El Salvador

El Salvador é um pequeno país da América Central. Possui um território montanhoso, de clima tropical e é banhado pelo Oceano Pacífico. A sua história é marcada pela colonização espanhola e pela instabilidade política presente desde a sua independência. El Salvador é uma república altamente povoada, formada por falantes do espanhol e pela predominância da prática do cristianismo.

O país possui uma economia subdesenvolvida, baseada na agricultura. Apresenta uma sociedade altamente desigual, e a população local tem pouco acesso aos serviços públicos. Porém, os salvadorenhos possuem ricas tradições culturais baseadas na influência indígena e espanhola. O esporte nacional é o futebol, sendo uma curiosidade o fato de esse esporte já ter sido motivo de uma guerra no país.

Leia também: Costa Rica – país da América Central banhado pelo Oceano Pacífico e Mar do Caribe

Dados gerais de El Salvador

Bandeira de El Salvador
Bandeira de El Salvador
  • Nome oficial: República de El Salvador.

  • Gentílico: salvadorenho.

  • Extensão territorial: 21.041 quilômetros quadrados.

  • Localização: América Central.

  • Capital: San Salvador.

  • Clima: tropical.

  • Governo: república presidencialista.

  • Divisão administrativa: 14 departamentos.

  • Idioma: espanhol.

  • Religiões:

- 97,6% (cristianismo);

- 1,6% (ateísmo);

- 0,8% (outras).

  • População: 6.421.000 habitantes.

  • Densidade demográfica: 298 habitantes/quilômetro quadrado.

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,667 (médio).

  • Moeda: dólar americano.

  • Produto Interno Bruto: US$ 28,986 bilhões de dólares.

  • PIB per capita: US$ 4.776 dólares.

  • Gini: 38,6%.

  • Fuso horário: UTC -6.

  • Relações exteriores:

- Organização das Nações Unidas (ONU);

- Organização Mundial do Comércio (OMC);

- Organização dos Estados Americanos (OEA);

- Associação dos Estados do Caribe (AEC).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Geografia de El Salvador

A geografia de El Salvador é marcada pela diversidade de paisagens e pelas elevadas temperaturas e precipitações típicas do clima tropical. O país está localizado na América Central e faz fronteira terrestre com Honduras e Guatemala, além de ser banhado pelo Oceano Pacífico.

El Salvador possui um relevo plano nas proximidades com o litoral e mais montanhoso no interior, com destaque para a presença de vulcões. O clima do país é tropical, sendo quente e úmido no litoral e com temperaturas mais amenas nas regiões montanhosas.

Dentre as espécies características do país, destacam-se, na flora, as palmeiras, cedros e mognos, e, na fauna, os macacos-prego, pumas e tamanduás. Porém, a biodiversidade salvadorenha vem sendo impactada negativamente ao longo dos anos, em razão das altas taxas de desmatamento da vegetação nativa para o uso agrícola da terra.

O relevo montanhoso e a presença de vulcões são característicos da geografia de El Salvador.
O relevo montanhoso e a presença de vulcões são característicos da geografia de El Salvador.

História de El Salvador

O território de El Salvador era ocupado por populações indígenas nativas, quando, em 1524, os colonizadores espanhóis chegaram à região e iniciaram o processo de colonização. O país fez parte da Guatemala até 1821 e, ainda, parte das Províncias Unidas da América Central até 1840. Nesse ano El Salvador se tornou totalmente independente.

No século XX, o país vivenciou um grande volume de governos militares, assim como muitas disputas internas de poder. Ficou marcado por uma guerra civil, entre 1980 e 1992, em razão da disputa entre forças governistas apoiadas pelos Estados Unidos e representantes da oposição política salvadorenha da época — em especial, de origem camponesa. O conflito deixou um grande volume de salvadorenhos mortos e desaparecidos, além do grande impacto negativo na economia do país.

Nos últimos anos, a história de El Salvador é marcada pela tentativa de recuperação econômica do país. Porém, a forte instabilidade política e a grande desigualdade social entre os salvadorenhos têm dificultado esse processo. Além disso, os índices de violência no país continuam muito altos. El Salvador é considerado um dos países mais violentos do globo.

