El Salvador

El Salvador é um pequeno país da América Central. Possui um território montanhoso, de clima tropical e é banhado pelo Oceano Pacífico. A sua história é marcada pela colonização espanhola e pela instabilidade política presente desde a sua independência. El Salvador é uma república altamente povoada, formada por falantes do espanhol e pela predominância da prática do cristianismo.

O país possui uma economia subdesenvolvida, baseada na agricultura. Apresenta uma sociedade altamente desigual, e a população local tem pouco acesso aos serviços públicos. Porém, os salvadorenhos possuem ricas tradições culturais baseadas na influência indígena e espanhola. O esporte nacional é o futebol, sendo uma curiosidade o fato de esse esporte já ter sido motivo de uma guerra no país.

Leia também: Costa Rica – país da América Central banhado pelo Oceano Pacífico e Mar do Caribe

Dados gerais de El Salvador

Bandeira de El Salvador
Bandeira de El Salvador
  • Nome oficial: República de El Salvador.

  • Gentílico: salvadorenho.

  • Extensão territorial: 21.041 quilômetros quadrados.

  • Localização: América Central.

  • Capital: San Salvador.

  • Clima: tropical.

  • Governo: república presidencialista.

  • Divisão administrativa: 14 departamentos.

  • Idioma: espanhol.

  • Religiões:

- 97,6% (cristianismo);

- 1,6% (ateísmo);

- 0,8% (outras).

  • População: 6.421.000 habitantes.

  • Densidade demográfica: 298 habitantes/quilômetro quadrado.

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,667 (médio).

  • Moeda: dólar americano.

  • Produto Interno Bruto: US$ 28,986 bilhões de dólares.

  • PIB per capita: US$ 4.776 dólares.

  • Gini: 38,6%.

  • Fuso horário: UTC -6.

  • Relações exteriores:

- Organização das Nações Unidas (ONU);

- Organização Mundial do Comércio (OMC);

- Organização dos Estados Americanos (OEA);

- Associação dos Estados do Caribe (AEC).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Geografia de El Salvador

A geografia de El Salvador é marcada pela diversidade de paisagens e pelas elevadas temperaturas e precipitações típicas do clima tropical. O país está localizado na América Central e faz fronteira terrestre com Honduras e Guatemala, além de ser banhado pelo Oceano Pacífico.

El Salvador possui um relevo plano nas proximidades com o litoral e mais montanhoso no interior, com destaque para a presença de vulcões. O clima do país é tropical, sendo quente e úmido no litoral e com temperaturas mais amenas nas regiões montanhosas.

Dentre as espécies características do país, destacam-se, na flora, as palmeiras, cedros e mognos, e, na fauna, os macacos-prego, pumas e tamanduás. Porém, a biodiversidade salvadorenha vem sendo impactada negativamente ao longo dos anos, em razão das altas taxas de desmatamento da vegetação nativa para o uso agrícola da terra.

O relevo montanhoso e a presença de vulcões são característicos da geografia de El Salvador.
O relevo montanhoso e a presença de vulcões são característicos da geografia de El Salvador.

História de El Salvador

O território de El Salvador era ocupado por populações indígenas nativas, quando, em 1524, os colonizadores espanhóis chegaram à região e iniciaram o processo de colonização. O país fez parte da Guatemala até 1821 e, ainda, parte das Províncias Unidas da América Central até 1840. Nesse ano El Salvador se tornou totalmente independente.

No século XX, o país vivenciou um grande volume de governos militares, assim como muitas disputas internas de poder. Ficou marcado por uma guerra civil, entre 1980 e 1992, em razão da disputa entre forças governistas apoiadas pelos Estados Unidos e representantes da oposição política salvadorenha da época — em especial, de origem camponesa. O conflito deixou um grande volume de salvadorenhos mortos e desaparecidos, além do grande impacto negativo na economia do país.

Nos últimos anos, a história de El Salvador é marcada pela tentativa de recuperação econômica do país. Porém, a forte instabilidade política e a grande desigualdade social entre os salvadorenhos têm dificultado esse processo. Além disso, os índices de violência no país continuam muito altos. El Salvador é considerado um dos países mais violentos do globo.

