho, da festa, da alegria e do teatro.

  • Existem diferentes versões do seu nascimento, e a mais popular fala que ele era filho de Zeus e Sêmele, uma mortal.

  • Foi bastante mencionado nos mitos gregos, com destaque para o mito do rei Midas.

  • Era um semideus e foi promovido a deus depois de ter ajudado Hera.

  • Era cultuado pelos romanos, que o chamavam de Baco.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dioniso, o deus do vinho

Dioniso era uma das divindades da religiosidade grega antiga, sendo o deus do vinho, da festa, da alegria e do teatro, entre outros atributos. Era considerado o criador do vinho e o responsável direto pela felicidade dos homens, sobretudo durante as festas e as bebedeiras.

Existem diferentes versões para a origem de Dioniso, com alguns mitos sugerindo que ela era inteiramente divina e outras que ele era estrangeiro. No entanto, a versão mais popularizada é a de que ele era filho de Zeus e de Sêmele, filha de um herói chamado Cadmo.

O relacionamento de Zeus e Sêmele foi um dos diversos casos extraconjugais que esse deus teve. As suas traições enfureciam Hera, sua esposa, e a tornavam vingativa, fazendo com que ela punisse todas que se envolviam com seu marido. No caso de Sêmele, Hera disfarçou-se de velha e a convenceu a pedir que seu amante assumisse sua forma em todo o seu esplendor.

Cheia de curiosidade, Sêmele pediu uma promessa a Zeus, e quando ela revelou o seu pedido, Zeus não pôde rejeitá-lo, e então assumiu sua forma no auge do seu esplendor. A luz emitida por ele fez com que o corpo de Sêmele fosse fulminado. Quando isso aconteceu, Sêmele estava grávida de Dioniso, e, para não deixar a criança morrer, Zeus a colocou dentro de sua perna a fim de que sua gestação fosse concluída.

Os mitos gregos contam que, depois do seu nascimento, Dioniso foi criado por ninfas, sátiros e por um velho chamado Sileno. Esse velho deu instrução ao deus e foi considerado um dos seus seguidores mais fervorosos. Além disso, a princípio, ele não era um deus, mas um semideus.

A ascensão de Dioniso à posição divina ocorreu por Hera, em recompensa por ele ter embebedado Hefesto, deus da metalurgia, convencendo-o a libertar a deusa de uma armadilha que ele havia fabricado. Hefesto era um filho que Hera havia repudiado por conta de sua aparência. Com isso, Dioniso foi aceito entre o seleto grupo de deuses olímpicos.

Dioniso nos mitos gregos

Existem diversas menções a Dioniso nos mitos gregos, mas aqui destacaremos apenas algumas de maior destaque. Assim sendo, ele é um dos envolvidos no mito sobre o Rei Midas. Esse monarca era o senhor da Frígia e caiu nas graças o deus do vinho depois de resgatar e cuidar de Sileno ao encontrá-lo bêbado e perdido.

Tempos depois, Midas enviou Sileno para Dioniso, e o deus, grato pela ação, deu a Midas o direito a um pedido. Midas pediu que tudo que ele tocasse se transformasse em ouro, e assim Dioniso o fez. Após um entusiasmo inicial, Midas percebeu que o seu pedido tinha sido um gravíssimo erro.

Ele não conseguia comer nem beber nada porque tudo se transformava em ouro. Sua ganância o levaria à morte, mas, em desespero, ele procurou Dioniso para que ele interviesse na situação e revertesse o pedido. Dioniso o orientou dizendo que ele se livraria do feitiço após se lavar em um rio chamado Pactolo.

Dioniso também é protagonista de um mito que narra o seu sequestro por parte de piratas que navegavam pelo mar Egeu. Ele foi confundido com algum nobre e sequestrado para ser vendido como escravo. Durante a viagem, ele assumiu sua forma e puniu os seus sequestradores, transformando-os em golfinhos, com exceção de Acetes, o único que tinha se colocado contra a ação dos piratas.

Leia também: Afrodite — a deusa grega considerada a protetora dos navegantes

Como era o culto a Dioniso?

Dioniso era uma importante divindade da religiosidade grega, e sua popularidade se tornou bastante expressiva em Atenas por volta do século VI a.C. Os rituais realizados em homenagem a ele eram marcados pelo consumo de vinhos, e seus cultos tinham momentos em que os envolvidos alcançavam um estado de frenesi.

Além disso, práticas sexuais grupais eram bastante comuns nesses cultos, ficando conhecidas como bacanais, termo derivado do nome dado ao deus pelos romanos: Baco. Dioniso também foi absorvido na religiosidade romana, como aconteceu com diversos deuses da mitologia grega.

Um dos rituais mais conhecidos em homenagem a Dioniso era o festival Dionísia, que contava com a participação de muitos atores, afinal, tratava-se do deus do teatro. Ele também possuía templos, santuários e teatros em diferentes locais da Grécia.

Por: Daniel Neves Silva

Artigos relacionados

A religião na Grécia Antiga

A religião na Grécia Antiga incorporou a mitologia grega como forma de transmitir ao povo grego mensagens e ensinamentos importantes.

Afrodite

Você conhece a história de Afrodite? Clique aqui e saiba tudo sobre a deusa do amor e da beleza para os gregos antigos.

Hefesto

Clique aqui e saiba sobre Hefesto, o deus grego do fogo e da metalurgia. Veja como ele era mencionado nos mitos e como era o seu culto.

Hera

Acesse e conheça mais sobre Hera, deusa grega. Aprenda sobre sua personalidade, seu mito, e veja como era o culto a ela.

Mitologia grega

Clique aqui para saber mais sobre a mitologia grega. Entenda o que eram os mitos, como eram transmitidos, e conheça os principais deuses e heróis gregos.

Zeus

Você conhece Zeus, o principal deus da mitologia grega? Clique aqui e saiba tudo sobre ele.