Veja também: 10 países mais pobres do mundo

Mapa de El Salvador

Demografia de El Salvador

A população de El Salvador é, em sua maior parte, mestiça, sendo formada pelo processo de miscigenação entre a população nativa e os colonizadores europeus. O país possui mais de 6 milhões de habitantes, e a maior cidade é a capital, San Salvador, com cerca de 540 mil habitantes.

O fato de El Salvador ter uma população elevada em comparação ao seu pequeno território faz dele um dos países mais densamente povoados do mundo. A maior parte da população salvadorenha é urbana e desfruta de condições de vida medianas, em razão das consideráveis taxas de pobreza do país e da elevada criminalidade local.

Economia de El Salvador

A economia de El Salvador é caracterizada pelas práticas primárias de produção, com destaque para a agricultura. Os principais produtos cultivados são o café, a cana-de-açúcar e o milho. Além disso, a pesca e a produção de camarão geram importantes divisas para o país. Já o setor secundário está voltado para o mercado interno, com destaque para a indústria têxtil e alimentícia. Por sua vez, o setor terciário é pouco desenvolvido e marcado pela informalidade.

A economia de El Salvador foi fortemente impactada pela instabilidade política do país e pelos conflitos existentes no século passado. O cenário de incerteza política e social afugenta os investidores, especialmente os internacionais.

Infraestrutura de El Salvador

A infraestrutura de El Salvador é pouco desenvolvida, sendo muitas vezes apontada como precária. O país conta com um aeroporto internacional, portos e uma rede de rodovias de ligação interna. Porém, o baixo investimento estatal e a dificuldade de atração de investimento externo dificultam a melhoria da infraestrutura do país.

Já as redes de saúde e educação também são marcadas pela abrangência restrita e pela ausência de infraestrutura adequada. As recentes tentativas do governo em promover a industrialização local, assim como o crescimento do turismo são cenários que podem contribuir para a melhora estrutural da nação.

Acesse também: O que são países subdesenvolvidos?

Governo de El Salvador

El Salvador é uma república presidencialista, sendo o presidente a principal figura representativa do governo local. Os salvadorenhos possuem um sistema pluripartidário, com relativa liberdade de expressão, mas amplamente marcado pelas disputas internas de poder e pela violência.

No século passado, El Salvador teve muitos governos militares e ainda passou por uma guerra civil por mais de uma década, eventos que se refletem até hoje no cenário político do país e na sua instabilidade. O atual presidente de El Salvador é Nayib Bukele, eleito em 2019, conhecido internacionalmente pela adoção de medidas autoritárias.

Cultura de El Salvador

A cultura de El Salvador é fortemente marcada pelo cristianismo, já que a maior parte da população local é católica ou evangélica. São tradicionais no país festas e eventos ligados às datas religiosas, e muitas dessas tradições absorveram influências indígenas.

Além disso, os colonizadores europeus influenciaram a população local por meio da língua, sendo o espanhol o idioma oficial e amplamente falado pela população, e ainda por meio do esporte, já que o futebol é o esporte mais praticado e admirado no país.

Curiosidades sobre El Salvador

  • El Salvador é o menor país da América Central continental e o único que não é banhado pelo Mar do Caribe.

  • O nome do país reflete a forte tradição local da prática do cristianismo, sendo, para muitos, uma referência a Jesus Cristo, que seria o “El Salvador” da nação.

  • O esporte nacional, o futebol, já foi o elemento disparador de uma guerra entre El Salvador e Honduras, em 1969. 

Por: Mateus Campos

Artigos relacionados

Antígua e Barbuda

Clique aqui e conheça Antígua e Barbuda, um país localizado no Caribe.

Costa Rica

Conheça as principais características da Costa Rica: clima, relevo, economia e muitas outras informações.

Dominica

As características do país localizado no Mar do Caribe.

Haiti

O Haiti é o país que possui a maior porcentagem de pessoas vivendo em pobreza extrema. Clique e entenda a origem dessa situação de subdesenvolvimento!

Honduras

Aspectos gerais de Honduras, país centro-americano marcado pelas dificuldades em razão das heranças arqueológicas deixadas pela civilização maia.

Jamaica

Um país com grande influência da cultura africana.

Nicarágua

Com extensão territorial de 130 mil quilômetros quadrados, a Nicarágua é o maior país da América Central.

Panamá

País que abriga um canal responsável por ligar os oceanos Atlântico e Pacífico.