<

Período Paleolítico

O período Paleolítico foi o primeiro da Pré-História e se caracteriza pela prática da pesca, da coleta e da caça. Os hominídeos dessa época viviam em constante deslocamento.

Os hominídeos do Paleolítico caçavam animais para se alimentar de sua carne e usar seus ossos a fim de produzir armas e outros objetos.
Os hominídeos do Paleolítico caçavam animais para se alimentar de sua carne e usar seus ossos a fim de produzir armas e outros objetos.

O período Paleolítico corresponde à primeira fase da Pré-História, iniciada com o surgimento do homem e indo até aproximadamente o ano 8 mil a.C. Nesse período, os hominídeos, como eram chamados os primeiros seres humanos, andavam em grupos, se adaptando às mudanças do ambiente. Eles eram caçadores, pescadores e coletores de frutos. Além disso, os primeiros agrupamentos humanos eram nômades, ou seja, não tinham lugar fixo de moradia. Por meio de pinturas e gravuras rupestres, o homem iniciou a sua produção artística nas paredes de cavernas e em pedras.

Leia também: Enamorados do Neolítico: Romeu e Julieta da Pré-História

Resumo sobre o período Paleolítico

  • O período Paleolítico começou com o surgimento do homem e se estendeu até o ano 8 mil a.C., sendo a primeira fase da Pré-História.

  • Os hominídeos andavam em grupos, sem local fixo para morar, e praticavam a caça, a pesca e a coleta de frutos.

  • O Paleolítico é dividido em três períodos: Paleolítico Inferior, Paleolítico Médio e Paleolítico Superior.

  • O ser humano realizou, no Paleolítico, pinturas e gravuras rupestres, que dariam início às primeiras produções artísticas da História.

Videoaula sobre o Paleolítico

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Divisão da Pré-História

A Pré-História corresponde ao primeiro período da História. Apesar de a divisão dessa era ser questionada por alguns historiadores, o reconhecimento de suas fases facilita a análise de como o homem se desenvolveu e se adaptou ao ambiente ao longo dos primórdios de sua história. A historiografia costuma dividir a Pré-História em três fases:

  • Paleolítico;

  • Neolítico;

  • Idade dos Metais.

O Paleolítico é caracterizado pela caça, pesca, coleta de frutos e pela busca por melhores locais para sobreviver às intemperes da natureza. O Neolítico foi um período de transformações na vida dos primeiros agrupamentos humanos. A manipulação do fogo surgiu na realidade humana, servindo este para iluminar a noite, espantar os animais selvagens, aproximar os integrantes dos grupos e preparar de modo mais adequado os alimentos a serem consumidos.

A Idade dos Metais finalizou a Pré-História, quando os grupos humanos aumentaram, formando as primeiras cidades e utilizando metais para a produção de armas, mais potentes que as de pedra, e utensílios domésticos.

Leia também: Por que a Pré-História ficou conhecida como Idade das Pedras?

Períodos do Paleolítico

  • Paleolítico Inferior

O Paleolítico Inferior corresponde ao período da Pré-História que teve início com o surgimento do homem, há aproximadamente 5 bilhões de anos até aproximadamente o ano 200 mil a.C. Nessa época, a temperatura da Terra era muito baixa e, para se protegerem do frio, os hominídeos viviam nas cavernas, se alimentando de frutos e de carne de animais caçados ou pescados.

Além de consumirem carne, os hominídeos aproveitavam a carcaça para utilizar os ossos, transformando-os em armas ou objetos pontiagudos que facilitavam a caça de outros animais. Objetos foram construídos a partir de ossos, de madeira ou de pedras. Outra prática comum era lascar pedras para produzir objetos cortantes.

  • Paleolítico Médio

A segunda fase do período Paleolítico teve início em 200 mil a.C. e se estendeu até 30 mil a.C. O Paleolítico Médio é marcado pelo surgimento dos sambaquis, ou seja, conjuntos de conchas, restos de fogueiras e outros elementos que os hominídeos deixavam para trás ao saírem de um lugar em direção a outra região que fosse mais favorável para sua sobrevivência. No litoral da América do Sul, é possível encontrar inúmeros sambaquis, que remontam à presença dos nossos ancestrais.

  • Paleolítico Superior

A fase final do Paleolítico teve início em 30 mil a.C., se estendendo até aproximadamente 8 mil a.C. No Paleolítico Superior, os hominídeos intensificaram o uso das cavernas para se protegerem do frio, pois nesse período as temperaturas estavam baixas, principalmente na Europa, e o solo estava coberto por gelo advindo da glaciação.