Veja também: 10 países mais pobres do mundo

Mapa de El Salvador

Demografia de El Salvador

A população de El Salvador é, em sua maior parte, mestiça, sendo formada pelo processo de miscigenação entre a população nativa e os colonizadores europeus. O país possui mais de 6 milhões de habitantes, e a maior cidade é a capital, San Salvador, com cerca de 540 mil habitantes.

O fato de El Salvador ter uma população elevada em comparação ao seu pequeno território faz dele um dos países mais densamente povoados do mundo. A maior parte da população salvadorenha é urbana e desfruta de condições de vida medianas, em razão das consideráveis taxas de pobreza do país e da elevada criminalidade local.

Economia de El Salvador

A economia de El Salvador é caracterizada pelas práticas primárias de produção, com destaque para a agricultura. Os principais produtos cultivados são o café, a cana-de-açúcar e o milho. Além disso, a pesca e a produção de camarão geram importantes divisas para o país. Já o setor secundário está voltado para o mercado interno, com destaque para a indústria têxtil e alimentícia. Por sua vez, o setor terciário é pouco desenvolvido e marcado pela informalidade.

A economia de El Salvador foi fortemente impactada pela instabilidade política do país e pelos conflitos existentes no século passado. O cenário de incerteza política e social afugenta os investidores, especialmente os internacionais.

Infraestrutura de El Salvador

A infraestrutura de El Salvador é pouco desenvolvida, sendo muitas vezes apontada como precária. O país conta com um aeroporto internacional, portos e uma rede de rodovias de ligação interna. Porém, o baixo investimento estatal e a dificuldade de atração de investimento externo dificultam a melhoria da infraestrutura do país.

Já as redes de saúde e educação também são marcadas pela abrangência restrita e pela ausência de infraestrutura adequada. As recentes tentativas do governo em promover a industrialização local, assim como o crescimento do turismo são cenários que podem contribuir para a melhora estrutural da nação.

Acesse também: O que são países subdesenvolvidos?

Governo de El Salvador

El Salvador é uma república presidencialista, sendo o presidente a principal figura representativa do governo local. Os salvadorenhos possuem um sistema pluripartidário, com relativa liberdade de expressão, mas amplamente marcado pelas disputas internas de poder e pela violência.

No século passado, El Salvador teve muitos governos militares e ainda passou por uma guerra civil por mais de uma década, eventos que se refletem até hoje no cenário político do país e na sua instabilidade. O atual presidente de El Salvador é Nayib Bukele, eleito em 2019, conhecido internacionalmente pela adoção de medidas autoritárias.

Cultura de El Salvador

A cultura de El Salvador é fortemente marcada pelo cristianismo, já que a maior parte da população local é católica ou evangélica. São tradicionais no país festas e eventos ligados às datas religiosas, e muitas dessas tradições absorveram influências indígenas.

Além disso, os colonizadores europeus influenciaram a população local por meio da língua, sendo o espanhol o idioma oficial e amplamente falado pela população, e ainda por meio do esporte, já que o futebol é o esporte mais praticado e admirado no país.

Curiosidades sobre El Salvador

  • El Salvador é o menor país da América Central continental e o único que não é banhado pelo Mar do Caribe.

  • O nome do país reflete a forte tradição local da prática do cristianismo, sendo, para muitos, uma referência a Jesus Cristo, que seria o “El Salvador” da nação.

  • O esporte nacional, o futebol, já foi o elemento disparador de uma guerra entre El Salvador e Honduras, em 1969. 

Por: Mateus Campos

Artigos relacionados

Panamá

País que abriga um canal responsável por ligar os oceanos Atlântico e Pacífico.

Dominica

As características do país localizado no Mar do Caribe.

Antígua e Barbuda

Clique aqui e conheça Antígua e Barbuda, um país localizado no Caribe.

Nicarágua

Com extensão territorial de 130 mil quilômetros quadrados, a Nicarágua é o maior país da América Central.

Honduras

Aspectos gerais de Honduras, país centro-americano marcado pelas dificuldades em razão das heranças arqueológicas deixadas pela civilização maia.

Costa Rica

Conheça as principais características da Costa Rica: clima, relevo, economia e muitas outras informações.

Haiti

O Haiti é o país que possui a maior porcentagem de pessoas vivendo em pobreza extrema. Clique e entenda a origem dessa situação de subdesenvolvimento!

Jamaica

Um país com grande influência da cultura africana.