Transumância

Transumância é um movimento sazonal e periódico em que os migrantes passam alguns meses do ano em locais distintos de suas moradias.

Transumância é um tipo de migração em que as pessoas que o praticam passam parte do ano em uma área e parte em outra. A motivação desse tipo de deslocamento está relacionada, na maior parte das vezes, com determinantes naturais, como cheias e estiagem prolongada, e com trabalho. Esse deslocamento é também conhecido como migração sazonal.

Essa prática foi descrita tradicionalmente como sendo executada por rebanhos, vaqueiros e pastores que subiam montanhas no verão em busca do clima ameno das altitudes e desciam para as planícies no inverno fugindo do rigor do frio nas montanhas. Fica claro que se trata de um movimento sazonal, ou seja, regulado pelas estações do ano.

Transumância na Geografia

Esse conceito foi apropriado pela Geografia e adaptado para definir o movimento periódico com duração predeterminada, geralmente alguns meses. A transumância é um movimento regular com ida e retorno periódicos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Transumância no Nordeste Brasileiro

Esse tipo de migração é muito comum no Nordeste brasileiro. Os pequenos proprietários de terra do Sertão nordestino, no período da seca, deslocam-se para a Zona da Mata a fim de trabalhar nas grandes propriedades canavieiras, geralmente no corte (colheita) da cana-de-açúcar. Quando se inicia o período de chuvas no Sertão, esses trabalhadores retornam às suas propriedades para cultivar a terra.

Estratégia de sobrevivência

Desde o período Neolítico, quando a natureza determinava a ocupação do espaço, que os seres humanos realizam esse tipo de migração. A transumância é a principal estratégia de sobrevivência de inúmeros trabalhadores do campo. Sem realizar esse movimento periódico, muitos proprietários de minifúndios não poderiam garantir a sua subsistência e a de seus familiares.

No Brasil, a transumância ocorre entre o sertão e a Zona da Mata do Nordeste

No Brasil, a transumância ocorre entre o sertão e a Zona da Mata do Nordeste

Por: Amarolina Ribeiro

Artigos relacionados

As sub-regiões do Nordeste

Confira as características do Meio-Norte, Sertão, Agreste e Zona da Mata.

Conceitos demográficos

Confira alguns conceitos demográficos fundamentais e facilite seus estudos sobre Geografia da População!

Migração

Entenda o que é migração. Saiba quais são as diferentes migrações existentes. Conheça emigração e imigração.

Turismo

Saiba mais sobre a atividade turística. Conheça quais são os tipos de turismo. Veja quais são os lugares mais visitados por turistas no Brasil e no mundo.

Êxodo rural

Entenda o que é o êxodo rural, bem como suas causas e consequências. Veja também como ele acontece no Brasil.