Turismo

O turismo compreende o deslocamento temporário de um indivíduo em busca de satisfazer interesses pessoais, notadamente ligados às práticas de lazer. O contexto histórico do turismo está atrelado à Revolução Industrial e à globalização, marcos importantes que contribuíram para o estabelecimento do turismo em todo o mundo.

A importância do turismo está ligada ao aspecto econômico mas também à valorização cultural dos aspectos e tradições das diferentes sociedades. O turismo é classificado em diferentes tipos, conforme o objetivo do viajante, sendo o mais comum o de lazer.

No mundo, a atividade é muito forte nos Estados Unidos e nos países da União Europeia, sendo essas regiões as maiores receptoras de turistas em escala mundial. Já no Brasil, destacam-se os estados de São Paulo e Rio de Janeiro como centros turísticos. A melhoria da prática está atrelada ao estudo do turismo e à sua aplicação na sociedade.

Leia também: Causas e consequências da imigração haitiana no Brasil

O que é turismo?

O turismo é entendido como uma movimentação temporária de uma pessoa, que parte de um ponto inicial, geralmente seu ponto de moradia, para lugares distintos. Sendo assim, o turista é classificado como o indivíduo que realiza um deslocamento voluntário por um determinado período.

Historicamente o turismo está atrelado aos movimentos de pessoas desde a Idade Média. Contudo, foi a partir da Idade Contemporânea, com o advento da Revolução Industrial, e mais recentemente, da globalização, que se tornou uma atividade cotidiana da população. Dessa maneira, o turismo é uma prática rotineira da sociedade atual, em especial, voltado para atividades de lazer, mas também para fins religiosos, financeiros, esportivos, entre outros.

O fluxo de turistas resulta em ganhos financeiros, além de sociais e culturais para a sociedade, sendo um importante ramo da economia moderna. Em termos econômicos, o turismo é uma atividade terciária, uma vez que é entendido como uma prestação de serviços. Na atualidade, a prática do turismo tem sido impulsada pelo incremento das redes de telecomunicações e transportes assim como pela influência das redes sociais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são os tipos de turismo?

O deslocamento turístico tem diferentes razões. Com base nas motivações de cada pessoa, pode-se realizar uma tipologia sobre o objetivo dos principais fluxos de turismo no mundo. De maneira geral, o objetivo do turista é a prática de atividades de lazer. No entanto, existem outras objetivações que estão, muitas vezes, relacionadas às características pessoais dos indivíduos assim como às suas práticas cotidianas. Os principais tipos de turismo são:

  • De lazer: é o mais praticado no globo. É entendido como um movimento de indivíduos que buscam nas atividades turísticas experiências voltadas para a diversão. São exemplos de lugares que oferecem turismo de lazer os parques temáticos dos Estados Unidos e as praias do litoral do Brasil.
  • De negócios e eventos: está relacionado à realização de congressos, reuniões, palestras, assim como shows e eventos correlatos, que atraem determinadas parcelas da população. No Brasil, duas cidades que se destacam nesse tipo de turismo são Brasília e São Paulo.
  • Religioso: voltado para a visita de lugares considerados sagrados por diferentes religiões. No mundo, são exemplos as cidades de Jerusalém e Belém, no Oriente Médio; já no Brasil, a cidade de Aparecida (São Paulo) é o principal centro do turismo religioso.
  • Esportivo: corresponde à atração de visitantes para acompanhar a realização de competições. Esse tipo de turismo envolve os mais diversos esportes, conforme os hábitos culturais de cada população. No Brasil, por exemplo, os eventos esportivos da Copa do Mundo de Futebol Masculino em 2014 e a Olimpíada de Verão de 2016 atraíram muitos turistas do país e do exterior.
  • Cultural: seu principal mote é o maior conhecimento da cultura de um determinado local. A sua prática está relacionada ao interesse pessoal de conhecer melhor a cultura de uma determinada região e/ou sociedade. No Brasil, o Pelourinho, em Salvador (Bahia), é um exemplo dessa tipologia turística. A visita a museus, sítios arqueológicos e centros culturais também se enquadra nesse tipo de turismo.
  • Ecológico: é praticado por viajantes que buscam apreciar as características naturais de uma determina região. Nesse tipo de turismo, valoriza-se a paisagem, composta por elementos naturais, como florestas e cachoeiras. São exemplos dele os parques ecológicos do Brasil, assim como a ilha de Fernando de Noronha.
A ilha de Fernando de Noronha, localizada no oceano Atlântico, é um dos principais destinos de ecoturismo no Brasil.
A ilha de Fernando de Noronha, localizada no oceano Atlântico, é um dos principais destinos de ecoturismo no Brasil.

