Aspectos Físicos de São Paulo

Segundo maior estado da Região Sudeste, com extensão territorial de 248.196,960 quilômetros quadrados, São Paulo ocupa cerca de 2,9% da área total do Brasil. De acordo com dados divulgados em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população estadual é de 41,2 milhões de habitantes, distribuídos em 645 municípios.

O território de São Paulo é banhado a leste pelo Oceano Atlântico e limita-se ao norte com Minas Gerais, a oeste com Mato Grosso do Sul, ao sul com Paraná e em uma pequena porção a nordeste com o Rio de Janeiro. Esse estado possui grande diversidade nos elementos naturais, como o relevo, clima, vegetação e hidrografia.

O relevo estadual é composto por planícies litorâneas, planaltos e depressões. A planície litorânea é limitada pela Serra do Mar; os planaltos e as depressões são as formações predominantes no restante do território paulista. O ponto mais elevado de São Paulo é a Pedra da Mina, na Serra da Mantiqueira, com 2.798,4 metros acima do nível do mar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como o estado é cortado pelo Trópico de Capricórnio, a porção sul de São Paulo pertence à zona climática Temperada do Sul e a porção centro-norte, à zona Intertropical. Existe uma variação climática no estado, com predominância dos climas tropical atlântico (no litoral) e tropical de altitude (no interior). A temperatura média anual varia entre 20 °C e 22 °C, sendo que a região sul do estado registra temperaturas mais baixas.

A cobertura vegetal é composta por mangues litorâneos, Mata Atlântica e floresta tropical. A expansão urbana e das atividades econômicas provocou grande redução da vegetação original. Atualmente, o estado tenta minimizar esse problema através da criação de Áreas de Proteção Ambiental (APA).

A rede hidrográfica de São Paulo tem como grande destaque a bacia do Paraná. Entre os principais rios do estado estão o Grande, Jacaré-Pepira, Mogi-Guaçu, Paraíba do Sul, Paraibuna, Paraná, Paranapanema, Pardo, do Peixe, Piracicaba, Ribeira de Iguape, Tietê, Turvo, entre outros.

Parque Estadual da Serra do Mar

Parque Estadual da Serra do Mar

Por: Wagner de Cerqueria e Francisco