Período Neolítico

Neolítico (10.000 a.C.-3000 a.C.), fase anterior à invenção da escrita, é um dos períodos que constituem a Pré-história.

Vasos do período Neolítico. [1]
Vasos do período Neolítico. [1]

O período Neolítico foi uma fase da Pré-história, anterior ao advento da escrita, de grandes transformações. O ser humano passou a se sedentarizar, o que aconteceu em consequência do desenvolvimento de técnicas agrícolas, domesticação e criação de animais e aprimoramento de objetos de armazenagem. Dominando todos esses procedimentos, o alimento começou a sobrar, o que fez o número de mortes diminuir e a população aumentar. Houve, então, uma transição demográfica.

Também pelo excedente de alimentos e demais itens gerado, teve início a realização de trocas, passando a existir, assim, os primeiros comércios. A sedentarização gerou aldeamentos, que logo se transformaram nas primeiras cidades. Com tantas transformações, o período foi denominado Revolução Neolítica. Houve influência também na arte da época.

Leia também: Enamorados do Neolítico: Romeu e Julieta da Pré-história

Resumo sobre o Neolítico

  • O Neolítico foi um dos períodos da Pré-história e ficou marcado pela sedentarização, que só foi possível graças ao desenvolvimento da agricultura.

  • Essas transformações configuraram a Revolução Neolítica.

  • A arte passou a ser mais abstrata.

  • Com o excedente de alimentos, a população aumentou.

  • Foram feitas as primeiras trocas (surgimento do comércio).

  • Tornando-se os indivíduos sedentários, foram construídas as primeiras cidades.

Videoaula sobre o Neolítico

O que é o período Neolítico?

O Neolítico é uma das fases que compõem a Pré-história. A Pré-história compreende todo o período anterior à invenção da escrita. Ela é dividida em: Paleolítico, Mesolítico, Neolítico e Idade dos Metais. Por sua vez, o Paleolítico tem suas subdivisões: Paleolítico Inferior, Paleolítico Médio e Paleolítico Superior. O último é o que nos interessa no momento. Estima-se que ocorreu há cerca de 50.000 anos. Foi a partir dele que começou a fase seguinte, que estudaremos: o período Neolítico.

Um dos nomes populares desse período é Idade da Pedra Polida, justamente porque foi quando o polimento de pedras para confecção de ferramentas teve início. Essa fase também foi marcada pela sedentarização, ou seja, os indivíduos deixaram de ser nômades, porque dominaram a agricultura e a criação de animais. Além disso, conseguiram manusear cerâmica para fabricar utensílios de armazenamento de alimentos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais as características do período Neolítico?

Suas principais características são suas descobertas e práticas:

  • ferramentas de pedra polida;

  • criação de animais;

  • desenvolvimento de técnicas com uso de cerâmica;

  • agricultura;

  • sedentarização;

  • aumento da quantidade de alimentos.

Revolução Neolítica

O último item do tópico anterior é fundamental para entendermos o que foi a Revolução Neolítica. Se houve um aumento na capacidade de produzir e armazenar alimentos, isso significa que menos pessoas morriam, logo, a população aumentou. Houve um grande acréscimo demográfico, por isso em algumas fontes pode-se encontrar a denominação transição demográfica.

Outra qualificação que lhe cabe é a de Revolução Agrícola, já que foi o domínio do plantio e da colheita, isto é, da agricultura, que proporcionou uma transformação radical no modus vivendi de então.

Foi uma modificação drástica os indivíduos passarem de caçadores-coletores e nômades — que mudavam de lugar o tempo todo em busca de alimentos para caçar e/ou coletar — para agricultores, criadores e sedentários. Ao se sedentarizar, o ser humano começou a formar aldeamentos, que deram origem às primeiras cidades.

 Çatalhüyük, o assentamento mais antigo do mundo, data do Neolítico. [2]
 Çatalhüyük, o assentamento mais antigo do mundo, data do Neolítico. [2]

Arte no período Neolítico

A pedra polida desenvolvida nessa fase foi importante não só para a sobrevivência, no trabalho e busca por comida. A arte produzida pelos indivíduos também mudou muito, pois já que já sabiam polir, podiam também fazer figuras geométricas.