Veja também: Transumância – migração motivada por determinantes naturais e de trabalho

História do turismo

A prática do turismo é relatada desde os primórdios da humanidade. No entanto, para diferentes estudiosos, a Idade Contemporânea, mais precisamente após a Revolução Industrial, é o principal marco histórico do turismo no mundo, uma vez que, a partir desse momento, os deslocamentos voluntários da população, principalmente para fins de lazer, tornaram-se mais recorrentes.

A principal explicação para esse cenário está relacionada ao aumento do poder aquisitivo da população, no caso específico desse contexto histórico, da burguesia europeia, que permitiu o crescimento do interesse na prática das atividades turísticas. Além disso, houve o desenvolvimento de máquinas e equipamentos a vapor, que substituíram a tração animal, fato que possibilitou um maior deslocamento espacial em um menor tempo.

O turismo na Idade Contemporânea estava muito ligado às questões de saúde, sendo que a maior parte dos turistas buscava balneários de águas termais, com supostas propriedades medicinais. Posteriormente foram desenvolvidos outros tipos de turismo, em especial, voltados para o lazer, por meio da construção de uma rede hoteleira e da oferta de serviços.

o segundo marco histórico do turismo mundial está relacionado ao fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) assim como ao advento da globalização. O turismo, antes concentrado em partes específicas do globo e direcionado para determinadas camadas da população, tornou-se mundial. São explicações para tal cenário a maior estabilidade econômica e social no pós-guerra assim como a valorização cultural das práticas voltadas ao turismo, em especial, na sociedade ocidental.

Ademais, é inegável o papel da globalização, que propiciou o desenvolvimento dos meios de transporte e de telecomunicações, ferramentas que possibilitaram o aumento do fluxo de turistas no mundo contemporâneo. Por sua vez, houve um barateamento das atividades turísticas, que resultou no maior acesso da população ao setor.

O turismo tornou-se então um mercado econômico atrativo e muito valorizado, sendo inclusive um ramo da economia de destaque em vários países no globo. Por sua vez, a partir do período técnico-científico informacional, as atividades turísticas foram culturalmente alçadas como objeto de desejo da população, cenário incrementado pelo surgimento da internet e das redes sociais.

O desenvolvimento dos transportes, assim como das telecomunicações, fomentou o crescimento das viagens turísticas pelo mundo.
O desenvolvimento dos transportes, assim como das telecomunicações, fomentou o crescimento das viagens turísticas pelo mundo.

Qual a importância do turismo?

O turismo é uma atividade econômica importante em razão das grandes divisas geradas pelo movimento de turistas nas diversas regiões do globo. Dessa maneira, é inegável a sua importância econômica, sendo inclusive um dos principais ramos do setor terciário no mundo, além de se constituir como o principal motor econômico de várias localidades.

A importância econômica do turismo está atrelada, ainda, à geração de empregos e renda, à maior arrecadação de impostos pelo poder público e à movimentação de vários outros setores da economia, como o de transportes e o de alimentação.

Contudo, para além da questão puramente econômica, o turismo é uma atividade ampla que apresenta vários benefícios para a sociedade, sendo assim entendido como um setor de suma importância para o mundo globalizado.

O turismo contribui para a valorização dos aspetos culturais de uma determinada sociedade bem como para a preservação do patrimônio cultural. Da mesma maneira, há um maior apreço pela preservação das paisagens naturais. Além disso, o turismo proporciona uma grande troca social e cultural entre os habitantes do globo e propicia bem-estar para a população em geral.

