Aspectos Físicos de São Paulo

Parque Estadual da Serra do Mar
Parque Estadual da Serra do Mar

Segundo maior estado da Região Sudeste, com extensão territorial de 248.196,960 quilômetros quadrados, São Paulo ocupa cerca de 2,9% da área total do Brasil. De acordo com dados divulgados em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população estadual é de 41,2 milhões de habitantes, distribuídos em 645 municípios.

O território de São Paulo é banhado a leste pelo Oceano Atlântico e limita-se ao norte com Minas Gerais, a oeste com Mato Grosso do Sul, ao sul com Paraná e em uma pequena porção a nordeste com o Rio de Janeiro. Esse estado possui grande diversidade nos elementos naturais, como o relevo, clima, vegetação e hidrografia.

O relevo estadual é composto por planícies litorâneas, planaltos e depressões. A planície litorânea é limitada pela Serra do Mar; os planaltos e as depressões são as formações predominantes no restante do território paulista. O ponto mais elevado de São Paulo é a Pedra da Mina, na Serra da Mantiqueira, com 2.798,4 metros acima do nível do mar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como o estado é cortado pelo Trópico de Capricórnio, a porção sul de São Paulo pertence à zona climática Temperada do Sul e a porção centro-norte, à zona Intertropical. Existe uma variação climática no estado, com predominância dos climas tropical atlântico (no litoral) e tropical de altitude (no interior). A temperatura média anual varia entre 20 °C e 22 °C, sendo que a região sul do estado registra temperaturas mais baixas.

A cobertura vegetal é composta por mangues litorâneos, Mata Atlântica e floresta tropical. A expansão urbana e das atividades econômicas provocou grande redução da vegetação original. Atualmente, o estado tenta minimizar esse problema através da criação de Áreas de Proteção Ambiental (APA).

A rede hidrográfica de São Paulo tem como grande destaque a bacia do Paraná. Entre os principais rios do estado estão o Grande, Jacaré-Pepira, Mogi-Guaçu, Paraíba do Sul, Paraibuna, Paraná, Paranapanema, Pardo, do Peixe, Piracicaba, Ribeira de Iguape, Tietê, Turvo, entre outros.

Por: Wagner de Cerqueria e Francisco