Nas chamadas pinturas rupestres, surgiram traços abstratos, diferentes do “realismo” do Paleolítico. Aliás, elas passaram a ser feitas não mais apenas dentro das cavernas, já que agora o ser humano conseguia fazer casas.

Os recipientes em cerâmica para armazenar comida também são considerados arte. Além disso, começaram a surgir desenhos de danças e festas, elementos emblemáticos de uma sociabilidade importantíssima. O ser humano foi se transformando cada vez mais, pelo trabalho e pela arte ou pelo trabalho que se confundia com arte.

Saiba mais: Arte rupestre — expressão artística da Pré-história

Grandes mudanças do período Neolítico

As grandes mudanças do período Neolítico, das quais falamos ao longo deste artigo, foram:

  • desenvolvimento do uso da pedra polida;

  • domínio da agricultura;

  • formação de excedente de alimentos;

  • formas de armazenamento;

  • aumento populacional;

  • surgimento das primeiras cidades.

Exercícios resolvidos sobre o Neolítico

Questão 01

(FGV-SP)

A transição do Paleolítico Superior para o Neolítico (entre 10.000 a.C. e 7000 a.C.) foi acompanhada por algumas mudanças básicas para a humanidade. Entre essas, poderíamos citar:

a) o aparecimento da linguagem falada.

b) a domesticação dos animais e plantas, isto é o aparecimento da agricultura e do pastoreio.

c) o aparecimento da magia e da arte.

d) o povoamento de amplas áreas antes não povoadas, como a Europa Central e Ocidental.

e) o aparecimento de vários novos instrumentos, como a agulha de osso, os arpões, os anzóis, a machadinha, a lança e a faca.

Resolução:

Letra B

O período Neolítico foi marcado pelo aprimoramento de instrumentos para a lavoura, domesticação de animais e uso de utensílios de cerâmica para armazenar alimento.

Questão 02

(FCSCL-SP)

Examine as três proposições, julgando se são verdadeiras ou falsas. Em seguida, assinale a alternativa correta.

I. A Pré-história, época compreendida entre o aparecimento do homem sobre a Terra e o uso da escrita, é dividida tradicionalmente em dois períodos: Paleolítico e Neolítico.

II. A domesticação de animais e o surgimento da agricultura ocorreram apenas após a invenção da escrita, posterior, portanto, ao Neolítico.

III. A duração do Paleolítico é bem mais extensa que a do Neolítico, envolvendo níveis técnicos naturalmente mais primitivos.

a) Todas as proposições são verdadeiras.

b) Apenas as proposições I e II são verdadeiras.

c) Apenas as proposições I e III são verdadeiras.

d) Apenas as proposições II e III são verdadeiras.

Resolução:

Letra C

A Pré-história se refere aos períodos anteriores à invenção da escrita, como vimos no texto. Portanto, não é correto dizer que a domesticação de animais e o surgimento da agricultura surgiram depois, pois sabemos isso ocorreu durante o Neolítico, que é um dos períodos da Pré-história.

Créditos da imagem

[1] Oleksandr Pantielieiev / Shutterstock

[2] Seda Yalova / Shutterstock

Por: Mariana de Oliveira Lopes Barbosa

Artigos relacionados

Arte rupestre, expressão artística da Pré-história

Saiba mais sobre a arte rupestre, suas características e exemplos clicando aqui!

Enamorados do Neolítico: Romeu e Julieta da Pré-História

Conheça o casal "Romeu e Julieta" da Pré-História: dois esqueletos com mais de cinco mil anos que foram encontrados abraçados, sugerindo a última morada de um casal em união.

Evolução das técnicas agrícolas

Entenda os principais fatores e elementos histórico-geográficos atrelados à evolução das técnicas agrícolas.

O Homem de Cro-Magnon

O homem de Cro-Magnon ou Homo sapiens possuía certa inteligência e sua semelhança com o ser humano de hoje é grande.

Período Paleolítico

Acesse o site e conheça mais sobre o período Paleolítico. Veja como o homem viveu nessa época e as transformações ocorridas ao longo de suas fases.

Por que Idade das Pedras?

Conheça os motivos que levaram a Pré-história a ser também conhecida como Idade das Pedras.

Ötzi, o Homem de Gelo do Neolítico

Conheça a história de Ötzi, o Homem de Gelo do Neolítico encontrado nos Alpes.