Os agrupamentos estavam mais desenvolvidos se comparados aos dos períodos anteriores do Paleolítico. Os alvos da caça eram animais de grande porte, como mamutes e renas. Para a captura, os hominídeos usavam armadilhas.

Quais as características do Paleolítico?

Dentre as principais características do Paleolítico, destaca-se que:

  • foi a primeira fase da Pré-História;

  • os hominídeos desse período eram caçadores, coletores e pescadores;

  • houve adaptação do ser humano ao ambiente a fim de que sobrevivesse aos ataques de animais e às condições climáticas, como a glaciação;

  • era comum o uso da carcaça de animais para produção de armas e outros objetos de uso cotidiano;

  • a pedra lascada foi utilizada para produzir objetos cortantes.

Transformações do Paleolítico

Ao observarmos as três fases que compõem o período Paleolítico, podemos perceber que o primeiro período da Pré-História foi marcado pela luta dos hominídeos pela sobrevivência. Era preciso se adaptar ao meio, reagindo, por exemplo, às mudanças do clima para prolongar sua vida. Os hominídeos poderiam não apenas se alimentar da carne de um animal capturado, mas usar seus ossos e dentes para fazer objetos e armas, úteis nas suas atividades diárias.

Uma das principais transformações desse período foi a descoberta e o controle do fogo, o que permitiu aos primeiros humanos se aquecerem do frio, cozinharem alimentos e se protegerem de animais selvagens. Outra transformação importante foi o uso da pedra lascada, que possibilitava afiar a ponta de lanças e criar objetos cortantes que tornavam a caça e a pesca mais eficazes.

Leia também: Ötzi, o homem de gelo do Neolítico

Arte no Paleolítico

Foi no período Paleolítico que surgiram as primeiras produções artísticas de que se tem registro. Ao se abrigarem em cavernas para se proteger do frio, os hominídeos registravam nas paredes elementos do seu cotidiano, como animais e objetos. Usava-se sangue, carvão e resíduos vegetais para fazer essas pinturas.

Esculturas femininas com seios grandes e grávidas foram feitas para ser utilizadas nos primeiros rituais religiosos. Os hominídeos acreditavam que o culto a essas esculturas com formato avantajado traria fertilidade e prosperidade. A escultura Vênus de Willendorf, encontrada na Áustria, é um exemplo da arte produzida no Paleolítico.

Vênus de Willendorf
A escultura “Vênus de Willendorf” representa uma imagem feminina e foi produzida durante o período Paleolítico.

Exercícios resolvidos sobre o Paleolítico

Questão 01

O período Paleolítico foi o primeiro da Pré-História. Sobre essa fase da História, podemos afirmar que:

a) os hominídeos viviam em cidades e utilizavam metais para confeccionar armas e objetos domésticos.

b) os grupos viviam isolados em cabanas e ofereciam jejuns aos deuses em busca de auxílio quando eram ameaçados.

c) praticavam a caça, a pesca e a coleta de frutos e não tinham lugar fixo para morar.

d) o hominídeo paleolítico formou os primeiros Estados políticos da História.

Resolução:

Letra C

No Paleolítico, os hominídeos eram caçadores, pescadores e coletores de frutos, ou seja, dependiam do que a natureza lhes oferecia. Estavam em constante deslocamento, em busca de regiões prósperas e que os afastassem de perigos.

Questão 2

Foi o primeiro período da Pré-História, marcado pelo surgimento do ser humano e pela sua luta por sobrevivência. Os hominídeos usavam a caça, a pesca e a coleta para alimentação e confeccionavam objetos pontiagudos feitos de pedra lascada. Essas são características de qual período da Pré-História?

a) Paleolítico

b) Neolítico

c) Mesolítico

d) Idade dos Metais

Resolução:

Letra A

No Paleolítico, o homem tinha que se adaptar ao ambiente para sobreviver e, por conta disso, se alimentava do que a natureza lhe oferecia.

Por: Carlos César Higa

Artigos relacionados

Arte rupestre, expressão artística da Pré-história

Saiba mais sobre a arte rupestre, suas características e exemplos clicando aqui!

Neolítico

Nesta seção você encontrá informações a cerca do período neolítico!

Por que Idade das Pedras?

Conheça os motivos que levaram a Pré-história a ser também conhecida como Idade das Pedras.

Ötzi, o Homem de Gelo do Neolítico

Conheça a história de Ötzi, o Homem de Gelo do Neolítico encontrado nos Alpes.