O turismo no mundo

O turismo mundial cresceu muito nas últimas décadas, em especial, devido a maior facilidade de deslocamento entre os países, por questões estruturais, de transporte, de comunicação e, até mesmo, de cunho financeiro.

Na atualidade, várias localidades do globo são dependentes da atividade turística, que possui um peso muito grande na geração de riquezas. No mundo, os principais centros turísticos são os Estados Unidos e os países da União Europeia, porém, nos últimos anos, surgiram novos polos do turismo mundial, com destaque para os países do Sudeste Asiático.

Com base no relatório anual de 2020 da Organização Internacional do Turismo (OMT), os países mais visitados foram:

No entanto, é importante ressaltar que o ano de 2020 foi marcado pela pandemia do coronavírus, cenário sanitário que culminou no fechamento da fronteira de vários países a na queda drástica da atividade turística no mundo. Mesmo assim, percebe-se, por meio do levantamento da OMT, a maior concentração de turistas em regiões turísticas já tradicionais.

A Torre Eiffel, localizada em Paris, capital da França, é um dos monumentos mais visitados de todo o mundo.
A Torre Eiffel, localizada em Paris, capital da França, é um dos monumentos mais visitados de todo o mundo.

O turismo no Brasil

Assim como no mundo, o turismo no Brasil vem crescendo nas últimas décadas, porém o país não está entre os principais destinos internacionais, sendo a maioria dos turistas proveniente do próprio território brasileiro e de países vizinhos da América do Sul. O potencial turístico brasileiro é enorme, porém ainda pouco explorado, em razão de questões estruturais e econômicas.

As dificuldades de infraestrutura em transporte e telecomunicações, assim como a instabilidade política, as questões sociais e de violência e a instabilidade da economia, dificultam a atração de turistas para o país. No Brasil, os dois estados mais procurados por turistas são Rio de Janeiro e São Paulo, que apresentam diversas atrações turísticas e são polos econômicos importantes do país. Destacam-se, ainda, os estados do litoral nordestino, como Bahia e Pernambuco, e o turismo histórico em Minas Gerais.

As regiões de Foz do Iguaçu (Paraná) e Serra Gaúcha (Rio Grande do Sul) também são consideradas destinos nacionais. Na atualidade, despontam-se como novos polos de interesse de turistas no país as regiões da Floresta Amazônica e do Pantanal. O ecoturismo é o tipo turístico de maior potencial do Brasil, em razão das riquezas naturais e da grande biodiversidade, características do país.

Acesse também: O que é migração?

Estudo do turismo

O estudo do turismo está relacionado aos aspectos teóricos da prática turística. O curso de Turismo é o responsável pela formação dos turismólogos, que são os profissionais que planejam, organizam e promovem atividades voltadas para a prática do turismo. Esses profissionais estão aptos a desenvolverem funções em órgãos públicos, empresas, hotéis, restaurantes, entre outras organizações, que contemplam a cadeia turística.

O estudo do turismo é importante para a melhoria do serviço turístico, para a identificação de potencialidades regionais e também para a valorização das paisagens culturais e naturais. Ademais, compreende um campo de amplo interesse econômico, em razão do crescimento da atividade no Brasil e no mundo assim como do retorno financeiro propiciado para a sociedade.

Crédito da imagem

[1] heychli / Shutterstock

Por: Mateus Campos

Artigos relacionados

Capitais do Brasil

Veja tabelas das capitais do Brasil. Descubra quais são as maiores e as mais ricas capitais brasileiras. Saiba quais cidades já foram as capitais brasileiras.

Migração

Entenda o que é migração. Saiba quais são as diferentes migrações existentes. Conheça emigração e imigração.

Paisagem

Confira o conceito de paisagem, sua utilidade e a diferença entre paisagem natural e paisagem humanizada.

Transumância

Clique aqui e entenda a definição de transumância e o que ocasiona esse importante movimento migratório.

Êxodo rural

Entenda o que é o êxodo rural, bem como suas causas e consequências. Veja também como ele acontece no Brasil.