América Central

Formada pela Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Costa Rica, Cuba, Dominica, El Salvador, Granada, Guatemala, Haiti, Honduras, Jamaica, Nicarágua, Panamá, República Dominicana, Santa Lúcia, São Cristóvão e Névis, São Vicente e Granadinas e Trinidade e Tobago, além do território de Porto Rico, a América Central é um dos três subcontinentes da América.

Essa região compreende uma área de 735,6 mil quilômetros quadrados, sendo caracterizada como um istmo que une a América do Norte à América do Sul e por um conjunto de ilhas situadas no Mar do Caribe. Todos os países localizam-se nos Hemisférios Setentrional (ao norte da linha do Equador) e Ocidental (a oeste do Meridiano de Greenwich). 

O relevo da América Central é bastante montanhoso, além de apresentar elevados planaltos. Alguns pontos podem atingir mais de 3.500 metros acima do nível do mar. Existem vários vulcões ativos no território centro-americano, com destaque para o Arenal, na Costa Rica. No Caribe, durante o verão, são comuns os furacões, em que os ventos podem atingir até 300 quilômetros por hora.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Esse é o subcontinente menos populoso da América – 79,2 milhões de habitantes. No entanto, a densidade demográfica (população relativa) é a maior do continente: 107,6 habitantes por quilômetro quadrado; o crescimento demográfico é de 1,2% ao ano. Cerca de 72% dos habitantes residem em áreas urbanas, sendo as maiores concentrações na Cidade do Panamá, Cidade da Guatemala e em Manágua.

Responsável por apenas 1,8% do Produto Interno Bruto (PIB) americano, a América Central possui economia pouco desenvolvida e baixo índice de industrialização. A agricultura, o turismo e as atividades financeiras são as principais fontes de receitas desses países. A agricultura, baseada nos cultivos de banana, cana-de-açúcar, algodão e tabaco, é responsável por empregar a maioria da força de trabalho. 

Conheça mais sobre essa região do planeta através dos nossos artigos, que abordam aspectos econômicos, sociais, culturais, físicos, históricos, além da caracterização de todos os países que compõem a América Central.

Ótima leitura!

Mapa da América Central

Por: Wagner de Cerqueria e Francisco