Tundra

A tundra é um bioma que se situa nas regiões próximas ao polo Ártico, norte do Canadá, da Europa e da Ásia.

Nesse bioma, a vegetação se desenvolve apenas no verão, que dura de dois a três meses por ano, com temperatura máxima de 10oC. Nos outros meses do ano, a tundra permanece congelada, atingindo -20oC.

Na tundra, a vegetação que consegue sobreviver são plantas de pequeno porte, como musgos, líquens e arbustos, que servem de alimento aos animais que ali vivem. Nesse bioma não existem árvores, pois a pouca claridade e o frio impedem o seu crescimento.

No verão, podem ser vistos muitos animais na tundra, como as renas, lemingues, ptármigas, raposas, bois-almiscarados, lebres árticas, lobos árticos, urso-branco, coruja-das-neves, muitos insetos e aves migratórias.

Nas épocas em que a tundra permanece congelada, os animais de grande porte que habitam esse bioma migram para o sul em direção à taiga, enquanto que os outros mamíferos menores se escondem em tocas, e a maioria das aves migra para outras regiões. Os insetos permanecem em estado de dormência.

Alguns animais, como a lebre do ártico, as raposas e as ptármigas, permanecem durante todo o ano no bioma, pois têm a capacidade de mudar a cobertura do corpo conforme as estações do ano. Sendo assim, no inverno, esses animais adquirem uma cobertura branca, permitindo que sejam confundidos com o meio; e no verão adquirem uma cor mais escura. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Figura mostrando a raposa com seu pelo branco na época do inverno, e com seu pelo escuro na época do verão.
A raposa com seu pelo branco na época do inverno, e com seu pelo escuro na época do verão.

Aves e mamíferos (seres endotérmicos) possuem várias adaptações que os permitem sobreviver em um ambiente frio, como plumagem e pelagem mais espessas e diminuição das extremidades corporais, como orelhas, caudas e patas. Dessa forma, a perda de calor para o ambiente é menor, auxiliando na manutenção da temperatura do corpo.

A tundra permanece congelada a maior parte do ano.

A tundra permanece congelada a maior parte do ano.

Por: Paula Louredo Moraes

Artigos relacionados

Floresta temperada

Clique aqui e saiba mais sobre as características da floresta temperada.

Floresta tropical

Saiba mais sobre a floresta tropical, bioma que abriga a maior variedade de espécies animais e vegetais de todo o mundo.

Permafrost

A composição do permafrost, as características e a relação desse tipo de solo com as novas fontes de energia e até com o aquecimento global.

Taiga

Conheça mais sobre a taiga, um bioma que abriga animais como ursos-pardos, linces e alces.