Costa Rica

O território da Costa Rica conta com uma ampla diversidade em termos de riquezas naturais, o que denota o seu elevado potencial ecoturístico.

Costa Rica é um país localizado na América Central que faz fronteira com a Nicarágua ao norte e com o Panamá a sudeste. É banhada a oeste pelo Oceano Pacífico e a leste pelo Mar do Caribe. Possui uma área territorial de 51.100 km² onde habitam pouco mais que 4,7 milhões de pessoas, constituindo uma densidade demográfica de 94 hab/km².

O relevo da Costa Rica é marcado por uma cadeia de montanhas que atravessa o país em seu sentido longitudinal, posicionando-se na zona central (e sendo por isso chamada de Serra Central). Em muitos pontos dessa faixa, as altitudes ultrapassam os 3.000m, o que revela a formação geologicamente recente do relevo local.

Em termos de classificação climática, divide-se a Costa Rica em duas zonas principais: a primeira formada por um clima tropical úmido, nas zonas litorâneas, e a segunda por um clima temperado, nas regiões centrais, havendo também algumas faixas de climas de altitude.

Apesar do tamanho reduzido de seu território, o país conta com uma grande diversidade em seus tipos naturais. A vegetação da Costa Rica conta com florestas tropicais (úmidas e secas) e cerrados. A sua fauna apresenta também uma ampla variedade de espécies, com mais de 800 tipos de aves já catalogados.

Em função dos elevados índices de preservação ambiental – 26% do seu território é composto por reservas e proteções ambientais –, o ecoturismo é uma das principais atividades da economia da Costa Rica. Ainda sim a agriculta e a indústria também apresentam avanços, apesar dos elevados índices de importação. No geral, 72,4% do PIB do país é composto pelo setor terciário, 21,5%, pelo setor secundário; e 6,2%, pela agropecuária.

Imagens das paisagens naturais da Costa Rica, com grande potencial turístico
Imagens das paisagens naturais da Costa Rica, com grande potencial turístico

O território da Costa Rica, antes do período colonial, era habitado predominantemente pela etnia dos chorotegas. Foi descoberto por Cristóvão Colombo em 1502 e colonialmente explorado por Pedro Alvarado, a quem é atribuída a escolha do nome da região. Passou a integrar a capitania da Guatemala até a sua independência, proclamada no ano de 1824, quando passou a integrar as Províncias Unidas da América Central, que deixaram de existir em 1838. Atualmente, o país possui boas condições sociais em comparação aos demais territórios da região.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados da Costa Rica*

Extensão territorial: 51.100km²

Localização: América Central

Capital: São José

Idioma oficial: Espanhol

Atual presidente: Laura Chinchilla

População: 4.793.725 habitantes

Densidade demográfica: 94 hab/km²

Taxa média anual de crescimento populacional (2010-2015): 1,364%

População residente em área urbana: 65%

População residente em área rural: 35%

Taxa de alfabetização de pessoas com mais de 15 anos de idade: 96%

População subnutrida: 6,5%

Esperança de vida ao nascer: 79,4 anos

IDH: 0,773 (médio)

Moeda: Colón costa-riquenho

Produto Interno Bruto (PIB): US$ 45,1 bilhões

PIB per capita (2011): US$ 9.387

População Economicamente Ativa: 63,06%

Gastos Públicos com educação: 6,3%

Gastos Públicos com saúde: 7,4%

* Dados do IBGE Países referentes ao ano de 2013.

Bandeira de Costa Rica

Bandeira de Costa Rica

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos relacionados

Haiti

O Haiti é o país que possui a maior porcentagem de pessoas vivendo em pobreza extrema. Clique e entenda a origem dessa situação de subdesenvolvimento!

El Salvador

Conheça os principais aspectos geográficos de El Salvador. Entenda a história e a cultura desse país da América Central. Leia algumas curiosidades salvadorenhas.

Nicarágua

Com extensão territorial de 130 mil quilômetros quadrados, a Nicarágua é o maior país da América Central.

Dominica

As características do país localizado no Mar do Caribe.

Panamá

País que abriga um canal responsável por ligar os oceanos Atlântico e Pacífico.

Divisões Regionais da América

Conheça detalhadamente os fatores que influenciaram a elaboração das divisões regionais da América!